CVM lança aplicativo para ajudar investidores brasileiros
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançou um aplicativo importante para investidores na última segunda (5). Com a nova ferramenta, qualquer pessoa poderá ter mais informações em poucos minutos.
Um dos pontos fundamentais para investidores brasileiros é a informação correta sobre um negócio. Com várias plataformas e sites, entretanto, ainda é complicado ter a noção correta de um negócio.
Além disso, para obter a informação sobre uma empresa legalizada no Brasil, o processo hoje é burocrático. A autarquia pretende mudar isso com o lançamento da nova ferramenta móvel.
Para investidores interessados até em criptomoedas e que recebem ofertas de rendimentos milagrosos, a ferramenta também poderá ser útil.
Em Semana Mundial do Investidor, CVM lança aplicativo que permite verificar empresas
Nesta semana o mercado mundial participa da Semana Mundial do Investidor. Com várias palestras interessantes até de criptomoedas e blockchain a CVM é uma das participantes.
Com a autarquia buscando aumentar a proteção aos investidores brasileiros, várias soluções foram lançadas nos últimos anos. Uma delas é o portal CVM Educacional, o projeto “Precisamos falar de dinheiro”, entre outros.
Na última segunda então a autarquia lançou o aplicativo CVM Digital, com objetivo de agregar funcionalidades ao mercado de investimentos brasileiro. O aplicativo já está disponível para download nas lojas Google Play e App Store.
Em nota, o inspetor da Coordenação de Educação Financeira da CVM, José Carlos Margalho, comentou o lançamento.
“O investidor pode saber, por exemplo, se a empresa que ele está investindo está cadastrada na CVM. A mesma verificação pode ser feita em relação à corretora, ao auditor independente, dentre outros participantes. Ao procurar o nome de uma empresa, por exemplo, será possível acessar os dados cadastrais, do diretor e de mercado”, afirmou José.
Pirâmides financeiras e empresas fraudulentas terão mais trabalho para enganar investidores
O CVM Digital tem como objetivo primário aproximar a autarquia dos investidores brasileiros. Desse modo, pesquisas e informações sobre empresas de investimentos reguladas estarão de fácil acesso.
Nos últimos anos vários esquemas de pirâmides captaram investimentos e sumiram com dinheiro dos clientes. Alguns chegaram até a informar que eram regulamentados pela CVM. Com o novo aplicativo, a consulta poderá ser feita em instantes, com a promessa de desbancar golpes.
De acordo com o Superintendente da SOI/CVM, José Alexandre Vasco, a nova ferramenta ajuda o Brasil em um momento em que cresce o número de investidores. Vasco destacou que já são quase 3 milhões de investidores na bolsa brasileira.
“Esse aplicativo busca agregar várias funcionalidades e disponibilizar informações que as áreas técnicas da CVM já informam no site. É um canal para um atendimento mais próximo e conectado. Chegamos a 3 milhões de investidores ativos na Bolsa de Valores e a expectativa é de chegar a 5,5 milhões. Esse público poderá usar esse aplicativo que, em breve, será um dos principais canais de consulta rápida e eficiente do mercado”, destacou o superintendente.
Por fim, o aplicativo CVM Digital foi construído em parceria das Superintendências de Tecnologia da Informação (STI) e de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI), ambas da CVM. Por hora, a autarquia informa que essa é a primeira versão do app.
Guia para Day Trade e Bolsa de Valores também foi lançado pela CVM
A CVM lançou também um guia para interessados em aprender mais sobre a estratégia de negociação chamada de Day Trade. Considerada de alto risco por analistas, a técnica consiste em comprar e vender um determinado ativo dentro de um dia (ou sessão).
Para desmistificar o tema, o Caderno CVM n.º 15: Day Trade foi lançado nesta segunda. Ele se une aos cadernos BDR, Fundos de Investimentos, entre outros.
A autarquia também o novo Guia CVM Bolsa de Valores, para explicar o funcionamento do mercado de capitais no Brasil. Ou seja, em meio a Semana Mundial do Investidor, a CVM introduziu mais materiais de apoio aos investidores no Brasil. Os materiais e aplicativo da CVM são gratuitos.
Leia mais em CVM lança aplicativo para ajudar investidores brasileiros