Cofundador da Cosmos diz que uma grande vulnerabilidade de segurança foi descoberta no IBC

Um patch público corrigindo a exploração está programado para ser lançado amanhã.

Na quinta-feira (13/10), Ethan Buchman, cofundador do ecossistema Cosmos de comunicação interblockchain (IBC), disse que uma ‘vulnerabilidade de segurança crítica’ foi descoberta que ‘impacta todas as cadeias Cosmos habilitadas para IBC, para todas as versões do IBC’. Buchman assegurou que já foram tomadas medidas para garantir que todas as principais cadeias públicas habilitadas para IBC tenham sido corrigidas, afirmando:

“Uma cadeia está a salvo da vulnerabilidade crítica assim que ⅓ de seu poder de voto aplica o patch. As cadeias ainda devem procurar corrigir ⅔ o mais rápido possível assim que o patch oficial for lançado.”

Uma versão pública do patch será lançada no CosmosSDK (kit de desenvolvimento de software) v0.45.9 e v0.46.3 amanhã às 14:00 UTC. Buchman recomenda que todas as cadeias e validadores a apliquem imediatamente após o lançamento, e que a interrupção da cadeia não seja necessária para que ela entre em vigor.

O problema parece ter vindo à tona depois que os principais desenvolvedores da Cosmos e Osmosis (a principal exchange descentralizada da Cosmos) aumentaram as auditorias de segurança à luz de uma exploração de ponte cruzada de US$ 100 milhões na BNB Chain em 6 de outubro.

As pontes de cadeia cruzada resolvem uma variedade de problemas em finanças descentralizadas, permitindo que os usuários façam a portabilidade de ativos digitais em vários protocolos. No entanto, eles tendem a ser mais complexos do que os aplicativos descentralizados regulares e, se o código-fonte for copiado e colado nos protocolos, a vulnerabilidade pode ser amplificada drasticamente.

No entanto, a grande maioria dos hacks de pontes de cadeia cruzada este ano, como as explorações de pontes Ronin e Nomad, ocorreram em blockchains de máquinas virtuais Ethereum. Pelo contrário, as brechas de segurança em cadeias no ecossistema IBC do Cosmos têm sido raras. Atualmente, existem cerca de 45 blockchains construídas usando o Cosmos SDK.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...