Contrário a proibição de cripto na Rússia, Putin vê potencial na mineração
Vladimir Putin, o presidente da Rússia, pediu por um consenso entre o governo e o banco central do país após o recente pedido do Banco da Rússia pela proibição total das criptomoedas.
Em uma videoconferência com ministros do governo nesta quarta-feira, 26, Putin pediu que “algum tipo de opinião unânime” entre seu governo e o Banco da Rússia seja formada por meio de discussões em um futuro próximo.
O banco central da Rússia pediu a proibição total das criptomoedas em um relatório na última semana, citando sua volatilidade e uso para atividades ilegais como algumas das razões.
O pedido do Banco da Rússia foi contestado pelo Ministério das Finanças do país, alegando que prejudicaria o desenvolvimento tecnológico do setor.
“O banco central tem uma posição própria. Está ligada ao fato de que a expansão deste tipo de atividade traz certos riscos, em primeiro lugar para os cidadãos do país, dada a alta volatilidade e alguns outros componentes deste tópico”, disse Putin.
Isso deveria, no entanto, ser compensado por “certas vantagens competitivas” que a Rússia possui quando se trata de mineração, devido ao excedente energético do país e “trabalhadores especializados”, segundo o chefe de estado russo.
Em agosto, a Rússia era o terceiro maior país do mundo em mineração de bitcoin, atrás apenas dos EUA e da China, de acordo com o Centro de Finanças Alternativas da Universidade de Cambridge.
Texto traduzido por Mariana Maria Silva e republicado com autorização da Coindesk
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok