Notícias Cripto: Binance, Mercado Bitcoin, Bitget, Vórtx e outras novidades no mercado de criptomoedas no Brasil

Confira as novidades no mercado de criptomoedas no Brasil

Embora o mês de maio não tenha sido um mês positivo para o Bitcoin, o mercado de criptomoedas no Brasil está cheio de novidades. Uma das principais vem dos fundadores da exchange Mercado Bitcoin, Maurício Chamati e Gustavo Chamati, que acabam de se tornar conselheiros da Alboom, startup brasileira que oferece soluções digitais para fotógrafos.

Criada em 2015, a Alboom é hoje liderada pelos empreendedores Marcelo Moscato Ferreira, Arquimedes Moscato Ferreira e Marcelo Tesser Grizzo. Ela foi pioneira no mercado, utilizando o conceito de plataforma “tudo-em-um” para fotógrafos, reunindo as principais soluções que contribuem com a organização, promoção, vendas e fluxo de trabalho.

“A Alboom tem o intuito de aumentar a renda, maximizar resultados e facilitar a vida de uma grande quantidade de fotógrafos e artistas visuais tanto no Brasil como internacionalmente. Oferecemos ferramentas que vão desde necessidades mais básicas, como a criação de website, portfólio online e vendas de fotos, até diagramação de álbuns e fotolivros, CRM e pagamentos online”, explica Marcelo Moscato Ferreira, CEO da Alboom.

Somado a isso, os irmãos Maurício e Gustavo são sócios da Gear Ventures, fundo de Venture Capital, com investimentos em mais de 10 empresas de tecnologia.

“A Alboom reúne uma tecnologia muito sólida e de alta qualidade, possui uma equipe muito capaz, comprometida e com a visão clara da transformação digital que se propõe a entregar.”, diz Maurício Chamati.

“Esse time foi capaz de comprovar sua capacidade de entrega evoluindo o produto ao longo dos últimos anos para alcançar uma posição de liderança de mercado. A plataforma da Alboom tem uma alta percepção de qualidade pelos clientes, o que pode ser comprovado pelo baixo churn e alto upsell”, complementa Gustavo.

Binance

A Binance abordou abordar o tema pagamentos com criptomoedas em seu último Binance Talks. A transmissão ao vivo, exclusiva da plataforma, terá como anfitriã a jornalista Rachel Wolfson, que apresenta o Podcast Web3 Deep Dive.

Nesta quarta edição o programa recebeu Igor Bokiy, CEO da SettlePay; Damien Patureaux, CEO e cofundador da Lyzi; Eralp Hatipogolu, CEO e cofundador da Citypay.io; Eric Barbier, fundador e CEO da Triple-A; Pakning Luk, diretor regional de Desenvolvimento de Negócios da Binance; Romain Colnet, gerente de Desenvolvimento de Inovação da INGENICO; Dmitri Verbovski, CEO da Yesim.app; Athina Apostolou, diretora Jurídica e Compliance para APS Group da Advanced Payment Solutions Group.

Entre alguns dos tópicos que foram discutidos, estão: criptomoedas como forma de pagamento global, tendências e inovações nos pagamentos com criptomoedas, o impacto das criptomoedas na economia global, desafios e oportunidades para a adoção de criptomoedas, entre outros.

Vórtx

 A Vórtx anunciou a aquisição da Capital Aberto, plataforma de cursos, educação e conteúdo para o mercado financeiro, fundada e gerida por Simone Azevedo. Com a operação, a Vórtx pretende levar educação financeira para as milhares de companhias e centenas de gestores de investimento atendidos pela companhia e para o mercado.

 Como parte da transação, Rodrigo Cerveira, sócio e CMO da Vórtx, assumirá o cargo de CEO da Capital Aberto. Simone Azevedo atuará como consultora, trazendo sua expertise e conhecimento para o desenvolvimento dessa nova fase.

Fundada em 2003 e sediada em São Paulo, a Capital Aberto é uma empresa especializada em produzir conteúdo noticioso e análises sobre o mercado financeiro e investimentos no Brasil. Por meio de cursos de atualização, in company, newsletters, webinars, podcasts e eventos que reúnem investidores, executivos e especialistas, a empresa abrange uma ampla gama de tópicos relacionados ao setor, incluindo mercados de ações e renda fixa, fusões e aquisições, governança corporativa e estratégias de investimento.

