Noticias Cripto: Google aceita cripto, BTG, Qatar Airways, Upland, Sthorm, Bit2Me, Cardano, ABCripto e outras novidades

Muitas novidades estão agitando o mercado no Brasil, desde moda sustentável, metaverso, Web, cursos e eventos gratuitos e muito mais

Entre as novidades do mercado nesta semana está a Stripe que anunciou uma parceria com o Google Workspace para viabilizar o pagamento de agendamentos de serviços com o Google Calendar.

O novo recurso, que foi desenvolvido com base no Stripe Connect e no Stripe Checkout, permite que os clientes paguem pelos serviços diretamente ao fazer uma reserva em uma página de agendamento do Google Calendar.

“A Stripe torna incrivelmente fácil aceitar pagamentos diretamente no Google Calendar para que os clientes possam concluir agendamentos e pagar em segundos”, diz Ilya Brown, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google Workspace.

Com esse novo recurso, as empresas podem conectar sua conta Stripe, definir um preço e oferecer aos clientes a possibilidade de reservar e pagar por serviços no Google Calendar. Os clientes acessam a página de agendamento, escolhem o horário preferido e inserem os detalhes de pagamento. As empresas podem bloquear temporariamente o acesso a um compromisso até que o pagamento seja feito por meio da página de agendamento.

Ao usar o Stripe Checkout, o Google Workspace oferece às empresas que aceitam pagamentos por meio do Google Calendar um formulário de checkout altamente otimizado. O Stripe Checkout foi criado para eliminar o atrito nos pagamentos e oferece acesso a mais de 40 métodos de pagamento, incluindo criptomoedas.

BTG

Quem também está com novidades é o BTG Pactual (BPAC11) que apresenta o BTG Talks 2023, que vai reunir especialistas do setor financeiro, gestores e analistas para compartilhar suas perspectivas e discutir as mais recentes tendências de mercado, as oportunidades e os riscos de investimentos diante o cenário econômico atual. O evento é gratuito.

Com abertura do presidente do Conselho de Administração e Sênior Partner do BTG Pactual, André Esteves, e do CEO do BTG Pactual, Roberto Sallouti, o evento propõe um relevante debate sobre investimentos, negócios, ambiente econômico e educação financeira, além de trazer dicas e oportunidades de especialistas em renda fixa, renda variável, criptomoedas, entre outros.

Estarão presentes grandes nomes do mercado, como o investidor Luiz Barsi e sua filha Louise Barsi, Mansueto Almeida, economista-chefe do BTG Pactual, Felipe Miranda, CEO da Empiricus, o empreendedor serial Marcus Buaiz e o fundador da Wiser Educação, Flávio Augusto, entre outros, que vão dividir seus conhecimentos e histórias de sucesso no mundo dos negócios e investimentos.

Além disso, por meio da Mynt, o grupo disponibilizou o curso “Bitcoin Experts” que aborda os conceitos básicos de blockchain e criptomoedas. Todo o conteúdo é gratuito e já está disponível no app da Mynt. O objetivo é passar pela história, conceitos-chave e principais aplicações, além de benefícios e desafios do mundo cripto para apoiar investidores a investir de forma consciente e segura.

“Desde o lançamento da Mynt, reforçamos que nossa oferta no mercado cripto seria acompanhada de educação financeira. Queremos que nossos clientes e o público em geral conheçam a tecnologia, saibam no que estão investindo, entendam que não existe fórmula mágica e receita infalível. Estes cursos vão ajudar a ampliar o conhecimento sobre a tecnologia e deixar os clientes mais seguros para investir”, diz André Portilho, head de Digital Assets do BTG Pactual.

O Bitcoin Experts é dividido em seis módulos e será apresentado pelos especialistas da Mynt Lucas Josa e Lucas Osório, a ideia é promover o estudo desde a primeira proposta de uma tecnologia blockchain em 1983 até o metaverso e o futuro tokenizado da economia. Voltado para o público iniciante, o curso conta com vídeos explicativos, apostilas e e-books, para que o aluno possa escolher o melhor formato para seu estudo.

