Comprar criptomoedas depois de Elon Musk falar bem é um erro, diz ex-CVM
Marcelo Trindade, advogado que foi presidente da Comissão de Valores Mobiliários entre os anos de 2004 e 2007, deu dicas de proteção em relação às manipulações de preço envolvendo criptomoedas.
Em artigo publicado no Valor Econômico, Trindade discorre sobre as possíveis manipulações de preço do Bitcoin (BTC) envolvendo Elon Musk e como traders e investidores do mercado de criptomoedas podem se proteger desses eventos.
O ex-presidente da CVM abordou no texto os recentes lucros que a Tesla obteve no primeiro trimestre do ano, boa parte oriundos da venda de 10% dos Bitcoins em posse da empresa. Alguns dias após a divulgação dos resultados, comentários negativos de Musk fizeram a criptomoeda passar por grande queda.
Conforme descrito por Trindade, novas acusações de que o bilionário estaria usando de sua influência para manipular o preço do ativo ao seu favor vieram à tona. Segundo ele, Musk poderia estar “falando mal antes de comprar, e bem antes de vender.”
Seguir Elon Musk pode ser um equívoco, diz Trindade
Segundo o advogado, um bom método para fugir das grandes variações de preço do mercado de criptomoedas seria evitar três práticas abordadas no livro “O investidor Inteligente”, de Benjamin Graham:
- Especular quando se pensa que está investindo.
- Especular seriamente, e não como passatempo, quando não possui conhecimento apropriado e habilidade para tal.
- Arriscar mais dinheiro em especulações do que se tem condições de perder.
Trindade ainda acrescenta um quarto equívoco, o de “comprar criptomoedas depois de Elon Musk falar bem delas, e vender quando falar mal”.
Manipulação é prejudicial para criptomoedas
Elon Musk ganhou grande notoriedade no mercado de criptomoedas por fazer o preço de diversos ativos subirem durante o ano, em especial o do Bitcoin e da Dogecoin (DOGE).
A euforia em relação ao bilionário tem sido tanta, que até mesmo comentários em suas redes sociais mal interpretados pela comunidade cripto tem feito grandes valorizações em projetos não relacionados ao empresário. Por mais que muitos usuários tenham conseguido bons rendimentos, a queda geral vista recentemente no mercado prejudicou milhares de investidores.
Marcelo Trindade afirma que as manipulações, além de serem ilícitas, fraudam a formação adequada de preços dos ativos, e desmoralizam todo o mercado em si. Nesse sentido, ele alerta sobre o nicho de criptomoedas ser frequentemente ligado a essas atividades, por esses ativos não possuírem um “valor intrínseco”.
No entanto, ele afirma ser razoável que investidores mantenham uma pequena porção de capital nesses ativos, pois também existe a possibilidade de grandes ganhos. Ainda assim, o investimento seria seguro desde que os usuários não cometam os equívocos listados por Graham e nem sigam cegamente os comentários de Elon Musk.
O artigo Comprar criptomoedas depois de Elon Musk falar bem é um erro, diz ex-CVM foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.