Mercados cripto ficam ‘apáticos’ à medida que a compra institucional diminui, diz Novogratz

O CEO da Galaxy Digital diz que houve uma recente falta de interesse institucional na compra de criptomoedas, o que levou a um entusiasmo desinflado nos mercados.

O CEO da Galaxy Digital, Mike Novogratz, descreveu o mercado de cripto mais amplo como sendo “apático” – ou seja, sem entusiasmo – devido principalmente à relutância dos investidores institucionais em relação às criptomoedas.

Em uma entrevista à CNBC em 1º de junho, Novogratz disse que, enquanto os compradores de varejo relativamente pequenos adicionam alguma estabilidade ao mercado com suas modestas participações, a falta de compradores em larga escala está se tornando uma preocupação.

Mike Novogratz no Market Alert da CNBC  Fonte: CNBC

“Há uma oferta constante de varejo. Estamos vendo isso em todas as plataformas, e simplesmente não há muito entusiasmo institucional agora.”

As alegações ecoam um relatório de 31 de maio do chefe de pesquisa da CoinShares, James Butterfill, que detalhou que a compra institucional de ativos digitais viu saídas totais de US$ 39 milhões na semana passada, a sexta semana consecutiva de saídas.

No entanto, Novogratz apontou para dois desenvolvimentos significativos na Ásia que podem ajudar a mudar a maré.

Primeiro, ele apontou que o aplicativo de mídia social chinês WeChat agora oferece cotações de preço do Bitcoin (BTC) em seu aplicativo, algo que ele considera um marco significativo dada sua popularidade. No momento da escrita, o WeChat tem 1,3 bilhão de usuários ativos mensais, de acordo com dados da Statista.

Wechat está disponível para pesquisa #Bitcoin e apenas Bitcoin. Um pequeno, mas grande passo da China/HK abraçando crypto pic.twitter.com/DHq4uqnq5C

— Qinwen Wang (@Qinwen_Wang) 1º de junho de 2023

Em segundo lugar, Novogratz olhou para Hong Kong, que agora começou oficialmente a permitir que clientes de varejo negociem cripto em exchanges regulamentadas pela primeira vez, um indicativo de crescente adoção na Ásia.

Em uma entrevista ao Cointelegraph, Tommy Honan, chefe de estratégia de produto na exchange de cripto australiana Swyftx, concordou que o mercado de cripto tem estado muito “desanimado” ao longo do último mês.

“Os níveis de atividade entre os investidores institucionais são definitivamente mais moderados. Mas não são apenas as instituições, os investidores de varejo foram atingidos no bolso pelo custo de vida”, disse ele.

Enquanto as empresas de cripto estão se esforçando para lidar com uma paisagem regulatória cada vez mais precária nos Estados Unidos, Honan ainda espera que haja uma forte recuperação de preço quando grandes empresas decidirem voltar.

“As instituições voltarão ao mercado, e quando o fizerem, voltarão forte. Só não espero que isso aconteça nos EUA até que uma de duas coisas aconteça”, disse ele.

“Ou você precisa de regras claras e sensatas em vigor para o cripto. Ou você precisa que os republicanos vençam as eleições dos EUA do próximo ano. O mercado cripto se tornou quase da noite para o dia uma questão loucamente partidária, o que é exatamente o que a indústria não queria ou precisava.”

Muito parecido com Novogratz, Honan diz que Hong Kong apresenta uma oportunidade única para o mercado de cripto, desencadeando uma nova onda de investidores no mercado, bem como oferecendo um lugar para as empresas baseadas nos EUA se estabelecerem, se necessário.

A estação de televisão central chinesa acabou de transmitir notícias sobre Hong Kong permitindo que as pessoas comprem Bitcoin, Ethereum e outras moedas.

Esta é uma notícia enorme! A China está acordando para o cripto novamente.

O que está acontecendo em Hong Kong só é possível com a aprovação de Pequim. Preparem-se! pic.twitter.com/Zxdi7UZNHK

– Lark Davis (@TheCryptoLark) 24 de maio de 2023.

“Estamos observando os desenvolvimentos em Hong Kong muito de perto. Se Hong Kong está sendo usada pela China continental como um campo de teste para a adoção segura de cripto, seria um vento favorável significativo para o mercado”, disse Honan. “Todos nós temos olhado para o Ocidente em busca do próximo gatilho de alta. Talvez devêssemos ter olhado para o Oriente.”

Com Hong Kong agora aberta para negócios relacionados ao cripto, um número crescente de empresas atualmente estão lutando para garantir uma licença.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...