Criptomoeda derrete e sai do TOP100 após ataque hacker contra baleia
Saindo do TOP100 do market cap neste sábado (5), a criptomoeda EigenLayer (EIGEN) despenca 11% nas últimas 24 horas, após um ataque hacker contra uma baleia do ecossistema resultar no despejo de milhões de dólares.
As chamadas baleias de criptomoedas são aqueles endereços que possuem muitos tokens ou criptos. Assim, qualquer movimento de compra ou venda destes endereços costuma afetar diretamente a cotação dos projetos no mercado.
Contudo, caso uma dessas baleias perca o controle de seus fundos e os mesmos sejam liquidados no mercado, o problema pode ser ainda maior. A EIGEN, que antes ocupava a posição 97 do market cap global das criptomoedas, chegou a cair cinco posições, indo para posição 102 neste sábado.
Equipe por trás de criptomoeda confessa “trapalhada” contra endereço de baleia alvo de ataque hacker, entenda o caso
De acordo com uma atualização do caso publicada pela equipe da EigenLayer na última sexta-feira (4), o endereço Ethereum 0xa7a1c66168cc0b5fc78721157f513c89697df10d foi o responsável por efetuar a venda de milhões de tokens no mercado.
Ao que tudo indica, a baleia de EIGEN teve seu e-mail alvo de um ataque hacker, e o criminoso responsável pediu por mensagem o saque dos tokens, se passando pelo verdadeiro investidor. No processo, o bandido chegou a mudar o endereço de saque, pedindo para que os valores chegassem ao endereço em sua posse.
A equipe da EigenLayer, em uma grave falha de segurança, autorizou então o saque de 1.673.645 EIGEN, avaliados em mais de US$ 6 milhões na data.
Assim que conseguiu o acesso aos tokens, o hacker começou rapidamente a liquidar as EIGEN no mercado, em criptomoedas USDC, utilizando para isso corretoras descentralizadas. Ainda que parte dos fundos já estejam bloqueados e em posse do protocolo, a grave falha cometida contra uma baleia fez o preço do projeto derreter.
Apesar disso, o protocolo e token seguem sem registros de invasão cibernética, sendo este uma nova modalidade de ataque de engenharia social de alto nível no mercado de criptomoedas.
“Atualização da comunidade: Em um incidente isolado esta manhã, uma sequência de e-mails envolvendo a transferência de tokens de um investidor para custódia foi comprometida por um invasor malicioso.
Como resultado, 1.673.645 tokens EIGEN foram transferidos erroneamente para o endereço do invasor. O invasor vendeu esses tokens EIGEN roubados por meio de uma plataforma de swap descentralizada e transferiu stablecoins para exchanges centralizadas. Estamos em contato com essas plataformas e autoridades policiais. Uma parte dos fundos já foi congelada.
O comprometimento não impactou o ecossistema mais amplo. Não há vulnerabilidade conhecida no protocolo ou nos contratos de token e esse comprometimento não estava relacionado a nenhuma funcionalidade onchain. Continuamos investigando a situação e publicaremos mais informações assim que as tivermos.”
O que é o EIGEN?
O EigenLayer é um protocolo que permite a reutilização do staking de ETH no Ethereum para validar e proteger outras redes ou serviços descentralizados.
Ele opera como uma camada de restaking, permitindo que os validadores ganhem recompensas adicionais ao participarem da segurança de novos projetos, sem precisar comprometer mais capital.
Fonte: Criptomoeda derrete e sai do TOP100 após ataque hacker contra baleia
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.