Upland

A cidade de São Paulo expande sua versão web3 no metaverso de Upland, com a oferta de 32 mil terrenos em sete novos bairros da megalópole. Primeira organização de esportes eletrônicos a ingressar no metaverso, Los Grandes terá sua sede oficial no Pari, inteiramente decorado com as cores e os temas da Onda Laranja.

Os fãs gamers poderão comprar terrenos mais acessíveis no bairro e acessar a loja da equipe instalada no Shopping D, onde serão comercializados diversos produtos licenciados da marca. As ativações estão sendo desenvolvidas em colaboração com o LUMX Studios, empresa especializada em web3.

Além de interagir com as comunidades dos games onde compete, a exemplo de LOL, R6, CS:GO e Free Fire, Los Grandes acionará seus influenciadores como Pedro “Duffyfps”, Dener “Khtex” e Bruno “Vanquilha” para atuar como embaixadores no metaverso e produzir streams, meet&greet e outros formatos de conteúdo para o público. Os times da Los Grandes agora terão a marca do Upland estampada em seus uniformes oficiais.

Já a Stock Car Pro Series, principal categoria do automobilismo brasileiro, irá inaugurar a réplica digital do autódromo de Interlagos, onde promoverá corridas e torneios virtuais entre uplanders. Os apaixonados por velocidade poderão adquirir os carros emblemáticos da Stock Car e outros colecionáveis em formato NFT (token não-fungível). Quem participar terá a chance de receber prêmios e benefícios no mundo real, como ingressos gratuitos para as corridas restantes desta temporada.

Bit2Me

Quem também está com novidades é a Bit2Me que anunciou o fechamento de um investimento de 14 milhões de euros liderado pela Investcorp, líder global em investimentos alternativos, com mais de 50 bilhões de dólares em ativos sob gestão.

A rodada conta também com a participação relevante da Telefónica Ventures, o veículo da Telefónica para investir em startups tecnológicas com relevância estratégica, que converte neste round o investimento anunciado no final do ano passado.

Também se juntaram a este investimento o Stratminds VC, um fundo veterano de capital de risco sediado no Vale do Silício e liderado pelo ex-CIO da IBM, Richard Jhang; a Cardano, uma das principais blockchains do mercado, por meio da Adaverse; o fundo YGG e seu CEO Gabby Dizon.

Segundo a empresa, este investimento de 14 milhões de euros permitirá à Bit2Me alcançar a próxima fase de sua missão: a adoção global das criptomoedas. Esse grande investimento será direcionado para consolidar-se como a principal exchange na Espanha e acelerar sua expansão pela América Latina.

Sthorm

Ja a Sthorm anunciou o lançamento da plataforma CryMe focada em moda sustentável. Assim como as demais iniciativas do grupo a CryMe pretende usar novas tecnologias, como blockchain para reduzir o desperdício e maximalizar os recursos na geração de produtos sustentáveis.

“Juntos vamos moldar um mundo onde o estilo encontra a sustentabilidade, reaproveitamenteo e upcycling é a norma. Cada escolha se torna um ato de mudança positiva e queremos causar impacto na industria da moda mostrando que é possível unir sustentabilidade e alto nível de moda com ferramentas como ReFi e blockchain”, destacou Pablo Lobo, co-fundador da Sthorm.

Qatar Airlenes

O Google Cloud e a Qatar Airways firmaram uma parceria para explorar as soluções de análise de dados e inteligência artificial (IA) do Google Cloud para criar experiências de cliente superiores para os passageiros da companhia aérea.

Em 2022, a Qatar Airways transportou 18,5 milhões de passageiros para 150 destinos em todo o mundo. Esse grande volume de passageiros gera uma abundância de dados estruturados e não estruturados para a unidade de transformação digital da companhia aérea.

A colaboração proposta com o Google Cloud tem como objetivo ajudar a trazer um significado mais profundo a essas informações por meio de soluções de análise de dados, IA e machine learning do Google, incluindo BigQuery e Vertex AI.

Isso, por sua vez, permitirá que a companhia aérea melhore a experiência de viagem dos passageiros, oferecendo-lhes ofertas personalizadas para suas necessidades individuais, tendências de viagens e histórico de viagens anteriores.

