Criptomoedas – Análise Semanal [16 – 23 Setembro 2018]
Este relatório apresenta dados sobre as mudanças no mercado de criptomoedas em 2018. Foi dada ênfase especial a uma análise das mudanças ocorridas durante setembro de 2018, inclusive na semana passada (16-23 de setembro de 2018).
1. Criptomoedas geral e análise do mercado de ativos digitais. Tendências de mercado
1.1. Criptomoedas geral e análise do mercado de ativos digitais
Tabela 1.1. Tendências na capitalização do mercado de criptomoedas e principais criptomoedas de 1 de julho de 2018 a 23 de setembro de 2018*
A capitalização de mercado da criptomoedas aumentou durante o período analisado (16-23 de setembro de 2018), e a partir das 03:00 UTC foi de US $ 224,4 bilhões (ver Tabela 1.1). A esse respeito, a dominância do bitcoin caiu de 55,5% para 51,7%. Ultimamente esta correspondência tem sido característica: a dominância do bitcoin aumenta durante uma queda prolongada na capitalização, e durante uma recuperação do mercado e um crescimento na capitalização ocorre o oposto. O domínio de mercado das quatro e oito maiores criptomoedas a partir das 03:00 UTC em 23 de setembro de 2018, foi de 76,7% e 83,6%, respectivamente (ver Tabela 1.1).
A queda na capitalização de mercado das criptomoedas em comparação com o início do mês foi de cerca de US $ 4,1 bilhões, incluindo uma queda na capitalização de bitcoin de US $ 5,5 bilhões, enquanto a dominância de altcoins aumentou US $ 1,4 bilhão. Isso mostra mais uma vez que as altcoins são muito mais voláteis e sensíveis a mudanças no humor do mercado de criptomoedas. Durante os períodos de crescimento do mercado, seu preço e capitalização geralmente aumentam mais rapidamente, e durante as baixas do mercado eles perdem valor mais rapidamente.
Durante o período de 16 a 23 de setembro de 2018, a capitalização de mercado da criptomoeda flutuou de US $ 191,6 bilhões (min) para US $ 227,5 bilhões (máx.) (Figura 1a), ou seja, dentro de um intervalo de US $ 36,1 bilhões. Por seu lado, a capitalização do bitcoin oscilou de US $ 107 bilhões (min) para US $ 117,7 bilhões (max), ou seja, dentro de um intervalo de US $ 10,2 bilhões.
Figura 1a Capitalização de mercado de criptomoedas desde 16 de setembro de 2018
A Figura 1b mostra a mudança na capitalização do bitcoin ao longo da semana.
Figura 1b. Preço Bitcoin desde 16 de setembro de 2018
Os fatores que influenciaram as fortes flutuações na capitalização de mercado das criptomoedas e o preço do bitcoin em 18 e 20 de setembro são:
Em 18 de setembro, uma mensagem apareceu na conta do Twitter do Bitcoin Core Project sobre a atualização do Bitcoin Core (versão 0.16.3), que eliminou uma vulnerabilidade crítica para a rede bitcoin. O bug foi encontrado pela primeira vez na versão Bitcoin Core 0.14.0 em novembro de 2016 e poderia ter interrompido o trabalho de quase 90% dos nós, com os mineiros precisando apenas de 12,5 BTC para realizar um ataque.
Em 19 de setembro, o desenvolvedor da plataforma LBRY foi ao Twitter para anunciar o hack da exchange japonesa Zaif e o roubo de 5.966 BTC (US $ 37 milhões) de uma carteira quente (o roubo aconteceu há cinco dias, mas, segundo o desenvolvedor, a exchange levou quatro dias para descobrir o hack). BCH e MONA também foram roubados. O dano total é estimado em US $ 60 milhões. A capitalização de mercado das criptomoeda caiu, com o preço do bitcoin caindo para US $ 6.226, antes de voltar rapidamente para US $ 6.446. Esse crescimento pode ter sido causado pela compra da exchange BitMEX 5 de cinco milhões de contratos futuros em US $ 6.469,20.
Em 20 de setembro, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) publicou informações sobre o início da consideração pública das aplicações das ETFs de bitcoins das empresas VanEck e SolidX, sediadas em Nova York, o que resultará em uma decisão de aprová-las ou desaprová-las. No momento, pode-se encontrar inúmeros comentários de pessoas físicas e jurídicas no site da SEC.
Em 21 de setembro, o preço do bitcoin aumentou cerca de US $ 400 ao longo do dia, de US $ 6.400 para US $ 6.800, e o volume negociado de 24 horas (Volume 24h) de todo o mercado de criptomoedas dobrou de US $ 11,3 bilhões para US $ 21,2 bilhões, incluindo de Ripple, cujo preço saltou de US $ 0,4 para US $ 0,69, ou seja, mais de 70%, durante o dia.
Essa revitalização do mercado de criptomoedas pode estar ligada a três eventos:
· Primeiro o mercado recebeu a notícia (que apareceu na mídia principalmente em 21 de setembro) de que a SEC exigiu mais informações para tomar uma decisão sobre bitcoin ETFs como boas notícias, mas no final da semana muitos gradualmente começaram a perceber isso como o desenho e examinação do processo, o que significa que o novo instrumento quase certamente não irá aparecer no mercado até o final do ano;
· Em 21 de setembro, a criptomoeda Ripple, impulsionado por numerosas notícias e eventos positivos, superou o Ethereum por um curto período de tempo e assumiu o segundo lugar entre as criptomoedas por capitalização de acordo com os dados da coinmarketcap:
– A Ripple está preparando o lançamento em escala real do xRapid com base no XRP.
– O gigante bancário norte-americano PNC se uniu ao crescente número de instituições financeiras que usam produtos de pagamento baseados em blockchain da startup Ripple.
– A CCN anunciou que o grupo japonês de serviços financeiros SBI Holdings planeja lançar o aplicativo de pagamento MoneyTap para clientes em Android e iOS, usando a tecnologia blockchain da Ripple.
– Antes de 10 de setembro uma mensagem apareceu no site da BUSINESS WIRE de que o consórcio blockchain R3 havia retirado suas reivindicações judiciais, e no início do mês o projeto britânico TransferGo começou a usar o Ripple para realizar transferências de dinheiro em tempo real com parceiros bancários em Índia.
Como resultado, o preço do Ripple cresceu mais de 100% ao longo da semana.
· A média industrial do Dow Jones aumentou em 21 de setembro, atingindo a maior alta de todos os tempos pelo segundo dia consecutivo.
A ascensão e queda dos preços da criptomoeda nos últimos sete dias (16-23 de setembro de 2018)
Os líderes da semana passada entre as 500 maiores criptomoedas por capitalização que mostraram o crescimento de mais de 100% foram os projetos Carebit (+ 3.730,83%), Vezt (+ 248,12%), Eletroneu (+ 148,19%), XRP (+ 107,76%) e Coroa (+ 105,34%). No entanto, deve-se notar que o forte aumento no preço da Carebit e Vezt ocorreu em volumes baixos de negociação. O crescimento de NavCoin (+ 87,43%) e VIBE (+ 87,15%) também deve ser observado. Esta é a segunda semana em que a VIBE está entre as líderes em crescimento entre as 500 maiores, apesar da forte volatilidade de seu preço (o crescimento da VIBE durante a semana de 9 a 16 de setembro foi igual a + 105,55%). A principal notícia favorável para o preço do VIBE esta semana foi a notícia do lançamento da principal rede do projeto em 23 de setembro.
Durante o período de 16 a 23 de setembro de 2018, a variação dos preços das criptomoedas no top 500 variou de -55,85% (BitcoinDark) a +3,730.83% (Carebit). O token Carebit só é negociado em três pequenas criptomoedas e tem um volume de negociação muito pequeno de 24 horas, possivelmente porque o projeto foi abandonado por seus desenvolvedores (sem novas mensagens aparecendo em sua conta oficial no Twitter desde maio). Devido a esse fato, é muito fácil influenciar o preço desse token, e todas as alterações no preço são de natureza especulativa. Por exemplo, vemos uma queda abrupta no preço no final do dia 23 de setembro, após um crescimento de mais de 3.000% no dia anterior.
Como o Carebit, o BitcoinDark foi abandonado por seus desenvolvedores. Os criadores do BitcoinDark estão atualmente trabalhando no projeto Komodo (KMD). Os detentores do BitcoinDark tiveram o direito de trocar os tokens pela KMD até meados de janeiro de 2018. No entanto, ainda existem atualmente 1.288.862 BTCD em circulação. O volume de negociação do BitcoinDark não é grande, e só ocorre na exchange Poloniex e, portanto, esse token é suscetível às ações dos especuladores.
O preço de 357 criptomoedas e ativos digitais dos top 500 apresentaram crescimento, incluindo 83 dos 100 primeiros.
Na semana passada, o número de criptomoedas com uma capitalização de mais de US $ 1 bilhão aumentou de 15 para 17 (tendo sido juntado por Binance Coin e Tezos), com o preço de todos eles aumentando exceto Tether (cujo preço está ligado a o dólar americano).
As moedas e os tokens do top 100 que demonstraram o maior crescimento de preço são dados na Fig. 2.
Maiores ganhadores e perdedores ao longo da semana (16 a 23 de setembro de 2018)
Os preços de algumas criptomoedas podem flutuar de -50% a + 50% ao longo de um único dia. Portanto, ao analisar as tendências de preço das criptomoedas, é aconselhável usar seus valores médios diários em várias criptomoedas.
