Conta falsa de Elon Musk no Twitter promove golpe de Bitcoin

Nesta semana, um anúncio pago de uma conta verificada twittando um falso esquema de doação de cripto surgiu no Twitter.

A conta com o nome “@patheuk”, conta oficial de um estúdio de cinema britânico, Pathé UK, começou a divulgar golpes falsos de Ethereum (ETH) e Bitcoin (BTC), afirmando ser o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk.

Usando a imagem e o nome de Elon Musk, o golpista conseguiu liberar o falso esquema como um anúncio promovido no Twitter.

Fica claro que o Twitter precisa melhorar o processo de verificação dos seus anúncios. Em março, a professora Emin Gun Sirer, da Cornell, criticou publicamente a equipe de desenvolvimento do Twitter por sua incapacidade de lidar com esquemas de golpes cripto. Ela disse:

“Esses golpes estão ficando fora de controle. Jack, Twitter, se você não consegue detectar esse tipo de golpe descarado, que esperança você tem de melhorar sua plataforma?”

Em resposta, Jack Dorsey, o CEO do Twitter, afirmou: “Estamos nisso.”

Graças a esses problemas, recentemente o verdadeiro Elon Musk teve seu Twitter bloqueado após fazer uma piada sobre Bitcoin. Os golpes de cripto, que começaram a invadir os feeds de figuras públicas fora da comunidade de cripto no Twitter, levaram Elon Musk a cooperar com o criador do Dogecoin, Jackson Palmer, para utilizar um roteiro para eliminar golpes em seu feed. Palmer disse:

“Atualização: Elon tem o roteiro. Tivemos uma boa conversa sobre como [o CEO do Twitter] Jack e a equipe do Twitter deveriam definitivamente automatizar e consertar esse problema.”

Desde então, algumas grandes mudanças foram integradas ao algoritmo usado pelo Twitter, e a maioria dos esquemas desapareceram. Por mais de dois meses, a maioria dos usuários de cripto não viu esquemas de golpes cripto na seção de comentários do Twitter.

Porém, o recente esquema que foi iniciado por um grupo de hackers que invadiram a conta oficial do Pathé UK para se apresentarem como Elon Musk em um anúncio pago, configura um novo problema para a plataforma.

O dono da conta oficial do @patheuk esclareceu que a conta da empresa foi hackeada:

“A conta Twitter do Pathé UK foi hackeada esta manhã por um desconhecido. Uma série de tweets não autorizados foi enviada e pedimos desculpas. A questão já foi resolvida e recuperamos o controle de nossa conta.”

Outras figuras do mundo cripto também já estiveram envolvidas nesses esquemas de golpes. Em abril, o fundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, twittou um aviso dizendo a seus seguidores que o aplicativo de mensagens estava com o tempo de inatividade devido ao superaquecimento dos clusters de servidores. O tweet de Durov chamou a atenção dos golpistas de cripto que se apresentavam como CEO da Telegram e diziam oferecer cripto aos usuários como um agradecimento pelo seu apoio. E em janeiro o fundador do Litecoin também foi vítima do mesmo esquema.

Os golpes na seção de comentários do Twitter podem ser facilmente eliminados com um algoritmo, mas os anúncios promovidos devem ser avaliados pelos funcionários do Twitter. Se os funcionários do twitter não viram problemas na solicitação deste anúncio, os usuários normais ou novos do mundo cripto podem facilmente cair no golpe.

 

Não perca mais nenhuma análise e notícia sobre o mundo cripto. Entre no nosso grupo do Telegram e fique por dentro dos principais acontecimentos do mercado.
FlowBTC

Comprar e vender Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash e Litecoin é na FlowBTC! A plataforma mais segura e rápida do Brasil, com 3 anos de história, nunca saiu do ar e nem foi hackeada. É a única corretora brasileira que faz parte da Enterprise Ethereum Alliance e possui grandes investidores do mercado financeiro tradicional. Invista com especialistas, abra já sua conta.

Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga o BrBitcoin nas redes sociais:

O post Conta falsa de Elon Musk no Twitter promove golpe de Bitcoin apareceu primeiro em Brasil Bitcoin.

Você pode gostar...