Contador-chefe da SEC: empresas com ativos digitais ainda precisam manter seus livros em ordem

Wesley Bricker, contador chefe da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), disse que o advento dos ativos digitais e de blockchain não muda a “responsabilidade fundamental” das empresas quando se trata de suas atividades de relatórios financeiros.

As observações de Bricker foram feitas como parte de um discurso proferido antes da Conferência Nacional do AICPA sobre Bancos e Instituições de Poupança em Washington, D.C., segunda-feira, 17 de setembro.

Bricker abriu enfatizando que era crucial para a profissão contábil manter-se a par das tecnologias emergentes para garantir que ela pudesse cumprir adequadamente seu papel de guardiã da “conformidade do emissor relacionada a relatórios financeiros”.

Ele continuou enfatizando que as inovações em tecnologia podem, de fato, ser “o aliado das atividades de negócios e relatórios financeiros de uma empresa, não de seus oponentes”:

“Conclui-se que as mudanças na tecnologia não precisam funcionar contra os investidores e os mercados de capital públicos. Além disso, as empresas devem continuar a manter livros e registros apropriados, independentemente de a tecnologia de livro-razão distribuído (como blockchain), contratos inteligentes e outros aplicativos baseados em tecnologia serem (ou não) utilizados”.

Bricker enfatizou que, tanto para as empresas como para seus auditores, os parâmetros existentes das normas de auditoria e das leis federais de valores mobiliários, com suas respectivas obrigações de relatórios – onde eles se aplicam – devem continuar sendo rigorosamente respeitados.

“A tecnologia de contabilidade distribuída e os ativos digitais, apesar de suas possibilidades empolgantes, não alteram essa responsabilidade fundamental”, enfatizou.

Desdobramentos de alto perfil recentes no cenário regulatório de cripto nos EUA viram a SEC estender sua competência para supervisionar os fundos de cobertura cripto, a FINRA se envolver em um caso de suposta fraude de valores mobiliários e um juiz federal de Nova York decidir que as leis de valores mobiliários são aplicáveis ​​para lidar com alegações de fraude cripto.

Fonte: Cointelegraph

Você pode gostar...