Dataprev contrata Blockchain Academy para treinamento em Hyperledger
Dataprev, responsável pelo desenvolvimento do bCPF, solução em blockchain para o Cadastro de Pessoas Físicas do Brasil, contrata a Blockchain Academy para ministrar treinamento em Hyperledger
O Dataprev, uma das principais empresas públicas do Governo Federal, contratou a Blockchain Academy para ministrar treinamentos em Hyperledger, segundo extrato de contrato publicado em 10 de março do Diário Oficial da União. O Dataprev é, responsável, entre outros, pelo desenvolvimento da solução em blockchain utilizada para registrar informações do CPF, o bCPF, e que pretende criar um ‘big data’ reunindo diferente informações governamentais do cidadão em uma única plataforma.
“Objeto: Contratação de 160 horas de treinamento sobre desenvolvimento, arquitetura e modelos de negócio utilizando o Blockchain Hyperledger, em turma fechada, a ser realizado nas dependências da Dataprev em Santa Catarina (Unidade de Desenvolvimento de Software Santa Catarina – UDSC)”, diz a publicação.
O valor total do contrato é de R$ 252 mil e os treinamentos devem ser executados em até 120 dias. Esta não é a primeira vez que a instituição de ensino nacional ministra cursos e treinamentos no Governo Federal, no ano passado a empresa também foi contrata para ministrar treinamentos em blockchain no Dataprev, porém, na ocasião, o treinamento partiu do básico ao intermediário, abordando conceitos sobre blockchain e as diferenças entre uma plataforma pública e uma privada, bem como as vantagens e desvantagens atuais de cada uma.
Como vem noticiando o Cointelegraph, o Dataprev desenvolveu um novo serviço de troca de informações da base de cadastro dos CPFs baseado na tecnologia Blockchain. A solução bCPF (Blockchain do Cadastro de Pessoas Físicas) foi desenvolvida para a Receita Federal e busca simplificar o processo de disponibilização desta base de dados, “com mecanismos seguros, integrados e eficientes”.
Segundo o diretor de Tecnologia e Operações, Matheus Belin, a tecnologia foi implementada em tempo recorde e já apresenta o novo modelo de desenvolvimento da Dataprev, que vem sendo trabalhado por meio área de inovação. A equipe técnica da empresa precisou de apenas 4 meses para conceber e disponibilizar o bCPF em produção.
“É uma outra forma e concepção de desenvolvimento, fora da tradicional, com tempos menores e entregas mais rápidas. Além disso, estamos falando de uma solução que utiliza código aberto, customizada para o ambiente da Receita Federal”, destacou Belin.
Ainda segundo ele, o uso da plataforma GovCloud – plataforma de serviços em nuvem para o governo – foi fundamental para garantir agilidade ao processo. “Quatro tipos de tecnologias diferentes foram utilizadas no projeto: marketplace, APIs, nuvem e o Blockchain propriamente dito. São quatro matrizes de tecnologia que se transformaram no Blockchain as a service, novo serviço oferecido pela Dataprev”.
Já a Blockchain Academy anunciou recentemente uma parceria com o Banco Mundial e a Maker DAO para qualificar jovens em Bitcoin e blockchain na favela da Pavuna, no Rio de Janeiro. No total serão 120 jovens, de 14 a 24 anos que participam semanalmente de cursos gratuitos sobre alfabetização financeira, programação de computadores e tecnologia blockchain.
“Mesmo para as aulas que acontecem do lado de fora de suas casas, já tivemos dois dias em que elas não podiam ir às aulas por causa das operações policiais”, declarou o coordenador de campo de pesquisa do Banco Mundial, Erick Baumgartner