Criminosos roubam R$6,3 bilhões em criptomoedas apenas no terceiro trimestre de 2021

75% do total roubado foram em ataques no ecossistema Ethereum, o principal alvo dos bandidos

O mercado de criptomoedas, que já era alvo de oportunistas, tem chamado cada vez mais a atenção de criminosos, principalmente depois de atingir a marca de 2,5 trilhões de dólares e ver sua principal criptomoeda, o Bitcoin, ultrapassar os US$ 67 mil em cotação recente. O resultado é que bandidos também aumentaram as investidas e hackers já roubaram mais de 1,13 bilhão de dólares em criptomoedas, cerca de 6 bilhões de reais apenas no terceiro trimestre de 2021.

A informação consta em um levantamento da Atlas VPN, de acordo com reportagem da Exame. Desse total, cerca de 70% foram roubados de usuários ou aplicações da rede Ethereum.

O estudo mostra que foram 20 hacks no ecossistema Ethereum, e apenas um deles foi responsável por uma perda de mais de 600 milhões de dólares roubados.

Ainda de acordo com o estudo, o segundo maior alvo dos criminosos foram as corretoras de criptomoedas, que roubaram 114 milhões de dólares. Quase 90 milhões foram roubados em um único ataque, à corretora japonesa Liquid

A reportagem traz outros tipos de ataques que resultaram em perdas de dinheiros, como aplicações da Binance Smart Chain (23 milhões de dólares roubados), ecossistema Polygon (4 milhões) e Rede EOS (25.400).

A Exame explica que outros 28 hacks resultaram em 193 milhões de dólares roubados, em ecossistemas menores ou em falsos lançamentos de criptomoedas.

O levantamento da Atlas VPN mostra ainda que nos três primeiros trimestres deste ano (2021) houve maior volume de roubos de criptomoedas do que em todo o ano de 2020.

Os números mostram 146 roubos deste tipo até setembro de 2021 e 122 nos 12 meses de 2020.

LEIA TAMBÉM:

Você pode gostar...