Criptomoeda vai se consolidando na UE com a aprovação por parte da Suécia de ETP de startup suíça
Os reguladores financeiros suecos deram aprovação à empresa de criptomoeda suíça Amun para que ela ofereça seus produtos negociados em bolsa a investidores na Suécia e na UE.
A empresa financeira suíça de criptomoedas Amun AG obteve permissão para oferecer seus produtos a clientes de varejo na União Europeia.
Em um comunicado de imprensa emitido em 10 de dezembro, a Amun confirmou que recebeu a aprovação de um prospecto básico que havia apresentado ao regulador financeiro da Suécia, a Autoridade Sueca de Supervisão Financeira (SFSA).
Amun elogia regulamentos de apoio suecos
Após a aprovação regulatória, a empresa agora pode comercializar seus vários produtos negociados em bolsa (ETPs) para clientes de varejo em toda a UE.
“Reconhecemos que a estrutura reguladora da Suécia deu apoio a essas iniciativas e agradecemos sua deliberação”, comentou Ophelia Snyder, presidente da Amun, no comunicado à imprensa. Snyder acrescentou que os ETPs continuam sendo procurados em todo o bloco de 28 países-membros:
“A combinação de forte demanda por ETPs na Suécia – especialmente em criptoativos – entre investidores privados e clientes institucionais e nossa forte experiência nessas categorias de produtos criam condições ideais para a entrada da Amun nos mercados sueco e da União Europeia de ETPs”.
Mais ETPs de criptomoedas estão por vir
Como relatado pelo Cointelegraph, a Amun desempenhou um papel crucial na expansão das ofertas de criptomoeda da Suíça, tanto no mercado interno quanto no exterior.
Entre elas, estava um ETP dedicado à criptomoeda interna da Binance, o Binance Coin (BNB), lançado na Bolsa de Valores da Suíça (SIX) em outubro.
No futuro, a empresa diz planejar a expansão apenas do número de ETPs em oferta, afirmando que está “comprometida em manter os mais altos padrões de profissionalismo e espera continuar um relacionamento produtivo e colaborativo com parceiros novos e existentes na Suécia e no resto da União Europeia.”
A SIX listou um ETP baseado em Tezos (XTZ) com recompensas de staking no mês passado. O recurso de staking permite aos usuários “stake” – ou depositar – seus fundos para ajudar a manter a rede Tezos e ganhar recompensas passivamente.
Na semana passada, a SIX também lançou um ETP de Bitcoin (BTC) com suporte físico direcionado a investidores institucionais. O Swissquote Bank atuará como custodiante do produto.