COVID-19: Golpistas Aumentam Ataques em Trabalhadores Remotos
A pandemia de coronavírus deixou milhões de desempregados, enquanto outros foram forçados a trabalhar em casa para limitar a propagação do vírus.
No entanto, esse mandato também apresenta uma oportunidade para hackers que desejam lucrar com o trabalho árduo de outras pessoas.
Os Golpistas Estão Desesperados e à Solta
Recentemente, o Centro Nacional de Cibersegurança (NCSC) do Reino Unido e a Agência de Cibersegurança e Infraestrutura (CISA) do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) emitiram uma declaração em parceria alertando os cidadãos de que grupos de hackers privados e apoiados pelo governo estão à espreita.
As agências de segurança destacaram o crescimento consistente de golpes de phishing, ataques de ransomware , e outros ataques com tema de coronavírus que estão sendo implantados contra indivíduos e organizações empresariais. A Microsoft até revelou que os cibercriminosos haviam conseguido enviar esses e-mails fraudulentos com temas de coronavírus para todos os países do planeta.
Por enquanto, o mais proeminente desses ataques parece ser um golpe de e-mail de phishing, no qual os hackers enviam mensagens para suas vítimas, alegando pertencer à Organização Mundial da Saúde (OMS) ou a qualquer outra autoridade sanitária estabelecida.
Esses emails geralmente incluem links maliciosos que ocultam arquivos de malware perigosos que são ativados quando os emails são abertos. Seu modo de operação geralmente difere, mas o objetivo final é causar tensão financeira às vítimas.
Eles também apontaram que houve um aumento no número de ataques direcionados a ferramentas e software remotos de trabalho. As redes privadas virtuais (VPNs), usadas para mascarar a localização real de uma pessoa, foram apontadas como um destino específico.
Dado que muitas pessoas começaram a trabalhar em casa, ferramentas como VPNs se tornaram populares. No entanto, alguns desses cibercriminosos começaram agora a explorar vulnerabilidades nas redes para obter acesso a qualquer computador que se conecte a eles.
Eles podem obter acesso aos arquivos pessoais e corporativos da vítima, bem como a uma grande variedade de informações confidenciais, violando sua rede doméstica – mesmo que isso seja feito remotamente.
As Sessões de Bate-Papo Por Vídeo Podem Estar em Risco
As VPNs não são as únicas ferramentas segmentadas por atores mal-intencionados. Recentemente, também houve muita atenção nos aplicativos de chamada de vídeo.
Com a mudança para o trabalho remoto ganhando mais força, um serviço que ganhou tremendamente é o Zoom, um serviço de bate-papo por vídeo. O Zoom ganhou ampla popularidade devido à sua facilidade de uso. Há também o pacote Freemium, que permite até 100 participantes de bate-papo em vídeo em grupo em um bate-papo.
Desde o início da pandemia, a empresa viu os usuários diários subirem de 10 milhões para 200 milhões.
No entanto, vários relatórios também surgiram, afetando os recursos de privacidade da plataforma após vários reclamações de invasores invadindo bate-papos por vídeo e interrompendo reuniões. Nos últimos dias, o Yahoo! Finanças relatado que hackers publicou centenas de contas verificadas do Zoom na Dark Web.
Para manter-se informado, tendo a sua disposição conteúdo constante e de qualidade, não deixe de acompanhar nosso site. Aproveite e faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter.
O artigo COVID-19: Golpistas Aumentam Ataques em Trabalhadores Remotos foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.