Mineração de cripto torna-se menos lucrativa e muda para os “maiores jogadores”, mostra relatório

Diar afirma que a mineração de cripto registrou receitas recordes em 2018, mas os preços da eletricidade em breve a tornarão mais lucrativa apenas para os “maiores participantes”.

As receitas da mineração de Bitcoin (BTC) para os primeiros seis meses de 2018 já superaram os resultados em 2017, mas os mineradores em si têm pouco lucro, informou a Diar na segunda-feira, 8 de outubro.

De acordo com o relatório Diar, as recompensas e taxas para as mineradoras de BTC já atingiram US $ 4,7 bilhões nos três primeiros trimestres de 2018, cerca de US $ 1,4 bilhão a mais do que os lucros de 2017. Os mineradores ainda ganham 54.000 Bitcoin mensalmente, prossegue a agência.

No entanto, a mineração está gradualmente se tornando lucrativa apenas para os “de grosso calibre”, pois os preços da eletricidade estão aumentando constantemente. Avaliações da Diar mostram que as mineradoras que pagam os preços da eletricidade no varejo mudaram para a rentabilidade pela primeira vez em setembro.

Relação de receita e lucro para mineradores em 2018. Fonte: Diar

O relatório da Diar aponta:

“A mineração de Bitcoin, pelo menos por enquanto, e muito provavelmente no futuro, foi para a quadra de jogadores maiores e com bolsos profundos.”

No entanto, mesmo grandes empresas podem ter que ajustar seus negócios, de acordo com a Diar. Por exemplo, a gigante de mineração chinesa Bitmain, que recebeu 95% de sua receita em 2018 com a venda de mineradoras, está “agindo como um produtor de vibrações” e abrindo pools nos EUA para manter a rede lucrativa para mineradores.

Como a Diar escreveu na mesma edição semanal, os volumes em dólares norte-americanos da casa de câmbio Coinbase atingiram a baixa de um ano no terceiro trimestre de 2018. No entanto, em comparação com o mesmo período do ano passado, o volume de negociações do BTC agora está ligeiramente maior (US $ 5,4 bilhões contra US $ 4,6 bilhões em 2017). Enquanto isso, o volume de negociação do BTC na Bitstamp era de cerca de US $ 4,4 bilhões, enquanto estava em torno de US $ 4,6 bilhões no mesmo período do ano passado.

Como a Cointelegraph reportou anteriormente, a Bitmain anunciou um investimento de US $ 500 milhões em agosto no centro de dados blockchain e na instalação de mineração no Texas. A construção foi estimada para ser lançada no início de 2019, com planos de trazer 400 empregos locais nos dois primeiros anos.

Você pode gostar...