Corrida da adoção de Bitcoin por países está só começando

A adoção do Bitcoin pelos estados-nação está acontecendo mais rápido do que Samson Mow previu, e o CEO da JAN3 acredita que uma corrida dos estados-nação para acumular Bitcoin está chegando.

O JAN3 está trabalhando para acelerar o que é comumente chamado de “hiperbitcoinização”, apoiando a adoção de estados-nação, como em El Salvador. Mow desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da estratégia de Bitcoin do país, incluindo os Bitcoin Bonds de El Salvador, e agora está trabalhando para impulsionar a adoção em outros lugares.

A grande corrida do Bitcoin

Os comentários mais recentes de Mow vieram em uma entrevista gravada durante o evento ‘The Capital’ Metaverse, organizado pela CoinMarketCap. Como Mow vê o cenário econômico, o Bitcoin apresenta uma oportunidade de ouro para nações com previsão de explorar seu potencial;

“Acredito que veremos uma corrida para acumular Bitcoin no nível nacional”, disse Mow em uma entrevista publicada no YouTube em 2 de junho. “Portanto, faz sentido que você queira ser um dos primeiros estados-nação a adotar Bitcoin. Você pode não estar adiantado em termos de indivíduos, mas pode ser um dos primeiros estados-nação a adotar e acumular Bitcoin em nome de seus cidadãos.”

Mow explicou ainda como a bitcoinização do estado-nação está ocorrendo a uma taxa muito mais rápida do que ele poderia esperar. Já El Salvador e a República Centro-Africana declararam o Bitcoin moeda legal, algo que o fundador do JAN3 inicialmente esperava que só pudesse acontecer daqui a alguns anos.

“Bem, acho que é definitivamente mais cedo do que eu pessoalmente teria previsto”, disse Mow. “Eu teria imaginado talvez daqui a alguns anos, talvez três, quatro anos, mas estou feliz em ver isso acontecer em um horizonte de tempo curto. Eu também não achei que veríamos estados-nação tentando banir o Bitcoin, mas também vimos isso com a China reprimindo as exchanges e depois a mineração, mas parece que tudo com Bitcoin está acontecendo em uma linha do tempo acelerada e é definitivamente interessante de assistir.”

  • Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

“Os preços do Bitcoin estão abaixo de US$ 30 mil, então é definitivamente um bom momento para acumular”, acrescentou.

Onde será próximo?

Um dos assuntos discutidos durante o evento foi onde o Bitcoin poderia dar o próximo salto para a adoção em nível nacional. Embora isso permaneça uma questão em aberto, com vários candidatos em potencial, Mow tem ideias definidas sobre onde o JAN3 pode procurar ajudar nessa transição.

Entre a lista dos principais potenciais está o México. O país é a 15ª maior economia do mundo e o terceiro maior parceiro comercial dos EUA, a maior economia do mundo. Se o país fizer moeda legal do Bitcoin, seria um grande golpe, na ordem de grandezas maior do que qualquer outra coisa que o precedeu até agora.

Mow não é o único a identificar o México como uma vasta oportunidade que pode estar pronta para ser explorada. O país abriga a exchange Bitso, avaliada em US$ 2,2 bilhões, tornando-se o primeiro unicórnio de criptomoedas da América Latina. A Tether lançou recentemente o MXNT, uma stablecoin lastreada ao peso mexicano, em uma indicação do foco crescente da empresa na região.

Mow tende a acreditar que a adoção nacional mexicana é uma possibilidade real. “Acredito que você tem a base lá”, diz Mow, citando os esforços da senadora Indira Kempis em “abrir o caminho”.

Por enquanto, a questão permanece especulativa, mas qualquer que seja o estado-nação a seguir, parece que a corrida ao Bitcoin dos estados-nação só vai acelerar a partir daqui.

O artigo Corrida da adoção de Bitcoin por países está só começando foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...