Crise dos saques de bitcoin na Atlas Quantum derruba principais executivos da empresa
A crise dos saques da Atlas Quantum derrubou quatro dos principais executivos da empresa nesta quinta-feira (12).
O diretor executivo de Marketing, Marcelo Melo; a diretora executiva de Compliance, Emília Campos; o diretor de Vendas, Bruno Peroni; e o diretor de Tecnologia, Rodolfo Marun, não estão mais na empresa.
Conforme a assessoria de imprensa da Atlas Quantum, eles foram demitidos.
Questionada sobre o motivo da demissão, a empresa não respondeu.
Na quarta-feira (11), já havia indícios de que as coisas não estavam bem. Em um espaço de poucas horas, a diretora de risco, Emília Campo, retirou do Linkedin que trabalhava na empresa. Horas depois ela recolocou a função na rede social.
Crise na Atlas Quantum
A Atlas Quantum foi proibida de fazer oferta pública de investimentos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A autarquia entendeu que se tratava de contrato de investimento coletivo e essa espécie de valor mobiliário, somente pode ser ofertada com autorização da CVM.
A empresa, inicialmente, resolveu apenas retirar as propagandas sobre seus investimentos em arbitragem com criptomoedas. Em seguida, teve de parar de ofertar o serviço de arbitragem aos novos clientes.
Todo esse cenário em volta da empresa fez com que houvesse uma corrida de saques de Bitcoins. Para evitar uma sangria, a empresa decidiu estender o prazo dos saques. Inicialmente passou de um para quatro dias, sem qualquer previsão de regularização. O prazo agora dilatou para 30 dias.
Apesar de toda essa turbulência, um relatório da Grant Thorton atestou que a Atlas Quantum possuia 15.226,1 Bitcoin e 34.793.966 de criptodólares (termo referente a uma cesta de stablecoins) no dia 2 de agosto. O relatório não é uma auditoria completa, mas sim de um PPA (Procedimentos Previamente Acordados).
O deputado federal Áureo Ribeiro protocolou na sexta-feira (06) um requerimento para realização de audiência Pública a fim de discutir indícios de pirâmide financeira em operações das empresas Investimento Bitcoin e Atlas Quantum. O requerimento foi aprovado nesta quarta (11).
O post Crise dos saques de bitcoin na Atlas Quantum derruba principais executivos da empresa apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.