Confirmado: CEO da Basis diz que o projeto será desativado devido a preocupações regulatórias
O CEO da Basis confirmou que a stablecoin está sendo desativado devido a preocupações regulamentares sobre sua implementação de “token secundário”.
O projeto Basis, baseado nos Estados Unidos, confirmou oficialmente que fechará as operações e reembolsará os investidores em comentários para a Bloomberg hoje, 13 de dezembro.
De acordo com o CEO da Basis, Nader Al-Naji, a decisão de fechar o projeto foi tomada devido a preocupações regulatórias sobre um tipo de ficha no sistema da Basis – assim como outros sistemas de stablecoins algorítmicos – conhecidos como “token secundário”, que ajuda a manter o preço da moeda estável.
Após os relatórios sobre o encerramento do projeto ontem, 12 de dezembro, Al-Naji agora confirmou que não haveria nenhuma maneira de “escapar da classificação de segurança” para o token secundário, chamando a notícia de uma “descoberta muito negativa” para a empresa.
Como a Cointelegraph informou ontem, e Al-Naji confirmou hoje, os advogados da empresa concluíram que os tokens secundários da Basis, ou “bonds”, seriam considerados títulos pelos reguladores, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). A classificação diminuiria indiscutivelmente o número de compradores em potencial para os referidos tokens e, portanto, atrapalharia o modelo de estabilidade da Basis.
Al-Naji afirmou que a atual abordagem regulatória para tokens que classifica muitos deles como títulos é “onerosa para qualquer um que tente construir uma rede descentralizada”. O CEO declarou:
“No seu núcleo, a natureza descentralizada da maioria dos criptos é fundamentalmente incompatível com eles serem valores mobiliários.”
Basis levantou US $ 133 milhões em financiamento de investidores de alto perfil, incluindo a Andreessen Horowitz e a Bain Capital Ventures, em abril de 2018.
Lançada em 2017, a startup cripto twittou hoje para agradecer aos seus apoiadores e investidores:
“Devemos nossos sinceros agradecimentos a todos que nos apoiaram em nossa missão de criar um sistema monetário melhor. Até a próxima vez.”
O mercado de stablecoin viu uma imensa onda de adoção este ano, com novembro mostrando um enorme crescimento de 1.032 em transações on-chain em comparação a setembro. De acordo com a Bloomberg, a indústria cripto viu 120 projetos de stablecoin em desenvolvimento ao longo do ano, com alguns deles, da mesma forma que a Basis, implementando tokens secundários. Isso inclui empresas como a MakerDAO e a Reserve, que o cofundador e CEO da empresa, Nevin Freeman, confirmando que ambos os projetos “não precisam usar tokens de segurança para comprar stablecoins”, em comentários à Cointelegraph.
Hoje, a Cointelegraph informou que o Criador de tokens de governança (MKR) do MakerDAO aumentou mais de 32% nas últimas 24 horas, empurrando a moeda para as fileiras das 20 principais moedas da CoinMarketCap.
Ainda hoje, a Cointelegraph informou que a Standard Stablecoin Paxos Standard (PAX), atrelada ao dólar, excedeu US $ 5 bilhões em volumes de transações nos três primeiros meses após seu lançamento em setembro.