Coréia do Sul planeja incentivo para startups em blockchain
Notícias do Bitcoin Brasil
O governo sul-coreano planeja incentivo para startups em blockchain. A ideia é incentivar o desenvolvimento de 157 tecnologias com potencial de crescimento em 11 áreas de atuação.
Conforme reportado pela Coindesk, oito ministros do governo da Coréia do Sul participaram de uma reunião nesta quarta-feira sobre política econômica, na qual planejaram as alíquotas que devem ser reduzidas no escopo do projeto e as novas regras aplicáveis. Trata-se de uma tentativa de impulsionar o crescimento da inovação no país.
Dentre os benefícios, destaca-se a mudança dos critérios necessários para que uma empresa possa ter seus tributos reduzidos. Por exemplo, o investimento mínimo atual em pesquisa e desenvolvimento que uma startup deve fazer é de 5% da receita do ano anterior. No entanto, como os primeiros anos das startups em tecnologia via de regra não geram receitas significativas, o novo piso deverá mudar para 5% da receita do ano corrente.
Ainda não foi divulgado o efeito das medidas sobre os cofres públicos sul-coreanos. As mudanças, no entanto, já devem ser efetivadas no primeiro trimestre de 2019.
No Brasil, o número de startups que aplicam blockchain de alguma forma também está em ascensão, apesar de ainda não haverem muitos programas governamentais de incentivo.
Em maio deste ano, a corretora brasileira de bitcoin Foxbit anunciou que planeja criar uma bolsa para negociação de títulos de startups, com o objetivo de criar um mercado secundário para esses ativos. A criação da bolsa ficaria a cargo da Kria, site de captação de investimentos para organizar crowdfundings.
As principais propostas das autoridades brasileiras para o incentivo a startups vêm sendo pela via regulatória. Em julho do ano passado, a Comissão de Valores Mobiliários emitiu a Instrução Normativa n° 588, que regula o crowdfunding de investimento, uma das principais formas de captação das startups. Já em abril deste ano, o Conselho Monetário Nacional publicou norma que regulamenta as fintechs de crédito.
O post Coréia do Sul planeja incentivo para startups em blockchain apareceu primeiro em Bitcoin Brasil.