Conglomerado industrial na Rússia usará a plataforma Waves para armazenar dados
Rostec, o conglomerado de manufatura estatal russo, está entrando no setor de blockchain.
A corporação, que detém participações em 700 entidades industriais na Rússia, está trabalhando com a plataforma Waves para desenvolver um sistema blockchain para gerenciar dados em suas vastas propriedades, incluindo as montadoras Autovaz e Kamaz e a fabricante de armas de fogo Kalashnikov.
Anunciada na quinta-feira, a Rostec assinou um acordo com a Vostok, uma startup fundada pela equipe da plataforma Waves. Os dois parceiros vão investir US$ 2 milhões para inicializar o projeto, mas a participação da Rostec não foi divulgada. No próximo mês, a equipe conjunta apresentará um roadmap para o projeto.
O projeto abrirá caminho para a aplicação da tecnologia blockchain às operações da Rostec – especificamente, para padronizar, coletar e analisar dados sobre os produtos fabricados sob a supervisão da Rostec, que incluem tanto bens militares quanto civis.
As informações provenientes desses locais diferentes para a sede de Rostec não são padronizadas e, portanto, difíceis de analisar. Espera-se que o Blockchain melhore a organização e a segurança desses dados, alguns dos quais são informações militares confidenciais.
Cidades inteligentes
O projeto também buscará desenvolver soluções para as chamadas cidades inteligentes, que aproveitam os dados para gerenciar os recursos urbanos com mais eficiência. Para tanto, o projeto facilitaria o compartilhamento de dados via blockchain entre órgãos do governo federal e municipal e cidadãos.
A Rostec já está testando a tecnologia de cidades inteligentes em várias cidades russas, projetadas para regular e adaptar automaticamente o consumo de energia, o gerenciamento de tráfego, o trabalho de câmeras de rua com reconhecimento de faces e outros sistemas. Esses sistemas serão migrados para a Blockchain.
Para a Waves, o negócio é uma parceria de alto perfil que oferece a oportunidade de atingir os principais players da economia russa.
“Trabalhar em conjunto com a Rostec, que é o principal provedor e impulsionador de projetos em economia digital, não apenas nos dará acesso a uma ampla gama de clientes corporativos e governamentais, mas também nos dará um forte impulso para o desenvolvimento adicional”, Waves. e Sasha Ivanov, CEO da Vostok, disse em um comunicado.
Foi atribuído a Rostec um papel fundamental na economia digital, o programa de desenvolvimento nacional projetado pelo governo russo para promover a inovação no país. Em março de 2017, a tecnologia blockchain foi oficialmente incluída no programa quando o primeiro-ministro Dmitry Medvedev emitiu uma ordem para explorar o possível uso da tecnologia para gerenciar as práticas econômicas e de governança russas.
Posts relacionados
Fonte: Guia do Bitcoin