Além disso, a Qatar Airways e o Google Cloud irão explorar outras áreas de colaboração, incluindo o uso de ferramentas de nuvem para otimizar custos, simplificar operações e muito mais. A sustentabilidade também é uma prioridade no roteiro de transformação digital da companhia aérea, e a Qatar Airlines pretende aproveitar o uso do Google Cloud, a nuvem mais limpa do setor, para implementar novos programas que a apoiarão no cumprimento de suas metas de sustentabilidade até 2030.

Aldea Token

A Construtora Sudoeste, referência em empreendimentos em Minas Gerais, lançou o Aldea Token e anunciou que o projeto tokenizou as 146 unidades do empreendimento “ALDEA Vale do Sereno” e disponibilizou estes tokens para compra e venda. Do total, 80% dos tokens já foram vendidos em quase 9 meses, representando mais de R$ 100 milhões em vendas.

“Este projeto é muito importante pra nós porque foi mais uma oportunidade de mostrarmos a viabilidade de digitalizarmos imóveis com segurança através da tecnologia Blockchain”, destaca Hugo Pierre, CEO e fundador da Growth Tech.

Brasileiro em El Salvador

O influenciador brasileiro e criador do projeto “Escola Bitcoin Brasil”, Yuri Silva, anunciou na última semana,  que fará uma jornada de 3 meses em El Salvador, visando mostrar o dia a dia das pessoas na capital mundial do bitcoin (BTC), além de estabelecer seu projeto educativo no país.

Segundo declarações de Yuri Silva, essa aventura que começou no dia 4 de junho tem como objetivo principal compartilhar conteúdo in loco sobre a adoção de criptomoedas no país, através de vídeos interativos, cotidiano local e entrevistas com personalidades que ajudaram a adotar bitcoin como moeda legal.

Até o momento, a carteira Bitcoin oficial de El Salvador (Chivo Wallet), já conseguiu integrar quase 78% da população, obtendo uma base de usuários de mais de 4 milhões de pessoas com carteiras para realizar transações em bitcoin, segundo declarações do governo. 

Por este motivo, o cripto-influencer Yuri Silva, que compartilha seus conteúdos através do instagram @yurisbarbosa, acredita que existe uma grande oportunidade para estabelecer a Escola Bitcoin no país, colaborando desta forma com a educação das pessoas que adotem as criptomoedas como principal método de transações.

Cardano

A comunidade Cardano estará reunida em torno da era Voltaire esse ano, que trata sobre governança descentralizada, liberando as contribuições da comunidade para criar um sistema auto-sustentável.

A CIP-1694 (Proposta de Melhoria na Cardano) é um componente chave da próxima geração de governança na Cardano, sendo projetada e co-criada pela comunidade para fornecer o mecanismo on-chain que capacitarão ainda mais a tomada de decisões democráticas em todo o ecossistema.

Otávio Lima, fundador do Cardano Feed, está organizando o workshop oficial da Cardano no Brasil para coletar informações e tirar o máximo proveito da mente coletiva da comunidade brasileira Cardano, enquanto colaboramos para orientar a CIP em em direção a validação e implementação da comunidade.

O evento é 100% gratuito, com alimentação inclusa e alguns brindes surpresas. O evento é presencial e será realizado em São Paulo.

ABCripto

A Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) lança seu podcast para ampliar o acesso à informação e tendências do mercado cripto. Com apresentação de Bernardo Srur, diretor-presidente da entidade, a ferramenta foi escolhida pela capacidade de alcance junto à audiência e terá periodicidade quinzenal. Três episódios já estão disponíveis em plataformas de áudio.

“Nosso podcast tem como objetivo dar autonomia ao público para consumir a informação quando e onde quiser, levando informação de qualidade e de fácil acesso sobre o mercado cripto. O podcast ABCripto será um canal especializado para divulgar a criptoeconomia e incentivar as melhores práticas de governança pelas empresas. Além disso, queremos apresentar as operações cripto e a transparência do mercado a um novo perfil de audiência, que ainda não está tão familiarizado com o setor”, afirma Srur. 

