Comunidade suspeita que Justin Sun fez jogo sujo em sorteio de Tesla
Justin Sun, fundador e CEO da plataforma blockchain Tron, continua atraindo a ira da comunidade de criptomoedas. Em sua busca sem fim para conseguir seguidores no Twitter, decidiu que nenhum preço é alto demais, e está doando um carro Tesla, bem como um total de US $ 20 milhões em um airdrop.
No entanto, a comunidade acredita que ele pode estar jogando sujo, supostamente repetindo o sorteio até que esteja satisfeito com o vencedor – até que o vencedor seja um bot, aparentemente criado especificamente para aumentar seus seguidores.
Parece que, a presença da mídia social de Sun significa muito para ele, como ele já pagou para se promover no Twitter, pedindo às pessoas para segui-lo, e insultou outras figuras da comunidade quando ele “ultrapassou” a contagem de seguidores. Então, ele prometeu US $ 20 milhões em um Airdrop e um Tesla, e a chamada campanha estava marcada para terminar em 27 de março, às 18h (GMT + 8).
Então, Sun postou um vídeo fazendo o sorteio e parabenizando o vencedor. Nada incomum, certo? Bem, exceto pelo fato de que o vencedor aparece por uma fração de segundos (aos 0:33) antes de aparecer no vídeo (deletado):
A comunidade foi rápida em perceber isso e reclamar, o que levou o tweet e o vídeo desaparecerem do perfil de Sun. Claro, a internet não perdoa, então ambos foram salvos.
Mais tarde, Sun twittou: “Compartilhamos um vídeo do processo de seleção para transparência. Devido ao grande tamanho do vídeo, o Twitter não foi capaz de comprimi-lo adequadamente, resultando em uma falha. Entraremos em contato com o Twitter para garantir que isso não aconteça novamente. Pedimos desculpas à comunidade pelo acidente.”
A comunidade não se convenceu, então eles começaram a investigar.
Quando o analista de blockchain, John Galt, aprofundou-se no assunto, descobriu que o vencedor do primeiro sorteio foi um perfil que se parece com um bot, supostamente criado especificamente para inflar a contagem de seguidores de Sun e o número de retweets no tweet do sorteio. O vencedor que Tron publicou foi escolhido na 57ª iteração.
Embora a comunidade esteja tomando como certo que houve uma fraude, a questão permanece: por quê? A resposta mais simples parece ser para que Sun possa escolher quem vence o Tesla – mas o número de bots que poderiam ser ganhadores também é uma opção: Sun estava ciente de que havia uma possibilidade de escolher uma conta falsa. ele tinha que se certificar de que isso não acontecesse, ou seria óbvio que sua contagem de seguidores é artificialmente inflada.
E esta parece ser a resposta que a maioria das pessoas está esperando: Geoff Golberg, co-fundador da blockchain analysis protocol e da plataforma Elementus, descobriu que dos 50.000 seguidores que Sun ganhou recentemente, pelo menos 30.000 foram criados em março e só retuitaram sua promoção.
Saiba mais em Comunidade suspeita que Justin Sun fez jogo sujo em sorteio de Tesla