Criptomoeda é o investimento mais perigoso, afirma a governadora do Banco da Rússia
Governadora do Banco da Rússia manteve uma postura dura em relação ao Bitcoin, apesar das crescentes críticas de como o banco lidou com a regulamentação de ativos digitais.
O Banco da Rússia continua sua postura rígida sobre trading de criptomoedas, apesar das crescentes preocupações sobre o país estar perdendo a indústria de ativos digitais.
A governadora do banco central da Rússia, Elvira Nabiullina, reiterou a posição negativa do banco sobre as criptomoedas em uma entrevista nessa segunda-feira (21) ao Komsomolskaya Pravda, argumentando que a criptografia é um dos investimentos mais perigosos que existem atualmente.
Nabiullina mencionou as criptomoedas no contexto de outros espaços de investimento de alto risco, como os mercados de câmbio. “É muito mais fácil perder no mercado de câmbio do que ganhar”, disse ela, afirmando que “criptoativos especulativos” são ainda mais arriscados.
A governadora do banco disse que os preços no mercado de criptomoedas são extremamente voláteis, afirmando que “as perdas podem ser enormes”. Ela enfatizou ainda que o Banco da Rússia não recomenda ao publico investimentos em criptomoedas:
“O banco central nunca dá conselhos de investimento, mas, neste caso específico, o banco definitivamente não recomenda.”
Nabiullina declarou anteriormente que criptomoedas como Bitcoin (BTC) são “dinheiro falso” e não devem ser usadas para liquidações na Rússia. Em 2017, ela se referiu à crescente popularidade global das criptomoedas como uma “corrida do ouro”.
Relacionado: Banco da Rússia iniciará testes com Rublo digital em 2022
Apesar de ser cética sobre criptomoedas, Nabiullina está otimista sobre o rublo digital, o projeto de moeda digital do banco central da Rússia. Ela disse no ano passado que um rublo digital ajudaria as empresas eliminando intermediários financeiros.
Tem havido críticas crescentes à posição do Banco da Rússia em relação às criptomoedas, com um membro da Duma Estatal acusando o banco central de ser míope no setor. O magnata industrial russo Oleg Deripaska criticou o banco central na semana passada por sua hesitação em reconhecer as criptomoedas.
VEJA MAIS: