Criminosos digitais usam Emails Falsos se fazendo passar por Gabinete das Finanças da Inglaterra
Criminosos digitais têm mandado e-mails falsos como se fossem de Autoridade Financeira da Inglaterra promovendo investimento fraudulento em criptoativos
Criminosos digitais têm enviado emails falsos afirmando procederem da Auoridade Financeira da Inglaterra (FCA) a fim de promover investimentos em criptoativoa, reporta Conselheiro da platafrorma focada no mercado FT em reportagem do dia 22 de julho.
O eimail personifica a FCA e se intitula “Chance garantida de lucro” a traz a logo e a marca do Gabinete. Depois de afirmar que “O Bitcoin ainda tem um longo caminho até seu topo em $20,000, alcançado em 2017, mas alguns experts em criptomoedas acreditam que esse valor poderá ser ainda mais alto em 2020,” ele pede aos recipientes do e-mail que cliquem duas vezes em um link [“Clique aqui”].
A FCA confirmou que não tem nenhuma relação com tais e-mails. O gabinete também afirmou que jamais solicitaria ao seu público dados bancários. A FCA disse:
“A correspondência aparentemente conduz a uma fraude organizada e nós recomendamos fortemente que você não responda aos criminosos de nenhume forma. Cautela com sinais no e-mal, pedidos ou telefone que provavelmente não procedem de nós, tais como pedidos para adicionar um número de celular ou contato telefônico de outro país, endereço de e-mail do hotmail ou gmail, ou alguma número de uma caixa postal estrangeira.”
FCA pede que o público se mantenha precavido
Em maio, a FCA reportou que investidores em criptomoedas no Reino Unido perderam mais de $34 milhões devido a golpes com criptomoedas ou forex entre 2018-19. Ao mesmo tempo, a FCA considerou banir investimentos de alto-risco ligados a criptomedas, ao passo que o diretor do Gabinete Mark Steward disse:
“Golpistas podem ser muito convincentes então sempre faça sua própria pesquisa a respeito da empresa na qual você está considerando investir, para ter certeza de que eles oferecem negócios sólidos.”
Recentemente, a FCA anunciou que irá pubicar em breve uma consulta sobre um potencial banimento de derivativos em criptomoedas como os contratos futuros com Bitcoin e outros produtos relacionados à negociação de criptomoedas.