Credores da Celsius querem impedir empresa de ter lucro com mineração
Credores da Celsius Network pretendem impedir legalmente a empresa de vender seus Bitcoins (BTC) minerados.
Durante audiência realizada nesta sexta-feira (12), um comitê que representa os credores não garantidos da Celsius manifestou o desejo de bloquear as tentativas da empresa de vender suas criptomoedas obtidas por meio de mineração.
Após declarar falência em 13 de julho devido a uma crise de liquidez, a plataforma de empréstimos cripto solicitou aprovação para construir uma nova mineradora de Bitcoin (BTC). Com as receitas obtidas desta atividade, a empresa pretendia se reestruturar e pagar seus clientes.
Porém, a iniciativa parece não ter agradado os usuários da plataforma, que estão desde 13 de junho impossibilitados de sacar seus fundos. O comitê de credores, além de pedir para a justiça bloquear as possíveis vendas da Celsius oriundas de mineração, está lançando uma “investigação abrangente” e espera invocar a Regra de Falências de 2004.
Caso ela seja aprovada, os executivos da Celsius teriam que testemunhar na justiça e apresentar provas em um processo semelhante a uma ação civil. Nesse sentido, o atual CEO da Celsius, Alex Mashinsky, já apresentou mais de 1.000 páginas que detalha cada versão dos termos de uso da empresa.
Porém, para o comitê, o empresário teria feito “promessas vazias e falsas” antes de comunicar os problemas de liquidez que o protocolo estava enfrentando.
- Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Token CEL dispara em meio aos problemas da Celsius
Como se o pedido de falência não fosse ruim o bastante, a Celsius ainda precisou lidar com uma violação de dados de seus clientes, além de declarações de reguladores dos EUA que afirmavam que a empresa estava completamente insolvente.
Apesar disso, seu token nativo tem realizado grandes saltos de preço. O CEL acumula uma valorização de cerca de 670% desde que os saques de seus clientes foram congelados. Somente nos últimos sete dias o ativo disparou 110%, de acordo com o CoinGecko.
Um dos motivos para isso seria o fato da empresa conseguir pagar seus empréstimos com investidores institucionais, afastando o risco de suas posições alavancadas serem liquidadas. Além disso, nesta semana foi divulgado que a Ripple estaria interessada em comprar os ativos da empresa.
Apesar disso, tudo leva a crer que os usuários que possuem fundos depositados em sua plataforma ainda terão que esperar um longo período de tempo para terem os seus ativos de volta.
O artigo Credores da Celsius querem impedir empresa de ter lucro com mineração foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.