CZ e SBF brigam no Twitter por falha no acordo FTX/Binance
O ex-CEO da FTX afirmou que a Binance “ameaçou desistir no último minuto” sem um adicional de US$ 75 milhões, acusando CZ de mentir sobre seu papel no negócio.
O CEO da Binance, Changpeng Zhao, ou CZ, e o ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, ou SBF, revelaram novos detalhes sobre o acordo fracassado entre as exchanges durante a crise de liquidez da FTX em novembro.
Em um tópico do Twitter de 9 de dezembro, CZ se referiu a Bankman-Fried como um “fraudador”, dizendo que a Binance saiu de sua posição na FTX em julho de 2021 depois de ficar “cada vez mais desconfortável com Alameda/SBF”. De acordo com o CEO da Binance, SBF estava “perturbado” com a retirada da exchange – uma alegação que gerou uma resposta online do ex-CEO da FTX.
Bankman-Fried criticou CZ por sua advertência pública à FTX, acrescentando detalhes sobre as negociações entre as exchanges em meio à “crise de liquidez” relatada pela FTX em novembro, antes do pedido de falência da empresa. SBF disse na época que a FTX havia alcançado uma “transação estratégica” com a CZ, mas a Binance desistiu depois de revisar os balanços da exchange. O ex-CEO da FTX afirmou que a Binance “ameaçou desistir no último minuto” sem um adicional de US$ 75 milhões, acusando CZ de mentir sobre seu papel no negócio.
“Você nem tinha o direito de sair como investidor, a menos que optássemos por comprá-lo – muitos dos tokens/capital ainda estavam bloqueados”, disse SBF, dirigindo-se a CZ.
CZ respondeu na mesma moeda:
“Sam, não que isso importe agora. Você também não pode nos forçar a vender se não quisermos. Além disso, temos o direito de veto para bloquear qualquer outra arrecadação de fundos que você esteja fazendo. Nunca usei ou mencionei. Nunca foi uma competição ou luta. Ninguém ganhou […] Não tente dizer aos seus amigos para focar em nós. Concentre-se em si mesmo. Você já deveria ter aprendido isso.”
Os legisladores do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Estados Unidos convocaram anteriormente Bankman-Fried para falar em uma audiência explorando o colapso da FTX. Embora SBF inicialmente tenha dito que planejava esperar para testemunhar até que tivesse “acabado de aprender e revisar o que aconteceu”, a liderança do comitê ameaçou uma intimação, levando o ex-CEO da FTX a dizer no Twitter que estaria “disposto a testemunhar” em 13 de dezembro.
Embora Bankman-Fried aparentemente tenha tentado atrasar as aparições com autoridades sobre os eventos que levaram à queda da FTX, ele não tem vergonha de entrevistas com vários meios de comunicação. Desde o pedido de Capítulo 11 do FTX Group em 11 de novembro, SBF repetidamente se desculpou publicamente por seu papel no colapso da exchange.
VEJA MAIS: