Noticias Cripto: novidades no Drex do Banco Central, na Gate.io, OKX, Bitget, Sthorm, Bitso, Transfero, Hathor e outras

Confira as novidades no mercado de criptomoedas no Brasil

Mesmo com o Bitcoin assustanto os investidores, as empresas e empreendores do mercado de ativos digitais estão otimistas e anunciando diversas novidades no país.

A primeira delas é do consórcio proposto pela ABBC (Associação Brasileira de Bancos) para o piloto do Drex que ganhou a participação de mais três instituições: a Stone Instituição de Pagamento, o Banco Agibank e a Efí Instituição de Pagamento.

Todas foram aprovadas pelo Comitê Executivo Gestor do Banco Central para participar dos testes da versão tokenizada da moeda soberana brasileira.  Com isso, já são 13 instituições confirmadas no Consórcio ABBC.

O grupo, liderado pelo Banco Ribeirão Preto (BRP), já contava com a participação dos bancos ABC Brasil, BMG, BOCOM BBM, BBC, Banrisul, BS2, Pan, Conglomerado Original e PagBank. Além dessas instituições financeiras, o Consórcio conta com as empresas BBChain, Microsoft e BIP.  

“O aumento da participação das nossas instituições associadas nos testes do Drex demonstra a importância do envolvimento em um projeto tão disruptivo, que deve trazer agilidade nos pagamentos, maior segurança para o sistema financeiro e maior liberdade ao consumidor”. afirma Sílvia Scorsato, presidente da ABBC.

Durante os testes gerais requisitados pelo Banco Central, a ABBC realizará transações do Real Digital/Drex entre contas de reserva bancária; transação do depósito tokenizado do Real Digital entre clientes simulados; compra e venda de Título Público Federal (TPF) na rede DLT do Real Digital; emissão e “queima” de Moeda Digital Tokenizada; e habilitação de transações na modalidade DvP.

Além desses testes, o Consórcio ABBC vai utilizar os recursos para a realização de transações relacionadas à utilização de soluções de Computação Confidencial e às formas de garantias, usando os TPFs.

Sthorm

A Sthorm também annciou novidades. Sua plataforma PlanetaryX que utiliza a tecnologia blockchain e modelos de IA para regeneração ambiental, está atualmente usando a prova de conceito (PoC) de seu novo aplicativo para coletar informações em trilhas protegidas da floresta amazônica.

Os conjuntos de dados legíveis por computador sobre sequestro de carbono, biodiversidade e qualidade do solo serão armazenados em blockchain para certificar e incentivar os esforços de conservação.

“Nosso objetivo é compor unidades locais resilientes de conservacionistas em uma rede global de cooperação sob a abordagem One Health. Essa iniciativa aumenta a conscientização sobre a interdependência do bem-estar humano -ser e mudança ecológica.”, disse Pablo Lobo, co-fundador da Sthorm e CTO da PlanetaryX.

No município de Maués, por exemplo, 500.000 hectares de floresta amazônica primária estão sendo protegidos por uma iniciativa comunitária que também capacita populações nativas vulneráveis ​​ao clima. Em cooperação com o governo local e o estado do Amazonas, a PlanetaryX emitirá Biome Conservation Assets (BCAs), um novo tipo de instrumento financeiro digital, para documentar e recompensar esse esforço surpreendente.

Projeto brasileiro na Gate.io

Outra novidade vem de um projeto brasileiro que foi selecionado pela Gate.io e listado na plataforma de Charity da exchange. O projeto está arrecadando fundos para viabilizar sua iniciativa qe tem como foco o bairro Jardim Peri.

“O acesso limitado a uma educação de qualidade e atividades extracurriculares pode prejudicar seu desenvolvimento pessoal e intelectual. Altas taxas de pobreza podem levar a nutrição e cuidados de saúde inadequados, afetando seu bem-estar geral. Infraestrutura inadequada, como estradas mal conservadas e falta de espaços recreativos seguros, pode limitar suas oportunidades de brincar ao ar livre e interação social”, destaca o projeto.

Por meio do Programa de Apoio ao Futebol Infantil do Brasil, a Gate Charity e A.A Garotos de Ouro visam demonstrar o poder do esporte para elevar as comunidades e causar um impacto duradouro na vida dos jovens.

