Hewlett Packard e Continental anunciam lançamento de plataforma que utiliza a tecnologia blockchain

Plataforma para compartilhar dados de veículos e permitir novos serviços digitais que melhorem a segurança e a conveniência dos motoristas. deve ser disponibilizada ainda em 2019

Em comunicado divulgado na terça-feira, 26 de fevereiro, a gigante dos pneus Continental e a gigante da tecnologia Hewlett Packard Enterprise anunciaram o lançamento de uma nova plataforma baseada na tecnologia blockchain, prevista para estar disponível ainda em 2019.

O projeto visa o compartilhamento de dados de veículos e permitirá novos serviços digitais com objetivo de melhorar a segurança e a conveniência dos motoristas. Ao mesmo tempo, a plataforma ajudará os fabricantes de automóveis a monetizar seus dados e diferenciar suas marcas.

Com base na tecnologia blockchain, a plataforma fornece soberania, segurança, transparência e eficiência dos dados para superar as barreiras do compartilhamento de dados de veículos.

A monetização de dados tornou-se uma indústria própria no mundo da Web 2.0, com muitas empresas reunindo grandes quantidades de dados que são então vendidos para outra entidade ou armazenados em “data silos”, uma marca da centralização digital.

“Data silos” são repositórios de dados sob o controle de um departamento específico, mantido de maneira isolada do restante da organização e, portanto, não integrados aos demais sistemas da empresa.

De acordo com matéria da Forbes, empresas em diferentes indústrias chegaram ao ponto em que desejam abrir seus data silos antigos para que os dados possam ser explorados, examinados e utilizados para monetização. 

A HPE e a Continental identificaram a necessidade de se manter uma boa base de dados coletada por novos veículos. Os dados coletados podem ser desde rotas de tráfego até hábitos do motorista. 

A dupla de titãs está usando a tecnologia blockchain para criar um sistema que permita aos fabricantes retomarem a estratégia de armazenamento de dados em data silos. Além disso, “a plataforma oferece soberania, segurança, transparência e eficiência dos dados para superar as barreiras de compartilhamento de dados veiculares”.

Falando sobre os benefícios, Phil Davis, presidente da Hybrid IT e CSO da HPE, disse:

“O compartilhamento de dados de veículos entre os fornecedores pode resolver alguns dos problemas de tráfego mais difíceis e melhorar a experiência do motorista aproveitando o poder da inteligência de enxames”.

Para os fabricantes de automóveis e parceiros, a plataforma permitirá o comércio de dados em benefício do consumidor, que poderá permitir a monetização dos dados do veículo. No entanto, para ser claro, a troca de dados depende do consentimento do motorista. Os comunicados de imprensa afirmam que a plataforma terá um sistema simples de “opt-in e opt-out” para os motoristas, que poderam decidir se seus dados serão compartilhados ou não.

A HPE e a Continental acreditam que a plataforma é capaz de reunir ecossistemas centralizados e descentralizados e alavancar novas formas de monetização de dados.

Você pode gostar...