CPQD se torna provedor da Hyperledger no Brasil para expandir serviços de blockchain

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) acaba de se tornar o provedor oficial de serviços da Hyperledger no Brasil.

A partir dessa nova integração, o CPQD vai passar a auxiliar empresas brasileiras a adotar a tecnologia do Hyperledger na criação de aplicações blockchain

O Hyperledger é uma iniciativa colaborativa de código aberto, desenvolvida pela Linux Foundation, usado para implantações de blockchain no mundo corporativo.

Dessa forma, o Hyperledger funciona como um local “neutro”, onde diferentes estruturas baseadas em blockchain podem ser criadas. 

Agora que se tornou um provedor oficial desse ecossistema no Brasil, o CPQD vai oferecer consultoria e serviços profissionais a outras organizações que desejam usar Hyperledger na base de seus projetos.

O CPQD é uma organização privada que atua há mais de 40 anos no Brasil desenvolvendo sistemas inovadores para empresas de diferentes segmentos do mercado. 

A organização começou a se aprofundar na tecnologia das criptomoedas em 2016 e há cerca de três anos, é um membro associado do Hyperledger. 

Aliás, a empresa usa esse ecossistema para criar suas soluções. Em 2019, por exemplo, eles desenvolveram para o governo brasileiro o BlockIoT, uma solução de identidade digital de pessoas e coisas baseadas em blockchain.

Hyperledger no Brasil

De acordo com o anúncio oficial da parceria, o CPQD passou por um rigoroso processo de seleção para se tornar o provedor de serviços da Hyperledger no Brasil. Uma dessas exigências, por exemplo, é ter profissionais na equipe certificados na ferramenta Hyperledger Fabric. 

Hyperledger Brasil

Conforme explica Fernando Marino, líder técnico em blockchain da CPQD, a organização possui hoje um programa interno de capacitação que qualifica profissionais em tecnologias emergentes, o que ajudou a tornar a parceria possível.

“O credenciamento como Hyperledger Certified Service Provider vai ao encontro da estratégia de internacionalização do CPQD, uma vez que abre oportunidades de participação em projetos globais envolvendo Hyperledger. Além disso, é um fator importante para a representatividade do Brasil, e da América Latina, na comunidade Hyperledger.”

Há anos a organização brasileira participa ativamente na comunidade Hyperledger. Em 2019, por exemplo, ela ajudou a fundar o Hyperledger Regional Chapter Brazil, um grupo que promove esse ecossistema blockchain na região. 

O artigo CPQD se torna provedor da Hyperledger no Brasil para expandir serviços de blockchain foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...