Noticias Cripto: Mercado Bitcoin, Bitso, Dux, ABCripto, Verifygram e outras novidades no mercado cripto nacional

Confira as novidades do mercado de criptomoedas no Brasil

O marcado de criptomoedas no Brasil está repleto de novidades neste começo de semana. A primeira delas é da DUX, empresa nacional focada na Web 3 e que foi selecionada para o BETA Startup Programme do Web Summit.

O Web Summit é conhecido por reunir as melhores empresas e profissionais de todos os setores e países, sendo assim, a DUX fará parte do encontro global que reúne as empresas de tecnologia mais disruptivas do mundo, um time seleto capaz de gerar a transformação dos negócios. 

O Web Summit Rio vai reunir, de 1 a 4 de maio, na capital fluminense, mais de 750 das empresas emergentes e mais inovadoras do mundo.

Mercado Bitcoin

Outra novidade é da exchange Mercado Bitcoin, que lançou o programa “Tokenize sua Ideia”, que será um workshop de planejamento para tokenização que busca habilitar negócios de pessoas físicas e jurídicas à nova economia digital.

Com doze horas de duração, o workshop contempla diagnósticos de mercado, caminhos fungíveis e não-fungíveis de tokenização para os projetos selecionados, além da estruturação dos próximos passos a serem trilhados pelo empreendimento. A iniciativa é realizada em parceria com a Blockchain Academy, vertente de educação do Grupo 2TM, ao lado da One Percent, Cambiatus, Nossa Terra Firme e Cryptum.

Inscrições para o pitch iniciam em 9 de janeiro e encerram em 12 de fevereiro de 2023. Oito projetos serão selecionados. A apresentação verbal dos oito finalistas será em 1 de março. O workshop para os vencedores iniciará em 15 de março, com término previsto para 30 de março.

“A campanha é um novo estímulo colaborativo para uma indústria que cresce a passos largos”, diz Sandro Langer, facilitador de ESG do Mercado Bitcoin.

Bitso

Já a Bitso anunciou a listagem da Euro Coin (EUROC). Emitida pela Circle, a EUROC, uma stablecoin lastreada em euros, agora está disponível para os mais de 6 milhões de clientes da Bitso para converter, comprar, vender, depositar, poupar, investir ou fazer transferências locais e internacionais em euros.

A Bitso é a primeira empresa latino-americana a oferecer o EUROC.

“Adicionar a Euro Coin traz valor de utilidade diária para a crescente lista de clientes da Bitso e clientes que desejam fazer transações com uma moeda digital totalmente reservada, atrelada ao euros”, disse João Reginatto, vice-presidente de produtos da Circle.

ABCripto

Em outra novidade a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) anunciou a chegada de um novo membro, a Zero Hash, provedora líder global de infraestrutura de cripto-as-a-service B2B2C, que em novembro anunciou sua expansão para o Brasil. A sede da Zero Hash na América Latina está sediada em São Paulo, Brasil, e agora consiste em uma equipe de mais de 50 funcionários para apoiar suas operações na região.

O Zero Hash permite que as empresas incorporem ativos digitais em sua oferta de produtos com um leve aumento técnico e pouca carga regulatória. A plataforma da Zero Hash fornece aos clientes os blocos de construção completos para oferecer suporte a uma ampla gama de ofertas de criptografia, incluindo liquidez, custódia, relatórios e infraestrutura regulatória e de conformidade, tudo por meio de uma simples integração de API.

Fernando Velicka, chefe de crescimento latino-americano da Zero Hash, comenta que a adesão à ABCripto reforça o compromisso da Zero Hash com o Brasil e seu ecossistema criptográfico.

“Juntamente com a associação, continuaremos a contribuir ativamente para a discussão regulatória e política em torno da regulamentação e do crescimento do  setor cripto no país”, afirma Velicka.

Com a entrada da Zero Hash Brasil, a ABCripto passa a contar com dezoito membros. São eles: Foxbit, Mercado Bitcoin, NovaDAX, Z.ro Bank, Alter, Travelex Bank, EasyCrypto, Uniera, OWS Brasil, Ripio, Bitso, MetaMap, Deloitte, VDV Advogados, KPMG, Chainalysis e 99Pay.

Verifygram

Um grupo de desenvolvedores brasileiros se uniu e criou a Verifygram, uma plataforma que utiliza a tecnologia blockchain e NFTs para oferecer serviços de verificação e autenticação de contas de redes sociais, especialmente no Instagram.

Obter uma verificação diretamente pelo Instagram pode ser um processo muito complicado e caro, além de não ser acessível a todos. Muitas pessoas têm dificuldades em atender aos critérios exigidos pelo Instagram e nem todas as contas são aceitas para verificação. O Verifygram oferece uma alternativa para aqueles que desejam ter a sua conta verificada na rede social.

Phelipe Campodônico, um dos fundadores da empresa, explica que teve essa idéia há quase um ano atrás depois de vários perfis fakes em seu nome surgirem e a plataforma instagram não tomar nenhuma providência.

“Quando tive essa ideia em março de 2022, eu já não sabia mais o que fazer para tentar de alguma forma, inibir esses perfis fakes. Pessoas estavam sendo prejudicadas caindo em golpes aplicados por estes perfis e de alguma forma prejudicando minha reputação.”

Segundo Phelipe, o grande diferencial dos NFTs da Verifygram é que, são NFTs que para serem emitidos passam por um processo de validação de documentos e também de prova de vinculo do perfil informado pelo usuário com os documentos fornecidos. Ou seja, segundo ele, isso garante a certeza de que aquele NFT e aquela rede social realmente pertencem a aquele indivíduo.

“Nosso objetivo maior é de alguma forma combater essa infestação de perfis falsos e proteger as pessoas. Produtores de conteúdo, influenciar, negócios, dedicam muito tempo para construir uma reputação. Não podemos permitir que perfis fakes que agem indiscriminadamente, prejudiquem as pessoas reais que dependem de suas redes. Queremos criar uma nova cultura: a cultura da verificação, onde antes de seguir um perfil, as pessoas procurem pelo NFT verificador do usuário, que será sua identidade nas redes sociais e ambientes digitais.”

InvestSmart XP

Realizada pela InvestSmart XP e apresentada pela QR Asset Management, o Smart Summit traz debates atuais e relevantes em torno do mercado financeiro. O evento acontecerá nos dias 02 e 03 de fevereiro, na Expo Mag, no Rio de Janeiro.

Esta será a maior edição do Smart Summit já feita. Com um novo nome, a feira irá apresentar novos temas, impactando, assim, ainda mais pessoas e promovendo a conexão entre investimentos, negócios e oportunidades. O evento contará com 1.200 m² a mais de estrutura e espera receber em torno de 7 mil pessoas.

Serão 75 patrocinadores e sete salas de conteúdo, que apresentarão temas como criptomoedas, startups, ESG e diversidade. A abertura da feira contará com a presença do Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

O gestor da cidade falará ao lado do CEO da InvestSmart, Samyr Castro, e do presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, sobre o futuro e as oportunidades nas terras cariocas. Além deles, outros palestrantes estarão presentes, como Guilherme Benchimol, o fundador da XP Investimentos; Pablo Spyer, o fundador da Vai Tourinho; Tiago Reis, fundador da Suno; Cris Arcangeli, empresária e ex-Shark Tank; Julio Cesar, ex-goleiro e embaixador da InvestSmart; Fefa Moreira, diretora artística e empresária; e Bruno Hora, sócio e CMO da InvestSmart. 

“Temos muito orgulho de manter, há dez anos, a sede da nossa empresa no Rio de Janeiro e patrocinar este importante evento há seis anos aqui. O mercado de investimentos é muito forte em São Paulo, mas, o Rio de Janeiro tem grande potencial para o desenvolvimento do setor. Além disso, queremos trazer a consciência financeira para a cidade”, afirma o CEO da InvestSmart, Samyr Castro. 

Além dos painéis, haverá uma sala exclusiva para a formação de assessores de investimentos, com possibilidade de contratação. A geração de empregos, inclusive, é um dos pontos mais defendidos e buscados por Samyr.

LEIA MAIS

Aviso: Esta não é uma recomendação de investimento e as opiniões e informações contidas neste texto não necessariamente refletem as posições do Cointelegraph Brasil. Cada investimento deve ser acompanhado de uma pesquisa e o investidor deve se informar antes de tomar uma decisão.

Você pode gostar...