Solana: investidores querem evitar ataques sanduíche

Em um movimento para combater práticas de trading disruptivas, investidores cripto investiram mais de US$ 9,5 milhões para proteger as transações na Solana contra “ataques sanduíche” nas últimas semanas.

Esse fenômeno é predominante nos ecossistemas blockchain. Ele envolve bots que exploram a latência das transações, colocando suas próprias ordens antes e depois de uma transação-alvo para manipular os preços de mercado.

Investidores cripto querem impedir ataques sanduíche do Solana

A Jito é um provedor de segurança da rede Solana que está na vanguarda da oferta de medidas de proteção. A empresa permite que seus clientes paguem uma taxa nominal para agrupar e processar suas transações de forma privada.

Assim, essa abordagem os protege efetivamente de bots predatórios que buscam lucro por meio de ataques do tipo sanduíche. A urgência de abordar esses ataques decorre de seu crescente impacto sobre os traders de varejo e a comunidade da Solana em geral.

Leia mais: Como comprar Solana (SOL) e tudo o que você precisa saber

Os ataques sanduíche são um incômodo e uma ameaça significativa à integridade financeira das transações blockchain. Ao manipular as ordens de transação, os invasores aumentam os preços dos tokens momentaneamente, lucrando com as vendas subsequentes após a execução do negociado.

Essa prática, conhecida como valor máximo extraível (MEV), foi identificada como um dos principais problemas que assolam a Solana atualmente.

Validadores sob suspeita

Além disso, também surgiram preocupações sobre o papel dos validadores da Solana. Alguns membros da comunidade os acusam de usar sua participação delegada para participar de ataques sanduíche, exacerbando o problema. Em suma, isso gerou pedidos de maior transparência e responsabilidade por parte dos desenvolvedores da Solana.

“Validadores Solana que estão usando a participação delegada para literalmente roubar o varejo por meio de ataques sanduíche: fiquem atentos”, disse o CEO da Helius.

Jito de pagamentos dos traders de Solana.
Pagamentos dos traders do Solana. Fonte: Jito

Como uma das criptomoedas mais explosivas, o preço da Solana aumentou 599,92% em 2023, impulsionado em grande parte pelo frenesi das memecoins. No entanto, o preço do token nativo de Solana, o SOL, sofreu uma queda de 3,52%, apesar de um ganho de 20,53% na semana passada.

O artigo Solana: investidores querem evitar ataques sanduíche foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...