ConsenSys lança Linea zkEVM para escalar ainda mais a Ethereum

A ConsenSys lança a rede de dimensionamento Linea, que forneceu uma taxa de transferência mais rápida e custos de transação 15 vezes menores do que a camada 1 da Ethereum.

O ecossistema Ethereum recebe outra solução de escalabilidade de segunda camada com a ConsenSys iniciando a integração de parceiros à sua rede Linea, que produziu marcos significativos de escalabilidade nos testes.

Linea é uma rede de escalabilidade de segunda camada da Ethereum que permite aos desenvolvedores construir ou migrar aplicações descentralizadas para a Ethereum. Ela opera usando provas de conhecimento zero e é equivalente à Máquina Virtual Ethereum (EVM), o que significa que suas aplicações podem interagir perfeitamente com a blockchain Ethereum.

A rede passou por um longo período de testnet, que viu cerca de 5,5 milhões de carteiras únicas realizando mais de 46 milhões de transações. A ConsenSys destacou melhorias no desempenho da Linea, nos custos de transação e na experiência do usuário durante seu período de testes.

O lançamento alfa gradual começou em 11 de julho com mais de 100 parceiros e a ConsenSys oferece um throughput mais rápido e taxas de transação 15 vezes menores do que aquelas executadas na mainnet da Ethereum.

A Linea também se integra à carteira de navegador Ethereum da ConsenSys, a MetaMask, dando aos usuários da Linea acesso à sua ponte de tokens e funcionalidade de troca e compra.

Joseph Lubin, fundador e CEO da ConsenSys, destacou o número de protocolos e soluções de escalabilidade de segunda camada da Ethereum como um componente chave para impulsionar o desenvolvimento de aplicações e funcionalidades Web3:

“Com o the merge para a Prova de Participação (Proof of Stake) e a ampla adoção do roadmap centrado em rollup, as L2s da Ethereum estão preparadas para desempenhar um papel crucial em fazer grandes avanços em escalabilidade e usabilidade.”

O anúncio compartilhado com o Cointelegraph destaca as aplicações de finanças descentralizadas (DeFi) migrando para a Linea para aproveitar a finalidade rápida, a ponte eficiente de capital e a segurança herdada da mainnet da Ethereum.

Enquanto isso, a rede também oferece taxas de gás mais baixas, alto throughput e baixa latência, que são componentes-chave necessários para alimentar tokens não-fungíveis, jogos de blockchain e aplicações sociais.

A ConsenSys também lançou sua Aliança de Investimento em Ecossistema Linea (EIA), que contará com mais de 30 empresas de capital de risco fornecendo capital e assistência consultiva aos construtores do ecossistema.

O lançamento da mainnet alpha da Linea fará uso de salvaguardas para proteger os usuários, DApps e a própria rede. Isso inclui permitir apenas que os parceiros de lançamento executem chamadas para a rede durante a primeira semana.

A ConsenSys pretende abrir a rede durante o ETHCC na França a partir de 17 de julho, enquanto alguns limites de saques podem ser instituídos durante os primeiros 90 dias. A empresa realizará um programa de recompensas para quem encontrar bugs e monitorará o desempenho do sistema antes de abrir completamente a Linea para os usuários finais.

As segundas camadas da Ethereum têm sido um grande ponto de discussão em 2023. A empresa de desenvolvimento de segunda camada, Polygon, também tornou sua rede zkEVM pública em março de 2023. Enquanto isso, a Starknet, cujo fundador Eli Ben-Sasson foi pioneiro nas zk-proofs, tem se concentrado em aumentar o throughput de sua rede este ano.

Colecione este artigo como NFT para preservar este momento na história e mostrar seu apoio ao jornalismo independente no espaço cripto.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...