Noticias cripto: FGV promove webinar sobre NFTs, Moss lança novo produto e cantor Maikão converte royalties em tokens

Confira algumas das principais noticias do mercado de criptomoedas no Brasil

Como os NFTs podem revolucionar o mercado da música e a forma dos fãs interagirem com seus ídolos é o tema do webinar: NFT, a música no mercado financeiro: a música como ativo, que a FGV promoverá no dia 3 de maio, com transmissão pelo canal da instituição no YouTube.

O debate será conduzido pelo professor e produtor musical Kiko Fernandes, coordenador da Formação Executiva em Music Business da FGV, com os comentários de Carlos de Andrade, produtor de 38 discos de ouro, 17 de platina e 8 de diamante, CEO da Visom digital e também professor da Formação Executiva em Music Business da FGV.

Quem também estará no webnar é Carlos Gayotto, CEO da Tune Traders, uma das mais bem sucedidas plataformas nacionais de vendas de NFT ou tokenização de cotas de direitos conexos de execução pública ou streaming, e Gabriel Thomasin, consultor de áudio da Fraunhofer IIS, Instituto de Tecnologia Alemão.

O evento ocorrerá no dia 3 de maior, das 19h30 às 21h e os interesados podem fazer inscrição no link

Moss lança novo produto

Moss, responsável pelo token MCO2, anunciou o lançamento de um novo sistema de cálculo voltado para empresas que queiram colocar em prática iniciativas sustentáveis. O objetivo é facilitar o inventário de emissões geradas pelas atividades administrativas e assim poder neutralizar as pegadas de carbono. 

Queremos que qualquer empresa do setor de serviços possa compensar as emissões de suas atividades administrativas e se torne protagonista da construção de um mundo mais sustentável e produtivo para as próximas gerações”, destaca Fernanda Castilho, COO da Moss. 

A climatech aposta na nova calculadora para aproximar o mercado de crédito de carbono de empresas de pequeno e médio portes, como escritórios de advocacia, agências de publicidade e de viagens, empresas de serviços financeiros, ambientais e de tecnologia, que querem criar ou desejam executar uma agenda ESG que contribua para a redução dos efeitos negativos da crise climática. 

A calculadora chega ao mercado junto com outras inovações da Moss, como o recém-lançado NFT da Amazônia, um projeto que tokeniza áreas florestais da região com o objetivo de mantê-las conservadas e intocadas. Os 100 primeiros tokens do projeto foram vendidos em poucas horas e levantaram mais de R$ 1 milhão.

Recentemente, a Moss iniciou ainda um movimento de descentralização e fortalecimento da sua comunidade com o lançamento de um token de governança e em breve a startup deve lançar uma iniciativa que tem por objetivo ampliar a capacidade de certificação de terras para projetos de geração de crédito de carbono.

Cantor Maikão converte royalties em tokens

O canrto Maikão anunciou uma parceria com a TuneTraders, para o lançamento de royalties musicais tokenizados que serão lançados entre os dias 9 de maio e 22 de junho. No total serão 500 tokens, no valor de R$ 50,00 cada, e serem coprodutores do primeiro álbum de MAIKÃO, denominado “Salve, gente forte!”. 

A partir das vendas dessas cotas – disponíveis na plataforma da TuneTraders -, o artista vai receber o dinheiro para produzir, gravar e promover as 11 músicas do seu álbum. Os compradores vão receber um número de royalty para cada cota e, durante os próximos três anos, ganharão 70% das receitas de streamings de todas as canções do álbum.

O artista, novo nome da cena musical brasileira que carrega a proposta de provocar reflexão e, claro, entreter ao público, destaca a importância desse processo de tokenização de sua obra.

“Diante da imensidão das possibilidades do mercado da música que interage com o universo blockchain eu espero que a tokenização das minhas músicas cause um envolvimento importante e mais íntimo com o meu público que acredita na arte que desenvolvo gerando reconhecimento, valorização e distribuição da minha música nessa moderna condição de atuar no universo real e virtual”, destaca MAIKÃO.

Além de receber 70% das receitas dos royalties de cada ‘play’ em cada uma das 11 músicas após o lançamento do álbum “Salve, gente forte!”, os compradores das cotas terão acesso exclusivo ao processo criativo da obra, podendo participar das audições das músicas antes de serem gravadas.

Serão três encontros com os apoiadores: um no dia 29/06 para a apresentação do plano de trabalho; outro no dia 20/07 para revelar o andamento das produções e os rascunhos de arte gráfica.

Por último, no dia 24/08, onde os token holders vão participar, com exclusividade, da audição do álbum e da apresentação do plano de lançamento do álbum nos streamings, que será realizado no dia 22/09, quando acontece o fenômeno astronômico Equinócio da Primavera.

Outro benefício aos detentores dos tokens é que eles poderão assistir, de forma gratuita, a um show do artista que será realizado em São Paulo, com data e local ainda a serem definidos.

LEIA MAIS

Você pode gostar...