Os ativos cripto não representam riscos para a estabilidade financeira, afirmam banqueiros internacionais
O Financial Stability Board apresentou seu relatório final sobre criptomoedas, afirmando que não representam ameaças para os mercados globais, pelo menos por enquanto.
Os bancos centrais internacionais e autoridades financeiras acreditam que as criptomoedas não representam riscos significativos para a estabilidade econômica global, de acordo com um relatório publicado pelo Financial Stability Board (FSB) na quarta-feira, 10 de outubro.
O FSB – uma agência internacional composta por 68 instituições locais, como bancos centrais, vigilantes e ministérios de finanças que prepara recomendações para sistemas financeiros globais – publicou um documento chamado “Mercados de ativos cripto: canais potenciais para futuras implicações de estabilidade financeira” com suas descobertas.
De acordo com o relatório, os banqueiros não veem nenhum risco significativo em criptomoedas, já que sua capitalização de mercado total estava em US $ 830 bilhões em seu pico e desde então caiu para US $ 210 bilhões, que mal chega a 2% do valor global do ouro. Ainda assim, o FSB insta os reguladores a acompanharem de perto o mercado de moedas digitais em meio ao seu rápido crescimento.
Além disso, o FSB inclui um aviso sobre possíveis manipulações de preço relacionadas à criptomoeda, observando:
“Iliquidez, propriedade concentrada, estrutura de mercado fragmentada e outras questões também tornam os ativos cripto potencialmente suscetíveis à manipulação de preços”.
Além disso, a agência internacional destacou que a indústria cripto levanta algumas questões políticas, como a proteção do consumidor e do investidor.
O documento segue um relatório anterior do FSB de julho, apresentado aos ministros das Finanças e aos governadores dos bancos centrais do G20. A organização afirmou que as criptomoedas precisariam de um monitoramento detalhado devido ao rápido desenvolvimento do mercado, embora não representassem nenhuma ameaça no momento.
Em maio, o Fundo Monetário Internacional (FMI) também afirmou que não vê riscos de criptomoedas em relação à estabilidade financeira dos mercados globais. No entanto, o FMI apontou que eles poderiam representar algumas ameaças caso se tornassem mais difundidos sem o regulamento relevante.