Bitso

A Bitso anunciou o lançamento de seu novo conjunto de produtos: International Payments (Pagamentos Internacionais), que possibilitará que empresas de todo o mundo se conectem com a América Latina para fazer negócios.

“Com esse lançamento, buscamos impulsionar as economias locais da nossa região, facilitando as operações entre países e abrindo corredores comerciais que apoiam o desenvolvimento da América Latina. Esse é um passo importante em nossa missão de tornar cripto útil e coloca a América Latina na vanguarda dos serviços financeiros baseados em cripto”, comentou Santiago Alvarado, SVP de Produtos Institucionais na Bitso.

Esse novo conjunto de produtos possibilitará às empresas enviar e receber pagamentos em cripto, stablecoins e moedas locais nos países onde a Bitso opera, assim como fazer pagamentos em tempo real, de qualquer país do mundo, de forma rápida e com custos mais competitivos do que as opções tradicionais, tudo por meio de APIs.

Brasileira é finalista no Women in Tech LatAm Awards

Heloisa Passos, CEO da Trexx, especializada em blockchain games, é uma das finalistas da categoria “Woman in Web3”. A startup também foi escolhida para o programa Scale-Up da Endeavor e tem viagens marcadas para Europa e Ásia.

A premiação, que celebra e homenageia as mulheres líderes que estão moldando o cenário tecnológico na América Latina, reconheceu o impacto significativo de Heloísa Passos na indústria de tecnologia e jogos baseados em blockchain.

“Eu acredito que o Brasil tem o potencial para liderar a revolução dos games e das finanças através da blockchain na América Latina, assim como a região tem o potencial de ser uma das líderes no setor em nível mundial” disse Heloisa Passos.

A Trexx também foi selecionada pela Endeavor para a nova edição do Scale-Up, programa que semestralmente seleciona negócios com alto potencial de crescimento e de escalar. Dentre 700 inscrições, foram escolhidas 47 empresas, divididas entre fintechs, healthtechs, climate techs, proptechs e web3.

OKX

Outra novidade é da OKX que anunciou uma parceria com a CoinRoutes. Com a parceria, os usuários institucionais com uma conta OKX agora podem negociar na exchange por meio da interface da CoinRoutes, que oferece algoritmos de trading avançados, painéis de dados de mercado e um recurso de análise de custo de transação exclusivo que mede o desempenho do trading.

Transfero

Já a Transfero lançou o produto Custódia Remunerada, que possibilita receber uma remuneração pelos seus ativos digitais sem precisar se desfazer deles. A estratégia é uma alternativa para usuários Prime que buscam renda passiva e potencializam seus investimentos neste mercado.

Com a Custódia Remunerada da Transfero Prime, o cliente pode alocar seus ativos em protocolos avaliados regularmente com base em rentabilidade consistente e alto valor total alocado (TVL), além de priorizar os protocolos auditados. Os ativos para os quais essa estratégia está disponível são Ethereum (ETH), Solana (SOL), Cardano (ADA), Binance Coin (BNB) e Cosmos (ATOM).

Hathor

A Hathor Labs, empresa mantenedora da rede de blockchain Hathor Network, anunciou a chegada do Volker Kuebler para assumir o novo cargo de Chief Executive Officer (CEO). Com vasta experiência no gerenciamento de operações globais, o executivo será responsável pela liderança de estratégias e gestão dos negócios.

“Estou muito feliz em assumir este novo papel na Hathor Labs e animado para aplicar meus conhecimentos para impulsionar o crescimento contínuo da empresa. Chego também com o objetivo de ajudar a empresa a ampliar seu portfólio de parcerias com o mercado B2B, já que o crescimento do uso de blockchains está abrindo novas possibilidades em diversos setores”, afirma o novo CEO da Hathor.

Lumx

Já a Lumx Studios lança no próximo dia 23 de agosto um report focado em uma das principais questões que envolvem o setor de marketing moderno: o CAC, que é o custo de aquisição de clientes. Ou seja, a métrica que calcula a relação entre o investimento e os lucros obtidos neste processo.

“Revelamos dois cases de empresas renomadas de diferentes setores que implementaram soluções neste contexto, otimizando a captura, engajamento, construção de comunidade e conversão de leads”, explica o CO-CEO da Lumx, Caio Barbosa.