Abaixo, consideramos as 10 criptomoedas que demonstraram a mudança mais significativa no preço durante a semana passada (Fig. 2–3). A este respeito, apenas as moedas e tokens incluídas no top 100 (Fig. 2, Fig. 3) por capitalização de mercado foram considerados [De acordo com os dados da coinmarketcap.com].
Figura 2. Maior crescimento dos preços na última semana
As tabelas 1.2 e 1.3 mostram os possíveis fatores ou eventos que podem ter influenciado a flutuação nos preços de certas moedas criptográficas. A Tabela 1.4 mostra os possíveis fatores ou eventos que podem ter influenciado o mercado de criptomoedas em geral.
Tabela 1.2. Fatores ou eventos que podem ter levado a um crescimento nos preços de criptomoedas na última semana
Uma depreciação no preço foi vista na semana passada por 143 moedas e tokens das 500 principais criptomoedas e ativos digitais por capitalização. Os dez ativos de criptomoedas do top 100 que sofreram as quedas mais notáveis no preço são mostrados na Figura 3 e na Tabela 1.3.
Figura 3. Maior queda nos preços na última semana
Tabela 1.3. Fatores ou eventos que podem ter levado a uma queda nos preços de criptomoedas na última semana
A Tabela 1.4 mostra os eventos ocorridos de 17 a 23 de setembro de 2018, que tiveram impacto tanto nos preços das criptomoedas dominantes quanto no mercado em geral, com uma indicação de sua natureza e tipo de impacto.
Tabela 1.4. Principais eventos da semana com influência nos preços de criptomoedas de 17 a 23 de setembro de 2018
Para analisar a atividade de negociação em exchnges de criptomoedas, o índice ZAK-n Crypto é calculado. Os valores dos índices ZAK-4 Crypto e ZAK-8 Crypto são apresentados nas Tabelas 1.1, 1.5.a e 1.5.b. Em setembro, os volumes negociados em 24 horas (Volume 24h) para as quatro criptomoedas dominantes (Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Ripple) se igualaram de US $ 5,3 bilhões para US $ 14,1 bilhões (Tabela 1.5.a). O valor do ZAK-4 Crypto diário variou de 3,4% a 8,7% da capitalização. O maior volume de negócios foi verificado em 21 de setembro. A principal razão para essa atividade foi a Ripple, cujo volume negociado em 24 horas aumentou de US $ 0,2 para US $ 4,1 bilhões.
Tabela 1.5.a. Cálculo diário do índice ZAK-4Crypto (de 1 a 23 de setembro de 2018)
Até o final da semana passada, os volumes negociados em 24 horas (Volume 24h) para as oito criptomoedas dominantes não incluindo Tether (Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Ripple, Litecoin, Stellar, EOS e Cardano) equivaleram a US $ 8,8 bilhões (Tabela 1.5. b), ou 4,7% de sua capitalização de mercado. Os índices ZAK-4 Crypto e ZAK-8 Crypto são considerados em mais detalhes nas Tabelas 1.5.a e 1.5.b.
Tabela 1.5.b. Cálculo diário do índice de criptomoedas ZAK-8 Crypto (continuação da Tabela 1.5.)
A Tabela 1.6 fornece uma lista de eventos, cujas informações apareceram na semana passada, o que poderia impactar tanto os preços de criptomoedas específicas quanto o mercado em geral.
Tabela 1.6. Eventos que podem influenciar os preços de criptomoedas no futuro
1.2. Tendências de mercado
As tendências semanais de criptomoedas e mercado de ativos digitais de 31 de dezembro de 2017 a 23 de setembro de 2018 são apresentadas como gráficos (Fig. 1.1–1.5).
Tabela 1.7. Legendas e descrições dos gráficos
Figura 1.1. Capitalização total de mercado em criptomoedas
A Figura 1.1 mostra um gráfico da variação semanal do mercado de criptomoedas de 31 de dezembro de 2017 a 23 de setembro de 2018. Nesse período, a capitalização de mercado caiu de US $ 572,5 bilhões para US $ 225,9 bilhões, ou seja, 61%. Na semana passada (16-23 de setembro de 2018), a capitalização de mercado da criptomoedas aumentou de US $ 201,4 bilhões para US $ 225,9 bilhões (em 23 de setembro de 2018, com base nos valores médios diários de coinmarketcap.com).
Figura 1.2 Mudanças na capitalização de mercado
O mercado é suscetível a flutuações repentinas e drásticas. Nove das treze semanas no primeiro trimestre de 2018 estavam “no vermelho”, ou seja, a capitalização caiu com base nos resultados de cada uma dessas semanas, e as flutuações semanais variaram de USD -136 bilhões a USD +250 bilhões.
