Crypto Punks e Bored Apes dominam mercado de NFTs em novembro, mas The Sandbox está em tendência de alta também entre tokens não fungíveis

Venda de terras em Decentraland e Axie Infinity e anúncio do lançamento da versão alfa de The Sandbox mostram que o metaverso também está em alta no mercado de NFTs.

O mercado de NFTs movimentou US$ 1,78 bilhão no mês de novembro graças às duas principais franquias de colecionáveis digitais cripto: os Crypto Punks e o Bored Ape Yacht Club. Cada uma destas coleções teve 4 NFTs no top 10 do ranking mensal de vendas.

Os quatro Apes somaram 1.758,03 ETH, e os quatro Punks, 1.486 ETH. O equivalente a US$ 8,33 milhões e US$ 7,04 milhões, respectivamente. No entanto, foi a venda de um terreno virtual na plataforma Decentraland (MANA) que mais chamou atenção da indústria por revelar que o metaverso está em tendência de alta também no mercado de tokens não fungíveis.

Os dados são da plataforma de monitoramento do mercado de NFTs NonFungible.

NFTs do metaverso em alta

Terceira maior venda do mês de novembro, arrecadando o equivalente a US$ 2,41 milhões na ocasião, a compra do NFT de Decentraland pelo Metaverse Group não foi uma tendência isolada. Na mesma semana, um usuário identificado como Lunacian #78512 gastou 550 ETH (US$ 2,5 milhões) para adquirir um terreno Gênesis no game Axie Infinity. 

E há uma semana atrás, um iate virtual do metaverso da plataforma The Sandbox (SAND) foi vendido por 149 wETH, uma versão sintética do Ether cujo valor é equivalente ao original. Portanto, algo em torno de US$ 650.000.

Desde que o The Sandbox anunciou o lançamento de sua versão alfa para o final de novembro, o SAND, moeda nativa da plataforma, ganhou um impulso adicional de valorização. O token iniciara uma forte tendência de alta quando o Facebook divulgou a mudança do nome da empresa e seus planos para investimento no metaverso. E ela foi mantida ao longo do mês de novembro.

Dados adicionais especificamente do mercado de NFTs mostram o quanto as atenções do mercado e dos usuários estão voltadas para o The Sandbox. De acordo com informações do NonFungible, os NFTs da plataforma movimentaram US$ 70,5 milhões nos últimos sete dias, muito a frente do Bored Ape Yacht Club e dos Crypto Punks, que ocupam a segunda e a terceira posição no ranking, respectivamente.

Não é apenas o o volume negociado que chama atenção. A quantidade de NFTs de The Sandbox vendidos soma 4.433 itens. A título de comparação, apenas 560 Bored Apes e 38 Crypto Punks trocaram de mãos no mesmo período.

Colocando lado a lado os números do The Sandbox e do Decentraland, as duas principais plataformas a se beneficiarem do hype do metaverso, a diferença pode oferecer pistas interessantes sobre qual ecossistema está mais desenvolvido e pode oferecer maiores retornos a usuários e investidores.

Nos últimos sete dias, os 339 NFTs de Decentraland negociados movimentaram apenas US$ 6, 6 milhões, mais de dez vezes menos do que os de The Sandbox. 

NFT mais caro de novembro

Aparentemente, o mercado de tokens não fungíveis está em transformação com um novo foco em itens do metaverso. No entanto, o topo do ranking de vendas em novembro coube a uma obra de arte digital de autoria de XCOPYART. “A Coin for the Ferryman” foi vendida por 1.330 ETH (US$ 6 milhões).

Mintada originalmente em agosto de 2018 em meio ao último ciclo de baixa do mercado cripto por apenas 0,5 ETH – US$ 2.367 ao preço de hoje, na ocasião ela valia apenas US$ 148,25. A venda proporcionou um retorno de 253.385% ao antigo dono da peça, o usuário identificado como @jpeggy no marketplace SuperRare.

XCOPY é um artista pseudônimo radicado em Londres cujas primeiras obras remontam a 2017. Ele é tido como um pioneiro da cripto arte. Desde a explosão da febre dos NFTs no início deste ano, as obtras do artista ganharam notoriedade. Desde então, NFTs de XCOPY têm sido vendidos por milhões de dólares.

Conforme noticiou o Cointelegraph Brasil recentemente, o Shiba Inu também tem planos de desenvolver um metaverso próprio e seus desenvolvedores anunciaram que um game NFT será o primeiro lançamento em direção ao “Shibaverso””.

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