O primeiro caso, da Ticketmaster, líder em venda de ingressos, ilustra como o registro de ingressos na blockchain combate fraudes e eleva a segurança nas transações. Já a Nike utiliza colecionáveis digitais como uma estratégia de engajamento para sua comunidade, consolidando-se como uma referência no universo web3.

BingX

A BingX anunciou a renovação de sua parceria com a CertiK. A parceria visa aumentar a segurança e a confiabilidade da plataforma BingX, proporcionando aos usuários um ambiente de negociação mais seguro e confiável.

Como parte do contrato renovado, a CertiK continuará a fornecer à BingX a API de pontuação de segurança, permitindo que a plataforma acesse as pontuações de segurança geradas pela CertiK. Esses dados serão exibidos no site da BingX para fornecer aos usuários informações valiosas sobre a segurança de vários blockchains e projetos Web3.

Em troca, a BingX integrará a API de pontuação de segurança em seus produtos, garantindo que os usuários possam acessar e visualizar facilmente as pontuações de segurança dos projetos listados.

Bitget

A Bitget anunciou o lançamento do Under 30 Virtual Hackathon, uma iniciativa do programa de responsabilidade social corporativa da Bitget, o Blockchain4Youth. Previsto para ocorrer de 12 de agosto a 18 de setembro, o hackathon pretende potencializar a criatividade e inteligência de jovens talentos para o desenvolvimento de soluções de IA e blockchain.

Com US$ 50.000 em prêmios, o hackathon tem como objetivo estimular a inovação e oferecer aos novos talentos uma plataforma para transformar suas ideias em realidade. Os participantes enfrentarão três desafios, cada um deles destacando a união entre recursos de IA e blockchain. As equipes vencedoras do U30 Hackathon, em cada uma das cinco categorias, vão ganhar USU$ 10.000.

“A Bitget reconhece o imenso potencial dos jovens usuários de criptomoedas que estão crescendo em meio a tecnologias descentralizadas. Seu papel fundamental na promoção da adoção de ativos digitais é fundamental para o setor e não pode ser subestimado”, comentou Gracy Chen, diretora administrativa da Bitget.

2GO

A 2GO Bank, fintech especializada em liquidação de ativos digitais, passa a colaborar com discussões sobre crptomodas e ativos digitais no âmbito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo.

O Diretor de Compliance da 2GO Bank, Alexandre Castilho, foi nomeado para composição do quadro de membros efetivos do Núcleo de Criptomoedas e Fintechs, na Comissão Especial de Tecnologia e Inovação da entidade.

“A Economia 3.0 é a chave para resolver novos desafios e o caminho para trazer novas propostas mais seguras e eficientes”, comemora Castilho.

Greener

O Web3 Latam II, anunciou uma parceria estratégica com a Greener. A parceria com a Greener solidifica o compromisso do Web3 Latam II com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.

Organizado pela Patex Ecosystem, O Web3 Latam II reunirá líderes, especialistas e entusiastas do ecossistema de criptomoedas e tecnologia para discutir questões cruciais, como a regulação das criptomoedas na América Latina, oportunidades de investimento em ativos digitais, tokenização de ativos e o papel das Moedas Digitais de Bancos Centrais (CBDCs). Além disso, a parceria com a Greener traz uma nova abordagem para o evento, destacando a importância da sustentabilidade na era da Web 3.0.

Para o CEO e co-fundador da Greener, Claudio Olimpio, a sinergia entre WEB3 e meio ambiente está cada vez mais evidente e as instituições devem dar voz para este tema.

“A Web3 Latam II é uma plataforma crucial para reunir especialistas, instituições e o público consumidor em torno das perspectivas revolucionárias que a Web3 oferece à América Latina. Esses eventos desempenham um papel fundamental em impulsionar a discussão e a adoção dessas tecnologias inovadoras, enquanto também reforçam nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e a preservação ambiental”.

LEIA MAIS

Aviso: Esta não é uma recomendação de investimento e as opiniões e informações contidas neste texto não necessariamente refletem as posições do Cointelegraph Brasil. Cada investimento deve ser acompanhado de uma pesquisa e o investidor deve se informar antes de tomar uma decisão.

Você pode gostar...