Seis das treze semanas no segundo trimestre estavam “no vermelho”. O mercado cresceu com base nos resultados das outras sete semanas. Conforme observado anteriormente, houve um crescimento em abril, enquanto em maio e junho houve uma redução geral na capitalização. As flutuações semanais variaram de US $ 72 bilhões a US $ 62 bilhões.
No terceiro trimestre, sete das 12 semanas viram um aumento na capitalização e cinco uma diminuição (com a devida consideração dos dados médios diários de coinmarketcap.com, ver Fig. 1.2). Em julho houve um aumento de US $ 20 bilhões, mas em agosto houve uma queda de US $ 49 bilhões. No geral, desde o início de setembro, a capitalização caiu aproximadamente US $ 4,1 bilhões.
Figura 1.3. Número de criptomoedas e ativos digitais
Desde 31 de dezembro de 2017, o número total de criptomoedas e ativos digitais apresentados no coinmarketcap aumentou de 1.335 para 1.988. No entanto, ao calcular a capitalização de mercado de criptomoedas, apenas as moedas e os tokens sobre os quais há informações sobre negociações (volume de negociação) são levados em consideração. Na semana passada, seu número aumentou de 1.839 para 1.902, enquanto a capitalização média cresceu para US$ 118,8 milhões. No total, no último mês, 105 novas moedas e fichas apareceram no coinmarketcap.com. No entanto, deve-se notar que várias outras moedas e tokens também foram excluídas da lista. Entre os tokens que foram adicionados ao coinmarketcap.com na semana passada, Eden, Formosa Financial e Concierge Coin mostraram altos volumes de negociação.
Figuras 1.4 e 1.5. Previsão de capitalização de mercado total em criptomoedas
Sem dúvida, o mercado de ações e o mercado de criptomoedas, como dois mecanismos financeiros, influenciam uns aos outros, embora a escala do mercado de criptomoedas seja muito menor. De acordo com muitas avaliações de especialistas, a conexão é direta, fato confirmado por:
– Os resultados da análise aprofundada (Moedas Virtuais e Política Monetária do Banco Central: Desafios à Frente) fornecida pelo Parlamento Europeu. Segundo este relatório, a indústria criptográfica teve um efeito positivo nas transações globais.
– E as mudanças nos principais índices. Em particular, as mudanças correspondentes no Dow Jones Industrial Average (DJIA) e o preço do bitcoin no começo do ano nos permitem falar da existência de um certo relacionamento.
· Lembramos que durante o pregão de 5 de fevereiro de 2018, o índice Dow Jones Industrial Average caiu quase 1.200 pontos, a maior queda de um dia da história. É claro que o mercado de criptomoedas é muito mais volátil do que o mercado de ações. Por exemplo, de 30 de janeiro a 12 de fevereiro, o preço do bitcoin diminuiu em 24,12%, enquanto o DJIA caiu 7,39%. No entanto, essa queda é muito significativa para o mercado de ações.
A queda no índice Dow Jones foi mais notável em 5 a 6 de fevereiro de 2018, o que é atribuído à possibilidade de um crescimento na taxa básica de juros. Em 2 de fevereiro de 2018, o Departamento do Trabalho dos EUA divulgou estatísticas sobre emprego e salários que superaram as expectativas. Os dados publicados poderiam atestar um aumento nos gastos do consumidor e ter um efeito sobre a inflação. Nesse caso, para contrabalançar a possível inflação, o sistema da Reserva Federal americana seria forçado a elevar as taxas de juros. O risco de um aumento nas taxas de juros é suficiente para impactar seriamente o comportamento dos investidores, que em tais casos geralmente tentam garantir seus lucros.
· Na última sexta-feira, 21 de setembro, o Dow Jones Industrial Average aumentou, atingindo o mais alto nível pelo segundo dia consecutivo.
Enquanto observávamos, o mercado de criptomoedas e a capitalização de mercado saltaram ao longo de um dia em quase US $ 25 bilhões em 21 de setembro.
· Agora os investidores estão aguardando uma reunião do regulador bancário americano, que está programada para 25 a 26 de setembro. A maioria dos analistas prevê um aumento nas taxas na próxima reunião para 2–2,25%, do nível atual de 1,75–2%. O regulador também deve revelar informações sobre o crescimento das taxas de juros em 2020 e 2021. Ao mesmo tempo, a China anunciou que introduzirá aumentos simétricos nas tarifas de importação de mais de 5,2 mil produtos americanos no valor de US $ 60 bilhões a partir de 24 de setembro. em resposta às novas obrigações impostas pelos EUA.
De qualquer forma, pode-se prever uma atividade intensificada nos mercados de ações e no mercado de criptomoedas nos dias 25 e 26 de setembro.
O post Criptomoedas – Análise Semanal [16 – 23 Setembro 2018] apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.