Bitget

Outra novidade é da Bitget que anunciou uma parceria com a Copper, a principal provedora de custódia de ativos digitais, para introduzir uma solução de liquidação fora da corretora. Com esse novo recurso, os clientes institucionais poderão operar e liquidar quase em tempo real entre corretoras, reduzindo o risco de contraparte e aumentando a eficiência do capital.

A Bitget se tornará a sexta maior corretora deste ano a se integrar à Copper e se juntar à rede Clear Loop. A integração com a ClearLoop possibilitará que os usuários institucionais de ambas as empresas mantenham ativos na infraestrutura da Copper e, ao mesmo tempo, deleguem esses ativos à Bitget para operarem na corretora.

Os ativos dos clientes serão depositados na plataforma da Copper e, em seguida, vinculados a uma conta Bitget. A conta Bitget refletirá esse saldo instantaneamente, possibilitando operações ativas com as 450 moedas e 580 pares de trading disponíveis na corretora. As diferenças de saldo entre as duas contas serão liquidadas automaticamente via API.

Para lidar com o risco de insolvência dos participantes da ClearLoop, a Copper estabeleceu uma nova estrutura de conta dedicada ao ClearLoop, sobre a qual é criado um fundo de lei inglesa (English law trust).

 “Os investidores institucionais de criptomoedas estão buscando, acima de tudo, maneiras de proteger seus ativos e otimizar as operações. A parceria da Bitget com a Copper exemplifica os esforços contínuos da corretora para aumentar a confiança entre os usuários institucionais de criptomoedas”, afirma Gracy Chen, diretora administrativa da Bitget.

Trexx

A brasileira Trexx e a filipina  AAG  anunciam parceria que vai movimentar o mercado de blockchain games. Com a parceria, as empresas pretendem expandir o escopo de atuação, trazendo mais estúdios e jogos para os ecossistemas, incentivando a educação web3 em diferentes comunidades e criando oportunidades para o setor.

“Essa parceria estratégica entre a AAG e a Trexx é extremamente promissora e representa um marco significativo no mercado de web3 games. Ao unirmos nossas expertises, estamos empenhados em impulsionar o crescimento sustentável e proporcionar novas oportunidades para estúdios e jogadores”, afirma Carlos Louback, Business Development da AAG.

A AAG levantou US$ 12,5 milhões em rodada seed em 2021 com alguns dos principais fundos do setor e investidores anjos veteranos do mercado. Desde então, o crescimento foi exponencial: De guilda passou a ser um negócio de tecnologia com um ecossistema focado em onboarding para o mercado e desenhando parcerias com empresas relevantes da indústria como Community Gaming, Oasys, Coinbase Pay, Thetan Arena, dentre outros.

“Essa parceria é a soma de duas grandes forças dentro do mercado de web3, somaremos com o nosso know-how de criação de comunidades Brasil/América Latina e com nosso networking de builders e estúdios que procuram boas tecnologias para desenvolver”, explica Heloisa Passos.

NFT Brasil

O diretor do hotel Solar do Imperador, em Porto Seguro (BA), Charbel Tauil participa da primeira edição da NFT.Brasil, que acontecerá de 2 a 4 de junho, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. O empreendedor pioneiro em reservas no Brasil, por meio de NFTs, participará de mesa sobre “NFTs e os impactos nos ingressos e Tickets Digitais”, no dia 4 de junho, domingo, às 14h20. 

Em sua participação, Charbel Tauil compartilhará sua experiência na implementação de NFT’s (token não fungível) no segmento da hotelaria, case implementado em 2022, no Hotel Solar do Imperador.

O sucesso permitiu que uma nova coleção, “Brasil e suas Belezas do Nordeste”, em parceria com o artista Agadman Duarte, fosse desenvolvida e com lançamento programado para 31 de maio de 2023.

A série reúne obras que retratam a essência das paisagens, tradições e riquezas culturais da região. A iniciativa destinará parte dos lucros das vendas para apoiar projetos em comunidades locais que estimulam a cultura, a arte e a tecnologia.

