Dash Ativa Spork DKG e LLMQs Aprimorando Segurança e Performance da Rede
O Dash recentemente ativou a DIP 0006, da DKG (geração de chaves distribuída), que é um protocolo que permite a formação de Quóruns Longevos de Masternodes para melhorar a performance e redimensionabilidade da rede.
Dash Masternode Owners: The DKG spork has activated and LLMQ’s have started to form! Masternode Owners please make sure your node is updated if you haven’t already. PoSe scoring will begin soon, make sure you’re ready! #Payments #Dash #Fintech #Blcokchain
— DASH (@Dashpay) June 4, 2019
O spork veio não muito depois do lançamento da versão 0.14, que utiliza os LLMQs para fixar blocos de acordo com a regra do primeiro bloco avistado. Isto mitiga ataques de 51% pois um minerador não pode minerar secretamente e então de repente revelar sua cadeia e tentar reorganizar a blockchain.
“Cada membro de um LLMQ vai gerar sua própria contribuição para a DKG e então transmiti-la. Ao mesmo tempo, cada membro vai receber as contribuições de todos os outros membros e verificar as contribuições individuais.
A contribuição consiste em um “vetor de verificação” e uma contribuição individual de chave secreta para todos os membros (incluindo para si próprio). O vetor de verificação é feito para ser público e pode ser visto por todos os outros membros. Ele é semelhante ao polinômio público P(x) descrito no BLS M-of-N Threshold Scheme.”
De acordo com a página no github, “[o] Protocolo de Rede DKG é baseado no Protocolo DKG descrito no BLS M-of-N Threshold Scheme e Geração Distribuída de Chaves”. Este protocolo DKG e os LLMQs permitem que a Dash além dos quóruns “breves e pequenos (10 membros)” usados no InstantSend e na votação de pagamento de Masternode que “requer que a rede propague completamente um voto por membro do quórum” e portanto “não ganha escala muito bem”.
Usando Proof of Service para incentivar performance ótima
Como destacado pelo tweet, este novo sistema vai utilizar o Proof of Service (PoSE) como uma maneira de qualificar se os masternodes estão trazendo valor para a rede e portanto devem ser pagos por fazê-lo, que é detalhado na Documentação Dash.
“O PoSe é um sistema de pontuação usdo para determinar ser um masternode está oferecendo serviços para a rede em boa fé. Várias métricas estão envolvidas no cálculo, então não é possível manipular o sistema fazendo masternodes serem banidos por PoSe por falhar em responder a pedidos de ping por, por exemplo, um ataque DDoS um pouco antes do pagamento. Cada falha para oferecer o serviço resulta em um aumento na pontuação de PoSe em relação a pontuação máxima, que é igual ao número de masternodes em um conjunto válido. Se a pontuação alcança o número de masternodes no conjunto válido, é feito um ban de PoSe e o masternode deve ser reparado para garantir que vai oferecer um serviço confiável, e registrado na lista novamente usando uma ProUpServTx.”
O Dash Docs então detalha que as “regras atuais de pontuação na versão 0.14 do Dash” incluem:
- Deixar de participar em um DKG= 66% de punição
- Cada bloco subsequente reduz a pontuação de PoSe por 1 ponto
Isto determina se o masternode forneceu ou não serviços ininterruptos suficientes para a rede e portanto se qualifica para pagamento pelos serviços apresentados.
Inovando para um redimensionamento sustentável
Muitos na comunidade de criptomoedas concordam que uma das maiores prioridades para uma maior adoção é o redimensionamento depois que as taxas do Bitcoin decolaram durante a última alta no preço do fim de 2017/início de 2018 e o Bitcoin não tinha a capacidade de bloco para suportar a demanda. O Dash ao contrário tem encontrado maneiras de se redimensionar e melhorar a sua performance blockchain por meio de blocos maiores, InstantSend automático para aumentar a velocidade das transações, melhorias para o PrivateSend, e Chainlocks para evitar ataques de 51%.
O Dash utiliza sua rede de Masternodes para tornar essas funcionalidades possíveis em grande escala, ao nível de mais de 3 milhões de transações dentro de 24 horas sem nenhum aumento significativo nas taxas durante o último teste de stress. Graças aos incentivos construídos no código do Dash, estes Masternodes têm os interesses dos usuários em mente, otimizando a blockchain para continuar a receber a quantidade máxima de recompensas.
The post Dash Ativa Spork DKG e LLMQs Aprimorando Segurança e Performance da Rede appeared first on Dash News.