CEO da Grayscale: recorrer aos tribunais a cada problema com criptomoedas esmagará a inovação
Michael Sonnenshein, CEO da Grayscale, enfatizou a necessidade de uma postura regulatória equilibrada em relação ao mercado de criptomoedas, para evitar atrapalhar a inovação nos Estados Unidos
O CEO da Grayscale Investments, Michael Sonnenshein, destacou um possível resultado negativo para a economia dos Estados Unidos se a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) continuar adotando uma abordagem individualizada para regular o setor de criptomoedas.
Durante uma entrevista recente com a Fox Business, Sonnenshein expressou que a SEC poderia expulsar as empresas de criptomoedas do país ao recorrer constantemente a ações de fiscalização.
“Se todo problema com criptomoedas precisa ir a um tribunal, então, como país, estamos esmagando a inovação que ocorre aqui”, afirmou Sonnenshein.
Sonnenshein reiterou que a indústria precisa de definições distintas para “cripto commodities e cripto títulos”, bem como diretrizes regulatórias mais claras para stablecoins.
Ele acredita que isso impedirá que as empresas se mudem para fora dos Estados Unidos. Sonnenshein afirmou:
“Adicionar mais clareza a isso garantiria que empresas e pessoas que trabalham com cripto não deixem os EUA, porque nosso ambiente regulatório é hostil em relação à classe de ativos, mas, em vez disso, a abraça.”
O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, fez comentários semelhantes antes da vitória parcial da Ripple sobre a SEC em 13 de julho.
Em 17 de junho, Garlinghouse expressou que a SEC está “procurando matar” a inovação e a indústria de criptomoedas nos Estados Unidos. Ele acrescentou que o processo da Ripple é apenas o começo de muitos outros casos.
“No final das contas, quando nosso processo chega ao fim, para muitos outros está apenas começando, então a luta pela clareza deve continuar”, afirmou Garlinghouse.
No entanto, Sonnenshein continua otimista sobre os esforços contínuos do Congresso para fornecer clareza regulatória para o setor.
“Muito dessa legislação que esse Congresso poderia muito bem aprovar, poderia dar à indústria a clareza real de que precisa para avançar de uma forma que abrace as criptomoedas”, afirmou Sonnenshein.
Em 31 de julho, o Cointelegraph informou que o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Estados Unidos aprovou a Lei de Inovação e Tecnologia Financeira para o Século 21 por 35 a 15 votos.
A lei visa estabelecer regras de registro para empresas cripto sob a jurisdição da Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC, na sigla em inglês) ou da SEC.
Embora Sonnenshein esteja confiante na direção do Congresso, ele acredita que a SEC deve mudar seu foco para os fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin (BTC).
Ele explicou que a SEC está avaliando os critérios errados ao determinar qual ETF de Bitcoin deve ser introduzido no mercado.
“Quando penso no processo que a SEC deveria estar realizando aqui, não é realmente para escolher vencedores e perdedores, é para garantir que todas as divulgações corretas sejam veiculadas para os investidores.”
Em 11 de agosto, a SEC adiou sua decisão sobre o resultado do ETF ligado ao preço de varejo do Bitcoin, proposto pela ARK Investment Management.
Após sua publicação no Registro Federal, a SEC iniciou um período de comentários públicos para o ARK 21Shares Bitcoin ETF.
Isso marca o adiamento mais recente no processo de tomada de decisão regulatória sobre a aprovação de um ETF cripto ligado a preço de varejo nos Estados Unidos.
Leia mais: