CVM suspende Xpoken por atuação irregular no Brasil – plataforma oferta Bitcoin
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) suspendeu a empresa Xpoken Limited e emitiu um alerta ao mercado brasileiro. O motivo são as ofertas irregulares oferecidas.
O que foi identificado na Xpoken?
A Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI) da CVM descobriu que a plataforma visa principalmente clientes no Brasil para operações com valores mobiliários, através do site.
Inclusive, a plataforma oferece negociações de ativos digitais, incluindo Bitcoin e XRP. Além disso, mantém em seu site logomarcas de gigantes da indústria como, por exemplo, Amazon, AstraZeneca, Dow Jones e Tesla.
Conforme o site da Xpoken, os serviços de negociação estão disponíveis em mais de 80 países. Os produtos oferecidos incluem mais de 100 pares de moeda e 30 índices de ações em países como Estados Unidos e Reino Unido.
Aviso Importante
O comunicado da Autarquia ressalta que a Xpoken Limited não possui autorização da CVM para intermediar valores mobiliários. Acima de tudo, a empresa não pode captar recursos de investidores no Brasil para aplicação em valores mobiliários.
Ação determinada
Por meio do Ato Declaratório CVM 22.040, a CVM determinou à corretora a suspensão imediata de qualquer oferta pública de serviços de intermediação de valores mobiliários, direta ou indiretamente, incluindo sites, aplicativos ou redes sociais, por não fazer parte do sistema de distribuição previsto no art. 15 da Lei 6.385.
Consequências para Xpoken
Se a determinação da CVM não for seguida, a empresa e as pessoas envolvidas nos atos irregulares estarão sujeitas a uma multa diária de R$ 1.000,00.
O que fazer?
Se você é investidor ou recebeu uma proposta de investimento da empresa citada, entre em contato com a CVM pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), fornecendo detalhes da oferta e a identificação das pessoas envolvidas, para que a CVM possa agir rapidamente.
O artigo CVM suspende Xpoken por atuação irregular no Brasil – plataforma oferta Bitcoin foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.