Criadora do BAYC acusada de promoção fraudulenta de NFTs e ApeCoin
A Yuga Labs foi ameaçada com um processo por “promoção fraudulenta” do Bored Ape Yacht Club (BAYC) e da ApeCoin (APE). O escritório de advocacia está representando investidores que compraram os ativos entre abril e junho.
A empresa criadora do BAYC, Yuga Labs, está enfrentando uma ação judicial, de acordo com um aviso do escritório de advocacia Scott+Scott, que publicou um aviso dizendo que “os investidores da Yuga Labs foram induzidos de forma inadequada a comprar produtos financeiros”, nomeadamente Bored Ape Yacht Club e ApeCoin.
- Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Investidores individuais se uniram para abrir o processo contra a Yuga Labs, e a ação afirma que a liderança usou promoções e endossos de celebridades para inflar o preço dos tokens não fungíveis (NFTs) e do token ApeCoin.
O processo do Scott+Scott ainda diz que a Yuga Labs vendeu milhões de dólares em “NFTs promovidos de forma fraudulenta”, com a ApeCoin sendo mais uma tentativa de “fugir” dos investidores. Esses investidores dizem que perderam mais de 87% de seu investimento desde 28 de abril.
O escritório de advocacia pediu aos investidores que entrem em contato com eles se também tiverem sofrido perdas na aquisição desses ativos entre abril e junho. A queixa ainda não foi apresentada no tribunal e a empresa não ofereceu mais detalhes além do aviso em seu site.
Será interessante ver como esse caso se desenvolve, já que o tribunal provavelmente fará uma observação sobre se os NFTs são títulos. Qualquer que seja esse resultado, ele terá um enorme impacto em como as NFTs são vistas.
Este não é o primeiro processo em que a Yuga Labs está envolvida. A empresa também entrou com uma ação contra um artista conhecido que diz ter cometido violação de marca registrada.
Enquanto isso, Yuga Labs segue
O Yuga Labs está atualmente no meio de várias iniciativas, e sua coleção NFT BAYC continua a ser manchete por esforços de marketing e exposição, incluindo um videoclipe com Eminem e Snoop Dogg. Um NFT do BAYC foi vendido ao lado de uma garrafa de champanhe, a primeira desse tipo.
O metaverso Otherside é um dos maiores desenvolvimentos em que a empresa está trabalha atuamente mas a recente queda do mercado afetou o projeto drasticamente. As vendas de outros NFTs atingiram novos mínimos em junho, com o valor médio de venda passando de US$ 22.000 para US$ 6.000.
A Yuga Labs continuará a fazer manchetes, sendo o nome mais popular no espaço NFT. O nicho desacelerou em termos de crescimento nos últimos meses, mas ainda mantém um certo nível de popularidade.
Segundo semestre pode ser mais difícil para NFTs
As NFTs conquistaram o mundo no início deste ano, mas o restante do ano pode ser menos frutífero. O crash do mercado derrubou os valores de muitos volumes de vendas, incluindo a coleção NFT Doodles.
NFTs também estão sob escrutínio regulatório.
Os ganhos de um artista letão da NFT, totalizando milhões de dólares, foram recentemente apreendidos por alegações de lavagem de dinheiro. O governo dos EUA também disse que os funcionários do governo precisam declarar publicamente suas posses em NFTs.
O artigo Criadora do BAYC acusada de promoção fraudulenta de NFTs e ApeCoin foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.