Conta verificada de “Donald J. Trump” no Twitter dando golpes em investidores de criptomoedas
Existe um problema muito conhecido no Twitter: contas falsas que promovem “brindes” em criptomoedas. Os golpistas prometem Bitcoin ou Ethereum gratuitos para usuários que enviarem antes uma quantia da criptomoeda.
O golpe geralmente funciona mais ou menos assim: Após um grande influenciador fazer algum twitt com muitas interações, o golpista cria uma conta fake com o mesmo nome do influenciador e escreve uma mensagem:
“Me envie 1, e receba 10x”
Lamentavelmente um número significativo de pessoas acabam caindo neste tipo de golpe.
As carteiras dos golpistas acumularam alguns milhares de dólares – e as pessoas continuam enviando moedas. Embora seja bizarro, os golpistas estão aproveitando o mercado de criptomoedas e publicando este tipo de mensagem em diversos twitts.
Para tentar contornar a situação, Vitalik Buterin, co-fundador do Ethereum, alterou o nome da sua conta no twitter para “Vitalik Buterin, (Não dou ethereum)”.
O CEO da Binance, Changpeng Zhao, também alterou o nome da sua conta para: “CZ (Não dou criptos).”
Para tentar ajudar os novatos no mercado de criptomoedas, Vitalik também pediu seus seguidores para “não confiar em ninguém que ofereça dinheiro no twitter”.
Time that it takes for scammers to copy my new profile picture: 10 minutes.
DON’T TRUST ANYONE ASKING FOR OR OFFERING MONEY ON TWITTER.
DON’T TRUST ANYONE ASKING FOR OR OFFERING MONEY ON TWITTER.
DON’T TRUST ANYONE ASKING FOR OR OFFERING MONEY ON TWITTER. https://t.co/wcDAJoh6jD— Vitalik Non-giver of Ether (@VitalikButerin) February 18, 2018
Agora, recentemente o twitter anunciou que qualquer pessoa pode preencher um formulário pedindo verificação de conta. Isso é, aquele selo azul ()que confirma que uma pessoa realmente é um perfil legitimo. Este recurso antes era disponibilizado apenas a celebridades.
Uma conta pode ser verificada se for determinada como uma conta de interesse público. Normalmente, isso inclui contas mantidas por músicos, atores, modelos, políticos, líderes, jornalistas, atletas, empresários e outras áreas de interesse popular.
O selo aparece ao lado do nome no perfil de uma conta e ao lado do nome da conta nos resultados da pesquisa. É sempre a mesma cor e colocada no mesmo local, independentemente das personalizações de cor de perfil ou tema.
“As vantagens de se ter uma conta verificada na rede social, além do selo que atesta a legitimidade da conta, é informar ao leitor que o perfil se trata de autoria certificada diante da comunidade online, e o Twitter pode também liberar o acesso a novas funções em primeira mão para os usuários com o selo.”
Os golpistas aproveitaram este recurso para criarem contas falsas verificadas de celebridades e pessoas importantes.
O caso mais recente e que chamou atenção foi um perfil nomeado como “Donald J. Trump” oferecendo criptomoedas grátis na rede social.
Os usuários do Twitter tiveram conhecimento de várias respostas aos tweets do perfil real de Trump. Os twitts eram de uma conta verificada com o username: @JoeJoyce2, provavelmente hackeada.
A conta tinha mudado de foto e o nome de exibição para combinar com os do presidente norte americano, Donald Trump.
“Boas notícias”, dizia o tweet com o nome de “Donald J. Trump” ao lado de um selo de verificação do Twitter. “Eu decidi fazer a maior distribuição de criptomoedas do mundo, para todos os meus seguidores que usam Bitcoin ou outras criptomoedas. Estou dando 5.000 ETH e 500 BTC para todos os meus leitores.”
Mais uma vez podemos enfatizar: – Era scam.
Até o momento da redação desta notícia o endereço de bitcoin possuia mais de 17BTC, R$486.885,00 na cotação de hoje.
Embora seja impossível dizer se todo esse BTC veio de vítimas dessa conta falsa do Twitter, esse endereço é claramente controlado por golpistas e, portanto, o conteúdo provavelmente é fruto de golpes.
Em um comunicado divulgado na quarta-feira ao Yahoo Finance, um porta-voz do Twitter disse:
“Estamos cientes dessa forma de manipulação e estamos implementando proativamente vários sinais para evitar que esses tipos de contas se envolvam com outras pessoas de maneira enganosa. Como parte de nossos esforços contínuos para combater spam e atividades maliciosas em nossos serviços, estamos testando novas medidas para desafiar contas que usam termos comumente associados a campanhas de spam. Estamos continuamente refinando essas detecções com base nas mudanças na atividade de spam.”
O real dono do perfil verificado recuperou o controle da conta posteriormente.
Se os golpistas continuarem a atacar os tweets do Presidente Trump, e ele perceber e twittar algo sobre isso, você pode esperar que exista uma controvérsia muito maior.
Temos certeza de uma coisa: Nem o presidente Trump e nenhuma outra celebridade está dando criptomoedas no Twitter. Portanto, guarde suas criptomoedas.
O post Conta verificada de “Donald J. Trump” no Twitter dando golpes em investidores de criptomoedas apareceu primeiro em Livecoins.