O primeiro episódio é um bate-papo com Vanessa Butalla, Chief Legal e Compliance Officer do Mercado Bitcoin: Paula Marques, Chief Compliance Officer da ZeroHash; e Maíra Martella, Diretora Fincrime da Deloitte; que aborda dois temas relevantes e atuais: a presença das mulheres na criptoeconomia e a importância do equilíbrio na regulamentação do setor.

No segundo episódio, os especialistas Erik Oioli, Sócio e Fundador do VBSO Advogados; e Bruno Gomes, Superintendente da CVM, falam sobre tokenização e valores mobiliários.  
O terceiro episódio apresenta os especialistas Ana Carolina Arruda, auditora fiscal da Receita Federal; e Daniel Paiva, sócio e fundador do VDV Advogados; que conversam sobre tributação no setor. O podcast ABCripto está disponível no Youtube da Associação e nas seguintes plataformas de áudio: Spotify, Deezer e Apple Podcasts.  

WEB3DEV

A WEB3DEV, está expandindo a parceria com a Solana com mais um lançamento de build, dessa vez para desenvolvedores criarem sua loja virtual na rede SolanaPay. O lançamento do build vai ser no dia 30 de junho de 2023 às 19h.

O Build SolanaPay é direcionado a desenvolvedores que desejam aproveitar suas habilidades em programação e criar soluções inovadoras na Web3, mesmo sem conhecimento em Rust. Utilizando apenas JavaScript, Next.js e conhecimentos básicos de programação, você será guiado passo a passo na criação da sua loja virtual.

“É de extrema importância essas parcerias com redes blockchains para proporcionar o acesso à educação e conhecimento sobre Web3. Nosso compromisso é poder fornecer oportunidades para DEV de qualquer parte do mundo entrar nesse ecossistema. Estamos animados com mais um build da rede Solana e espero que os desenvolvedores possam concluir todo o curso e começar de vez na Web3”, disse o CEO e fundador da WEB3DEV, Daniel Cukier.

Prefeitura de Curitiba

Com uma iniciativa idealizada pelo Grupo Gpac e desenvolvida pelo Lab de Tecnologia metaKosmos, a Prefeitura de Curitiba lançou a Família Folhas, símbolo da preservação
ambiental, no Metaverso. A iniciativa busca promover e ensinar crianças e jovens, de maneira lúdica, a importância da preservação.

“A Família Folhas no metaverso promove uma experiência virtual ainda mais imersiva de educação ambiental. Depois de estrelarem campanhas da Prefeitura de Curitiba na televisão, rádios, jornais, nas mais diferentes plataformas digitais e no mobiliário urbano, os simpáticos personagens do clã verde, Seu Folha, Dona Fofô, Fofis, Fifo, Flora, Fefo e Folheco, agora estão inspirando os cidadãos, em especial as crianças, de forma interativa”, salienta Cinthia Genguini, secretária municipal de Comunicação Social.

A Família Folhas no Metaverso é um ambiente virtual interativo que fornecerá acesso a diversos jogos educacionais gratuitos, especialmente desenvolvidos para ensinar conceitos
de sustentabilidade e conscientização ambiental às crianças de Curitiba.

Os jogos permitem interação e diversão enquanto se aprende sobre a importância da preservação. Ao ensinar
conceitos de reciclagem, conservação da água e energia renovável, busca transformar crianças em adultos agentes de mudança para um futuro mais sustentável, esse é o
objetivo da Família Folhas no Metaverso.

O Metaverso, desenvolvido pelo Lab de Tecnologia MetaKosmos, permite a criação de ambientes virtuais imersivos e interativos, oferecendo uma experiência única aos usuários. A intenção é, de maneira lúdica e criativa, ensinar sobre sustentabilidade e sua importância, trazendo mais conexão entre o usuário e o tema proposto .

Metaverso Experience

Com o objetivo de mostrar aos gestores do agro todas as possibilidade e ferramentas que o metaverso oferece, o hub Cocriagro e a startup XSpaces promoveram o Metaverso Experience, na sede do hub, em Londrina (PR).

