Pioneiro cripto David Chaum: Mensageiro pseudônimo com pagamentos integrados é o killer app da blockchain
Chaum diz acreditar que o verdadeiro killer app para blockchain e criptomoeda será os sistemas de mensagens orientados para a privacidade integrados a pagamentos.
O inventor de E-cash David Chaum diz acreditar que o verdadeiro killer app de blockchain e criptomoedas será sistemas de mensagens orientados para a privacidade integrados a pagamentos. Chaum deu essas declarações em uma entrevista no podcast Bloomberg Odd Lots em 27 de maio.
Chaum – um pioneiro da criptografia norte-americano que inventou uma moeda digital segura e preservadora de privacidade em 1982 – disse à Bloomberg que acredita que o aumento da conscientização sobre privacidade e soberania digital na era contemporânea abriu o caminho para blockchain e criptomoedas avançarem como uma sociedade de massa e aplicação ao consumidor. Ele afirmou que:
“No mundo moderno, o verdadeiro killer app é claramente o sistema de mensagens integrado com pagamentos com aplicativos populares no mesmo namespace – como é o WeChat na China e o que o Facebook está desenvolvendo […] É o WeChat com blockchain integrada”.
Chaum argumentou que os consumidores estão cada vez mais conscientes de que a cripto de ponta a ponta em plataformas de mensagens é insuficiente para proteger sua soberania digital e, em vez disso, adotam blockchain e outras soluções tecnológicas para impedir que terceiros acessem seus metadados – ou seja, roteamento de dados que inclui informações sobre o remetente, destinatário e timestamp, entre outras coisas.
Ele argumentou que o próximo grande fenômeno na cripto será, portanto, uma plataforma que otimiza a proteção de metadados, com suporte para transferência de valores e serviços de mensagens sob um dossel:
“Por isso, é um sistema de pagamento baseado em instrumentos portadores digitais, denominados moedas digitais, e uma solução para o ‘quem está falando com quem’ – o problema dos metadados – e uma maneira de permitir que os dApps sejam executados com segurança.”
A previsão de Chaum para aplicativos promissores de cripto se apega muito ao conceito de sua própria plataforma Elixxir de mensagens e pagamentos com blockchain, que está na versão alfa pública em seu lançamento como uma rede de testes no início deste mês.
No entanto, sua perspectiva corresponde a tendências mais amplas indicando que as principais redes sociais globais ou serviços de mensagens – entre elas Facebook, Kakao na Coreia do Sul, Line no Japan e o Telegram desenvolvido por russos – já estão ou estão prontos para entrar no espaço de pagamento cripto. Devido às severas restrições domésticas à cripto, o WeChat da China continua sendo um “eremita” no cenário global.
Em uma entrevista na semana passada, Michael Novogratz, fundador e CEO do banco mercantil de criptomoeda Galaxy Digital, prevê que pelo menos um dos futuros ativos cripto criados por gigantes das mídias sociais será uma história de sucesso.
O parceiro da Blockchain Capital, Spencer Bogart, também expressou uma perspectiva semelhante neste mês, destacando a possível adoção em massa que o projeto do Facebook em particular poderia trazer para o espaço cripto global.