Dados mostram que a alegação de ‘queda do preço do Bitcoin antes dos vencimentos do CME’ é um mito
Muitos traders acreditam na narrativa de que o preço do Bitcoin cai antes dos vencimentos dos futuros CME de BTC, mas os dados mostram que a tendência é toda latente e sem mordidas.
Historicamente, a atividade em torno do vencimento de futuros e opções mensais de Bitcoin (BTC) tem sido responsabilizada pelo enfraquecimento do momentum de alta. Alguns estudos de 2019 encontraram uma queda média de 2,3% no preço do BTC 40 horas antes da data de liquidação dos futuros do CME.
No entanto, como o Cointelegraph relatou em junho de 2020, o efeito desapareceu. Embora 2020 pareça ter rejeitado o potencial impacto negativo dos vencimentos do CME, até agora, o ano atual parece validar a teoria. O preço do Bitcoin foi suprimido antes do vencimento de futuros e opções nos primeiros três meses de 2021.
Alguns investidores e traders apontaram que a incrível alta do Bitcoin após as recentes datas de vencimento de futuros e opções tornou-se uma tendência.
As opções de $BTC expiram em cerca de 8 horas …
A última sexta-feira de cada mês tem sido um bom ponto de entrada nos últimos 8 meses …
O preço dos últimos 3 meses foi martelado nas horas dias que antecederam o vencimento
Observação, não um conselho. Vamos ver se o padrão se mantém. pic.twitter.com/3CJqI6m6jl
— 阿龍 (@KnutsonJesse) 23 de abril de 2021
O BTC se recuperou efetivamente nos dias seguintes ao vencimento, mas a expansão desta análise revela uma tendência menos do que satisfatória.
Três eventos consecutivos não provam uma tendência
Os últimos 13 meses foram espetaculares para o Bitcoin, já que a criptomoeda registrou ganhos de 788%. Agosto de 2020 acabou por ser o pior mês, com o BTC a apresentar um desempenho negativo de 7,5%. Assim, a escolha de pontos de partida aleatórios dentro do mês provavelmente mostrará uma tendência positiva semelhante.
Por exemplo, se usarmos a fase da lua do “quarto minguante” como proxy, as chances de uma alta ocorrer após cada evento são muito altas.
Conforme descrito acima, de fato, o Bitcoin se recuperou após cinco das últimas seis ocorrências. A única conclusão pode ser que as tendências positivas são a norma e não a exceção durante as corridas de touros.
Embora possa haver alguma explicação para a razão por trás do baixo desempenho do Bitcoin no final do mês, essas são apenas hipóteses.
Embora os formadores de mercado e as mesas de arbitragem possam se beneficiar da supressão do preço após uma alta, outras forças, incluindo os futuros de alavancagem comprados e detentores de opções de compra, equilibrariam isso.
O preço do Bitcoin não caiu em três dos últimos sete vencimentos
Portanto, faz sentido analisar o potencial de supressão de preços antes do vencimento, em vez de procurar explicações para uma alta durante um mercado em alta.
Os vencimentos de outubro e dezembro de 2020 não apresentaram qualquer pressão negativa antes dessas datas. Enquanto isso, o desempenho positivo de 12% nos cinco dias que antecederam o vencimento mais recente em 30 de abril também coloca um grande ponto de interrogação sobre o quão significativo é o evento CME.
Considerando que não houve uma queda de preço antes dos vencimentos mensais de futuros e opções em três das últimas sete instâncias, esta evidência deve colocar um prego no caixão do mito infundado.
Conforme mencionado anteriormente, é improvável que a tentativa de desenvolver teorias sobre por que os vendedores agiram de forma mais agressiva em datas específicas produza resultados.
Conforme mostrado acima, o preço do Bitcoin não apresentou desempenho inferior em três dos últimos sete vencimentos. Uma taxa de sucesso de 57% não deve definir uma tendência quando um desempenho positivo após uma data específica for provado comum durante uma corrida de touros.
As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as visões do Cointelegraph. Todo movimento de investimento e negociação envolve risco. Você deve conduzir sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.