Dados revelam que perfis de criptomoedas do Twitter têm um problema recorrente de ‘seguidores falsos’
O Shiba Inu tem o maior número de seguidores falsos, com 10,26% do total, ou 80.000 contas, enquanto a Avalanche e a Polygon seguem o mesmo caminho, com 8,14% e 7,58% de contas falsas, respectivamente.
Apesar das mudanças introduzidas pela administração do Twitter sob Elon Musk, a questão dos seguidores falsos continua sendo um problema persistente da plataforma de rede social. Até 10% dos seguidores de contas pertencentes a influenciadores e empresas de criptomoedas são falsos, revelaram dados recém divulgados pela dappGambl.
Em abril de 2023, Musk introduziu o Twitter Blue – uma assinatura mensal de US$ 8 para verificação de usuários – para aumentar as receitas da plataforma e, ao mesmo tempo, tornar financeiramente inviável a operação de bots e contas falsas. No entanto, meses depois, a investigação da dappGambl descobriu que até 10% dos seguidores das contas mais populares da rede social relacionadas a criptomoedas são falsas.
Quando se trata de contas oficiais de tokens e ecossistemas de criptomoedas, o Shiba Inu (SHIB) tem o maior número de seguidores falsos, com 10,26% ou 80.000 contas. A Avalanche (AVAX) ficou em segundo lugar, com 8,14% de seguidores falsos, seguida pela Polygon (MATIC), com 7,58% ou 73.000 contas falsas.
O DappGambl suspeita que a relação entre as contas do Twitter e seus seguidores falsos depende da popularidade dos tokens. Ao analisar o sentimento social por trás das contas de criptomoedas, o dappGambl descobriu que:
“O Dai (DAI) é a moeda mais amada (popular) no Twitter, enquanto o XRP (XRP) é a mais odiada (impopular).”
Em geral, a comunidade de criptomoedas do Twitter vê a stablecoin atrelada ao dólar Dai (DAI) como o “futuro do dinheiro”, enquanto tende a associar o XRP (XRP) a fraudes, afirma o dappGambl.
Quando se trata de influenciadores e empreendedores de criptomoedas, Samson Mow ostenta a maior porcentagem de seguidores falsos em números absolutos. Atualmente, Mow está sendo seguido por 26.000 contas falsas, o que representa 10% do total de seus seguidores no Twitter.
O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, tem 560.000 (8,62%) seguidores falsos, e o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, e o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, têm quase 6,5% de seguidores falsos no total.
Outras figuras proeminentes com grande número de seguidores falsos incluem o cofundador da MicroStrategy, Michael Saylor (6,16%), o CEO da Binance, Changpeng Zhao (5,58%) e o CEO da Tesla, Elon Musk (4,76%), entre outros.
Com base no número total de seguidores, mais de 6,7 milhões de contas falsas seguem Musk atualmente, enquanto ele tenta erradicar o problema na plataforma. Alguns métodos para identificar contas falsas incluem verificar quando a conta foi criada, investigar a foto do perfil, a biografia da conta e os tweets postados pela conta, além de verificar os seguidores da conta e quem ela está seguindo.
Um popular bot do Twitter chamado Explain This Bob teve sua conta suspensa recentemente depois que Musk o associou a uma fraude.
This sure looks like a scam crypto account. If so, it will be suspended.
— Elon Musk (@elonmusk) June 18, 2023
Essa parece muito ser uma conta de criptomoedas fraudulenta. Se for o caso, ela será suspensa.
— Elon Musk (@elonmusk)
Conforme relatado pelo Cointelegraph, o bot foi criado por Prabhu Biswal, da Índia, que usou o modelo GPT-4 da OpenAI para analisar e responder aos tweets de usuários que marcam a conta em suas publicações.
LEIA MAIS