Compra de imóveis para fugir da inflação cresce na Espanha
O mercado imobiliário da Espanha está crescendo desde novembro de 2021. Ele cresceu 400% à medida em que o mercado de ações vacila sob a pressão da pandemia, da inflação e da invasão russa na Ucrânia.
Desde a década de 1930, quase todos os países sofreram uma redução no retorno real das ações durante os períodos da alta inflação, especialmente nas economias em desenvolvimento. Como relatado pelo Wall Street Journal no início de abril, o chefe de estratégia de mercado do CIO para Merrill e Bank of America Private Bank, Joe Quinlan, disse:
“Este será um trimestre revelador em termos de quem está em risco dessas pressões inflacionárias.”.
O S&P 500 caiu 7,4% no início de 2022, e o Nasdaq, focado em tecnologia, caiu em 14% com relação a 2021. Para combater a queda dos retornos, os investidores muitas vezes recorrem aos títulos. No entanto, mesmo estes preços estão caindo e, portanto, deixando os investidores com um dilema.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Isso pode se reverter, se eles se voltarem para uma classe de ativos reservada principalmente para os investidores conservadores, que são os imóveis.
Espanha está se tornando um pioneiro nas compras de criptomoedas
A Espanha lidera o caminho, com o mercado imobiliário crescendo 400% desde novembro de 2021. O interesse em comprar propriedades com criptomoedas tem aumentado, especialmente nos últimos dois meses. O chefe da Inviertis Properties em Mataro, na Espanha, confirmou isso.
Ele disse, que os investidores: “Estão retirando tudo o que tinham no mercado de ações e investindo em imóveis para preservar seus ativos, situação que piorou desde a invasão militar russa na Ucrânia”.
Os primeiros investidores em criptomoedas acumularam riqueza significativa. Isso pode ser usado para diversificar suas carteiras de investimentos com mais ativos, cuja oferta e demanda são estáveis.
“Você transforma um ativo de risco em um conservador”, acrescentou.
Ele também admitiu que ainda existem obstáculos, como definir o preço do imóvel em bitcoin, realizar a transação e legitimar o negócio com o tesouro do governo.
Como pagar com cripto?
A compra de imóvel depende, em parte, do vendedor estar disposto a receber os pagamentos em cripto. Alguns vendedores aceitam 100% do pagamento em criptomoedas, enquanto outros preferem uma mistura de dinheiro e criptomoedas. Isso exigirá que o Bitcoin seja enviado de uma carteira de criptomoedas para a outra.
No entanto, de acordo com o BitPay, os pagamentos em dinheiro ainda serão necessários para pagar os intermediários e os departamentos governamentais.
O conselheiro da empresa de Perez e chefe da empresa de formalização e gestão de hipotecas Tecnotramit, Vicenç Hernández Reche, concorda.
Ele disse que o uso de criptomoedas e a adoção por intermediários, entidades financeiras, notários e registradores de imóveis, entre outros, deve crescer.
“Poderemos ver um uso mais difundido das criptomoedas.”
Para quem quer investir em imóveis na Espanha usando criptomoedas, lembre-se que devido à volatilidade de seu mercado, os preços dos imóveis permanecerão inalterados em moeda local. O comprador também tem que pagar quaisquer ganhos de capital que surjam da venda de bitcoins durante a transação.
O artigo Compra de imóveis para fugir da inflação cresce na Espanha foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.