Day Trade é igual cocaína e investidor pode viciar em operações financeiras, segundo psiquiatra

Investimento no mercado financeiro traz alerta para estímulo recompensador do cérebro, que pode agir da mesma forma que em um viciado em drogas

Uma importante reportagem sobre as atividades de “day trade” publicada na revista Você S/A alerta para o vício que operações financeiras podem causar em investidores do mercado financeiro.

Assim como a cocaína, a sensação de ganho de dinheiro impulsionada por operações conhecidas como day trade ativa o sistema de recompensas no cérebro, desencadeado pelo neurotransmissor dopamina.

 

Dessa forma, o psiquiatra Hermano Tavares compara a atuação de traders no mercado financeiro com pessoas que possuem vício no uso de substâncias ilícitas. Para Tavares, o que vicia em ambos os casos é a dopamina, e não o day trade e ou a cocaína.

Vício em day trade

Operações de day trade podem resultar em um ganho expressivo de lucro para operadores do mercado financeiro. Além de ações nas bolsas de valores e criptomoedas, day traders também operam com contratos de futuro e mini-índices em busca de “bater a meta do dia”.

Desse modo, a capa da Você S/A traz uma comparação entre a atividade de day trade e o vício em cocaína. Para o psiquiatra Hermano Tavares, o vício na droga e apostas no day trade oferecem o mesmo princípio de estímulo cerebral que provoca o vício.

 

Assim, o psiquiatra afirma em entrevista para a revista que não é preciso ter lucro em operações financeiras para que o neurotransmissor da dopamina seja liberado pelo organismo.

“A excitação de apostar, por si só, já é capaz de acionar o disparo dopaminérgico, mesmo que o lucro não venha.”


Revista alerta para vício em operações de day trade (Reprodução/Você S/A)

Igual a cocaína

O vício em cocaína é desencadeado pela sensação provocada pela dopamina ao entrar em contato com o organismo, da mesma forma, operações de day trade provocam o mesmo tipo de estímulo.

Sendo assim, a matéria sobre day trade e cocaína da Você S/A sugere que ambos possuem o mesmo princípio de vício, provocado pela liberação de dopamina pelo cérebro.

Além do psiquiatra que explicou o princípio do vício na cocaína, o analista de sistemas Fernando Barros da Silva afirma que o day trade age da mesma forma, em entrevista para a Você S/A.

Segundo Fernando, ele assume ser viciado em day trade após se envolver com investimentos no mercado financeira. O analista diz ainda na entrevista que aquilo “toma conta da sua mente”.

“É igual cocaína. Toma conta da sua mente e, quando você vê, está sempre atrás de alguma forma de ganhar dinheiro com as operações.”

Lucro ou prejuízo

Muito mais que alertar para as operações envolvendo investimentos no mercado financeiro, a matéria sobre o vício em day trade também menciona um estudo sobre o grande número de investidores que ficam no prejuízo.

Assim, para a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 92% dos traders ficaram no prejuízo logo após um ano de operações no mercado financeiro. Além disso, a pesquisa de 2019 mostra que 92% desses traders não duram um ano investindo no mercado.

 

No total, o estudo avaliou respostas de 1.558 traders que permaneceram no mercado após doze meses de operação, sendo que apenas 9% deles declararam para a FGV que conseguiram algum tipo de lucro com day trade.

Leia Mais:

Você pode gostar...