Criptomoedas se destacam das ações, mas ainda há correlação entre os mercados
O forte desempenho nos últimos dias reacendeu as indagações sobre a correlação das criptomoedas com as ações.
O mercado de criptomoedas finalmente eclodiu de sua baixa volatilidade, com fortes ralis em todo o mercado. Isso contrasta com a queda que várias ações de tecnologia experimentaram após a divulgação de seus relatórios de ganhos do 3º trimestre, na última quarta-feira.
Isso significa que as criptomoedas não estão mais correlacionadas às ações? Esta semana o Cointelegraph mergulhou nos dados para responder a essa pergunta, ao mesmo tempo em que olhamos para dados em cadeia para o Ethereum, potencialmente explicando seu forte desempenho de preços.
Fonte: Tradingview
Tanto o Bitcoin quanto o Ether tiveram desempenho melhor que os índices de ações nos últimos três meses. Apesar do aumento das taxas e da incerteza geopolítica, o Bitcoin e o Ether se mantiveram melhores que o Nasdaq100. No acumulado do ano, as perfomances do BTC (-56%) e (-59%) do ETH são significativamente melhores do que o desempenho de ações de tecnologia, como META (-71%) ou Snap (-80%). Bitcoin e Ether só não superaram o Índice Russel.
O forte desempenho nos últimos dias reacendeu as indagações sobre a correlação das criptomoedas com as ações.
Fonte: ITB
A correlação entre os índices de Bitcoin e ações atingiu seu nível mais baixo em 2022 em meados de outubro, mas desde então subiu à medida que a temporada de ganhos começou em meados de outubro, a tendência entre ações e criptomoedas tornou-se mais forte. O coeficiente de correlação atingiu um nível de 0 pela primeira vez desde a primeira semana de janeiro antes dos ganhos, sugerindo nenhuma relação estatística entre os dois valores.
Os resultados econômicos e projeções de grandes empresas tiveram um impacto no desempenho das criptomoedas, embora talvez não tanto quanto alguns esperavam.
Fonte: Tradingview
O mercado de cripto começou a semana com um forte rali e permanece mais alto, apesar dos dados divulgados pelas empresas de tecnologia, que decepcionaram.
- Ethereum bate recorde de liquidações de shorts de ETH, eliminando US$ 500 bilhões em 2 dias
- A taxa sharpe do Bitcoin e do Ether nos últimos 30 e 90 dias é maior do que o ETF QQQ de tecnologia, sugerindo que as criptos têm sido um melhor retorno ajustado ao risco, de acordo com os dados do ITB.
- Intra-dia, no entanto, os resultados negativos do Google e da Amazon arrastaram para baixo o Bitcoin, como mostrado pela primeira e terceira linhas verticais no gráfico acima
- Os resultados do Meta levando a uma queda de 25% nas ações pareciam ter pouco impacto sobre o Bitcoin e o Ether
Aqui o ETH, em particular, tem liderado o desempenho das criptomoedas.
Fonte: Momento Cripto
O aumento da demanda de rede pode estar por trás do aumento de preço de 17% do ETH. As taxas mais altas do Ethereum significam que mais ETH é gasto para usar a rede. Além disso, a alta demanda por Ethereum também leva à diminuição da oferta de ETH, uma vez que o ETH se torna deflacionário quando as taxas estão acima de 17 gwei.
O aumento da oferta do ETH desde o Merge foi de apenas 1,1k ETH, em comparação com a inflação de 509k ETH que teria acontecido sob a comprovação da rede de trabalho, traduzindo para uma efetiva redução de 99,78% na emissão líquida.
LEIA MAIS