Cerca de 20 convidados puderam experimentar uma nova forma de interagir na internet, por meio de dispositivos de última geração, que mesclam realidades virtual e aumentada.

“Esse universo virtual é muito rico para o agro e pode oferecer diversas opções de uso como treinamento e capacitação de colaboradores; simulação de atividades de campo como plantio, manejos e colheita; análise de dados agrícolas; comercialização de insumos e produtos; e experiência imersiva de consumidores”, explica Tatiana Fiuza, head de inovação do Cocriagro. 

Para o CEO da XSpaces, Ricardo Matiello, o evento permite que os participantes possam entender a tecnologia olhando para o mundo profissional de sua área de atuação ou estudo.

“Podem ter insights sobre possibilidades que o metaverso traz para seu ambiente profissional. É uma experiência imersiva na qual se deixa de acessar a internet por telas e o participante passa a estar literalmente dentro do ambiente virtual.”

Sonica

A Sonica anunciou que lançará oficialmente sua plataforma no próximo dia 29, durante o Collision, um dos maiores eventos de inovação do mundo, que acontece em Toronto, no Canadá. A startup será a primeira empresa brasileira de Web3 a fazer um lançamento global neste mercado.  

Quem assinar a plataforma durante o Collision terá direito a uma NFT de acesso à comunidade Sonica, que garante o recebimento em primeira mão das novas funcionalidades que serão lançadas durante este ano, como as aplicações de DeFi (Finanças Descentralizadas, em português) e CRM, entre outras. 

A plataforma da Sonica é no-code, ou seja, não é necessário programar para se tornar um usuário, e freemium, o que significa que será gratuita com funcionalidades extras para assinantes.

“A Sonica ajuda a democratizar o acesso à Web3, já que não é preciso saber de programação para lançar seu token ou desenvolver sua coleção de NFTs”, explica Alexandre Adoglio, CEO da Sonica.

Fórum PlanB

Fehando as novidades está o CEO da SmartPay, Rocelo Lopes, que foi confirmado como palestrante no Fórum Plan B. O evento, organizado pela Tether, está programado para ocorrer nos dias 20 e 21 de outubro na cidade de Lugano, na Suíça. Lopes será o primeiro e único palestrante brasileiro a participar deste evento de renome internacional, organizado pela Tether.

Durante o Fórum Plan B, Rocelo Lopes aproveitará a oportunidade para lançar mundialmente a mais recente inovação da SmartPay, o aplicativo Truther. A Truther foi criada com o objetivo de facilitar a conversão entre a stablecoin lastreada no dólar, USD₮, e o Real brasileiro. Além disso, o aplicativo já vem com o SWAPX integrado, permitindo o pagamento de contas em qualquer estabelecimento que aceite a tecnologia do PiX e a conversão direta de Reais para USD₮.

Além disso, Rocelo Lopes compartilhou que outro desafio enfrentado e justificou a criação da Truther foi a falta de suporte para a tecnologia SWAPX nos aplicativos existentes no mercado.

“Nenhum dos aplicativos disponíveis atendia completamente aos requisitos do campo de mensagem e leitor de QR Code, necessários para uma utilização eficiente do SWAPX”, explicou Lopes.

O aplicativo Truther também contará com recursos adicionais, como suporte ao Bitcoin na Lightning Network, uma ponte para Bitcoin OnChain e uma stablecoin com paridade no Real, oferecendo uma ampla gama de opções para os usuários.

Um dos grandes benefícios do Truther é a possibilidade de sacar Reais em casas lotéricas, estabelecimentos com o recurso Pix Saque e, em breve, nos caixas eletrônicos do Banco24Horas. Além disso, a Truther será utilizada em outros países que já começaram a aceitar o Pix como forma de pagamento para os brasileiros, como Paris e Argentina.

LEIA MAIS

Aviso: Esta não é uma recomendação de investimento e as opiniões e informações contidas neste texto não necessariamente refletem as posições do Cointelegraph Brasil. Cada investimento deve ser acompanhado de uma pesquisa e o investidor deve se informar antes de tomar uma decisão.

Você pode gostar...