Ministro das Finanças do Chipre: projeto de lei de blockchain vai estar pronto neste ano

O Ministro das Finanças do Chipre, Harris Georgiades, disse que o projeto de regulação blockchain do país estará pronta neste ano.

O Ministro das Finanças do Chipre, Harris Georgiades, disse que o projeto de regulação blockchain do país estará pronto neste ano. A agência de notícias financeiras em língua inglesa FinancialMirror noticiou o fato em 4 de julho.

Segundo o texto, Georgiades descreveu a tecnologia blockchain como “uma nova revolução tecnológica semelhante à da internet”. Demetris Syllouris, orador da Câmara, também elogiou o potencial da tecnologia durante o evento:

“A implementação completa desta tecnologia em todo o setor público e privado deverá mudar radicalmente as estruturas das sociedades modernas, a maneira como elas são organizadas e sua operação.”

De acordo com ela, a estratégia nacional vai apoiar a inovação digital do Chipre, oferecer a infraestutura necessaria e explorar caminhos para aplicação de tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) entre diversas indústrias, ao mesmo tempo em que identifica riscos e ameaças. Os programas piloto nacionais de blockchain envolverão o Departamento de Terras e Pesquisas, o Departamento de Alfândega e Impostos, o Departamento de Impostos e a Autoridade Nacional de Apostas.

Como o Cointelegraph noticiou em fevereiro, a Comissão de Câmbio e Valores Mobiliários do Chipre (CySEC) solicita a transposição da Quinta Directiva contra a lavagem de capitais (AMLD5)  da União Europeia (UE) para o direito nacional – trazendo a regulamentação local das chamadas criptografadas ao abrigo das suas disposições.

Em dezembro do ano passado, o Chipre estava entre sete Estados da UE que coassinaram uma declaração pedindo ajuda para a promoção do uso de DLT na região.

Você pode gostar...