DApp brasileiro quer democratizar acesso a NFTs
Uma nova ferramenta do dApp NFTFY, batizada de Rockpool, vai permitir a aquisição de tokens não fungíveis (NFTs) em sistema de compra coletiva diretamente conectada com o mercado da OpenSea, principal marketplace para essa classe de ativos digitais.
Um dos objetivos do dApp é democratizar o acesso ao universo dos NFTs, tornando simples e acessível o acesso dos usuários, especialmente dos ativos com alto valor de mercado como os das coleções Bored Ape Yatch Club (BAYC) ou CryptoPunks.
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Como funciona o dApp?
Primeiro, o usuário precisa conectar a própria carteira, acessar a plataforma da OpenSea e escolher o NFT que deseja comprar. Em seguida, deve copiar a URL, colar na plataforma RockPool e criar um pool.
Este pool pode ser privado, no qual são convidados somente amigos ou conhecidos para fazer parte, ou público, que fica visível para os demais usuários.
Assim que o valor do NFT for alcançado, a ferramenta compra o ativo no marketplace automaticamente, através de contratos inteligentes, e o fraciona entre os componentes do pool.
“O nome Rockpool refere-se às piscinas naturais formadas por rochas e faz uma referência direta à OpenSea. A NFTFY quer trazer o melhor desse mar aberto, permitindo o acesso de todos os usuários. As frações são distribuídas de acordo com o que cada participante da pool investiu. Se o usuário entrou com o aporte de 50% do valor monetário, terá 50% das frações do NFT”, explica o CEO da NFTFY, Leonardo Carvalho.
O executivo ressalta que o NFT da OpenSea precisa estar listado a preço fixo, não pode ser de leilão.
Inovação
Leonardo Carvalho explica que os usuários ainda continuarão comprando os NFTs na Opensea. A diferença é que agora, “não há mais a necessidade de ter que juntar 50 ETH sozinho para ter um ativo de renome”. Basta criar uma pool, juntar outras interessados em adquirir aquele NFT para ter uma fração dele.
“Com isso, é possível mitigar o risco do valor alto na compra de um só ativo. É possível investir de forma diversificada e ter frações de vários NFTs. Além disso, com a NFTFY e a Rockpool a divisão fica certinha no smart contract, a única parte que você pode comprar ou vender é a sua fração, o que traz mais segurança ao processo”, destaca.
De acordo com relatório trimestral apresentado pelo site NonFungible.com, em 28 de abril de 2022, o mercado de NFTs movimentou mundialmente cerca de US$ 8 bilhões em negociações, nos primeiros meses do ano.
Empresas de renome como Nike, Adidas, Ubisoft, Taco Bell e Pringles já lançaram NFTs, e artistas famosos como Snoop Dogg, Madonna, Serena Williams e Neymar engrossam a lista de compradores desses ativos.
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