Core Scientific nomeia Adam Sullivan como CEO em meio a processo de reestruturação
A empresa afirma ter visto um aumento na liquidez nos últimos meses e espera-se que saia do processo de falência até o final do ano.
A mineradora de Bitcoin (BTC) de capital aberto Core Scientific nomeou Adam Sullivan como seu CEO. Sullivan, que anteriormente atuou como presidente da empresa, assumiu o cargo em 4 de agosto, enquanto o cofundador e ex-CEO Mike Levitt continua como presidente do conselho.
Sullivan tem mais de uma década de experiência em serviços financeiros, especialmente em infraestrutura e ativos digitais, com experiência que inclui estratégia, finanças corporativas e fusões e aquisições. Antes de ingressar na Core Scientific, ele ocupou cargos na XMS Capital Partners, supervisionando transações totalizando mais de US$ 5 bilhões, incluindo a fusão da Core Scientific com a Power & Digital Infrastructure Acquisition Corp. em 2021.
A mudança na liderança ocorre em meio ao processo de reestruturação da Core Scientific. Após meses de dificuldades financeiras , a empresa entrou com pedido de proteção contra falência do Capítulo 11 em dezembro de 2022 devido aos baixos preços do Bitcoin, aumento dos custos de eletricidade, um aumento na taxa global de hash do Bitcoin e a falência do credor de criptomoedas Celsius.
A falência do capítulo 11 permite que uma empresa continue operando até que as partes interessadas concordem com um plano de reestruturação, que pode envolver operações de redução de tamanho para reduzir a dívida ou vender ativos para pagar os credores.
No plano de falência submetido recentemente aos tribunais dos EUA, a Core Scientific afirma ter visto um aumento na liquidez devido aos preços mais altos do Bitcoin, aumento da taxa de hash da rede e redução dos custos de energia. Espera-se que a empresa saia do processo até o final de 2023. Até agora, este ano, as ações da empresa aumentaram mais de 1.178%, indicando um sentimento positivo do investidor. No entanto, a Core Scientific continua sendo uma ação barata, o que significa que a volatilidade é mais provável.
A Core Scientific supostamente opera 211.000 mineradores de Bitcoin em seus data centers nos Estados Unidos, com uma taxa de hash potencial de 22,2 exahashes por segundo. As operações de automineração contribuíram com 1.030 BTC em junho e 7.768 BTC no primeiro semestre de 2023.