Comparação de mercado do Bitcoin: 2015 vs 2019: Uma grande alta está próxima?
Ao fazer perguntas sobre o destino do preço do Bitcoin, não podemos ignorar o que aconteceu durante o ciclo anterior do mercado. Embora não seja um preditor perfeito, afinal a história nem sempre se repete com exatidão, ela nos dá muitas dicas sobre a psicologia dos altos e baixos do mercado.
Vamos olhar mais de perto para onde podemos estar no atual ciclo de mercado e como ele se relaciona com o ciclo anterior.
Como a maioria dos nossos leitores estão dolorosamente conscientes, estamos no meio do que é frequentemente chamado de “inverno-cripto”. Isso significa que estamos em baixa no ciclo, e embora a última semana tenha visto uma recuperação, é difícil negar que ainda estamos com um valor baixo.
Esta não é, no entanto, a primeira vez que estamos assim. Em 2015, depois de uma corrida exponencial similar e um crash subsequente, os gráficos do Bitcoin pareciam bastante semelhantes aos de agora. Vamos comparar:
2019:
2015:
Logo de cara podemos ver que há semelhanças nos padrões aqui, mas vamos olhar um pouco mais de perto. Se estes gráficos são um pouco equivalentes, então é bastante seguro dizer que onde estamos agora é comparado a onde estávamos em abril e julho de 2015.
Basicamente, a parte inferior do ciclo. Isto é confirmado pelo fato de que em ambos os gráficos vemos o aumento exponencial, seguido por cerca de um ano de consolidação, com uma última queda nos levando para o fundo do poço.
Ambos os ciclos viram uma correção na ordem de 80% ou mais, e assim como no inverno anterior, acabamos de ver um cruzamento de baixa das médias móveis de 50 e 100 semanas (MA’s). Agora nos encontramos com um preço que está subindo para testar o MA de 50 semanas, bem como no início de julho de 2015.
Se quisermos acreditar que esses gráficos se comparam, então há alguma razão para se preocupar com a próxima resistência vista no MA de 50 semanas.
Como podemos ver no gráfico de 2015, quando o preço originalmente testado nesta mesma AM foi por volta de mínimas estabelecidas alguns meses antes. É certamente possível que isso possa acontecer novamente, e parece que o preço estará atingindo este MA muito em breve.
A história vai se repetir? Siga o Livecoins e fique sabendo.
Saiba mais em Comparação de mercado do Bitcoin: 2015 vs 2019: Uma grande alta está próxima?