Playing.io

Já a Playing. io foi um dos patrocinadores principais do “All Star Game AEK London FC”, um evento de futebol beneficente que aconteceu segunda-feira à noite, 29 de maio, no Chigwell Construction Stadium, em Londres.

A cerimônia de abertura, que aconteceu no dia 26 de maio, contou com a presença de celebridades brasileiras, incluindo o campeão do Arsenal Edu Gaspar, o jogador da Premier League Emerson Royal, e os influenciadores Luva de Pedreiro e Negrete.

O evento “All Star Game AEK London FC” foi organizado para apoiar a Tottenham Foodbank Charity, uma organização dedicada a combater a fome e apoiar os membros mais vulneráveis da comunidade local. Com os esforços coletivos da Playing. io e todos os envolvidos, o evento teve como objetivo causar um impacto positivo e contribuir com a luta contra a fome.

O All Star Game AEK London FC reuniu celebridades brasileiras, incluindo jogadores de futebol de grandes clubes, assim como cantores famosos. Entre os jogadores notáveis estavam Emerson Royal e Richarlison, do Tottenham Hotspur, João Pedro e Luigi Gaspar do Watford, Douglas Luiz do Aston Villa, Fernandinho do Sheffield United FC e o ex-jogador Edu Gaspar. O cantor Felipe Araújo e os influenciadores Negrete e Luva de Pedreiro também marcaram presença.

Blockchain SP

O empresário de blockchain, Francisco Carvalho, anunciou a realização do Blockchain SP Festival acontece entre os dias 20 e 23 de junho, em parceria com o SciBiz, a maior conferência de conexão entre ciência e negócios da América Latina.

Durante os quatro dias de Blockchain SP Festival, os visitantes terão acesso a Painéis com a participação de lideranças nacionais e internacionais que irão debater o setor de criptomoedas e blockhain.

Entre os eventos paralelos que irão acontecer durante o Blockchain SP estão as trilhas: SciBiz, realizado pela FEA USP, AUSPIN, INOVA USP e FIA – que pretende explorar a interseção entre ciência e negócios, trazendo palestrantes renomados e painéis de discussão sobre as últimas inovações e tendências em tecnologia blockchain, as novas oportunidades de investimento em Cidades Inteligentes e debates sobre a Inteligência Artificial , Amazônia 4.0 e o potencial da Bioeconomia.

A trilha de ciências descentralizadas DeSci São Paulo e DeSci Americas vai conectar líderes, oportunidades e projetos DeSci nas Américas e em todo o mundo; o Road to Web3 vai apresentar conteúdo nativo do ecossistema através de debates sobre Bitcoin, Defi, DAOs, NFTs, comunidades, arte, moda e regulamentação, entre outros temas que serão discutidos.

Osten

A Osten Moove anunciou o lançamento de sua solução NFT para validação de perfis nas redes sociais: o Verse Profile. Segundo a empresa, a missão do projeto é democratizar um acesso mais seguro para as operações na internet, chegando a 5 milhões de usuários até 2024 e atingindo um faturamento de R$ 250 milhões no Brasil nesse período.

A solução, desenvolvida com infraestrutura simplificada e automatizada para atender aos mais diversos perfis, valida a autenticidade do personagem, consegue determinar se o usuário é fake ou se tem seguidores comprados, bem como verifica o engajamento e as interações.

O foco inicial são usuários da web 3, como gamers e operadores de criptomoedas. Porém, a ação prevê expansão internacional, começando pelo público dos Estados Unidos – que é altamente ligado à influência digital, assim como no Brasil. 

“Além de atender a diversos pontos críticos de segurança no universo web, a intenção do Verse Profile é revolucionar a forma como as pessoas se identificam, se relacionam e consomem informações na internet. Com a crescente adesão ao modelo de verificação, vai ficar cada vez mais difícil cometer ataques e difundir conteúdos maliciosos nas redes sociais”, explica Fabiano Nagamatsu, CEO da Osten Moove.

LEIA MAIS

Aviso: Esta não é uma recomendação de investimento e as opiniões e informações contidas neste texto não necessariamente refletem as posições do Cointelegraph Brasil. Cada investimento deve ser acompanhado de uma pesquisa e o investidor deve se informar antes de tomar uma decisão.

Você pode gostar...